Alemanha já tem nova lei dos pacotes turísticos... para desagrado do sector

09-06-2017 (17h38)

A Alemanha terá a partir de 1 de Julho uma nova lei dos pacotes turísticos já de acordo com a nova Directiva Europeia para este produto turístico, que desagrada designadamente à DRV, associação das agências de viagens alemãs.

"Globalmente, as novas regras legais aumentarão desnecessariamente a complexidade da venda de viagens", criticou o vice-presidente da DRV, Ralf Hieke, citado pelo "FVW".

O dirigente associativo, de acordo com essas notícias, admitiu que o sector "conseguirá viver" com o novo quadro legal, sublinhando de seguida, que mais importante ainda é que as empresas do sector "podem continuar a existir como agências de viagens.

Segundo essa notícia do "FVW", alteração mais importante introduzido pela nova Directiva Europeia dos Pacotes refere-se ao que é designado como "pacotes de viagens combinados", referindo-se a uma reserva de dois produtos, como por exemplo um voo e um hotel, de dois fornecedores diferentes.

As notícias explicam que essa medida visou principalmente que a Directiva cubra também as OTA, só que também não deixará de ter impacto sobre as agências de viagens que têm como actividade principal a venda de pacotes.

Os agentes de viagens que criarem esses ‘pacotes' podem evitar as responsabilidades inerentes vendendo os produtos separadamente, com facturas diferentes, ou vendendo como componentes individuais do mesmo operador.

Nessa eventualidade, os clientes já poderão fazer um pagamento único para as duas facturas.

Outra alteração assinalada é que até 20 dias da data de partida os operadores turísticos poderão aumentar os preços dos seus pacotes até 8%, se puderem provar que os seus custos aumentaram, quando anteriormente apenas podiam subir até 5%.

A notícia do "FVW" refere ainda que incentivados pela DRV, agentes de viagens alemães enviaram mais de 70 mil cartas e emails aos membros do parlamento, que evitaram a cláusula controversa que obrigava os clientes a fazerem pagamentos separados dos diferentes produtos.

 

Clique para mais notícias: Agências&Operadores

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Ricardo Freixinho deixa Soltrópico

18-10-2018 (18h59)

O Grupo Newtour anunciou que Ricardo Freixinho, director de contratação da Soltrópico, vai deixar o operador turístico no final deste mês, alteração integrada "num conjunto de mudanças que estão a ser efectuadas em todo o Grupo Newtour, que continuarão até ao primeiro trimestre de 2019".

Soltrópico apresenta programação de réveillon a 300 agentes de viagens (com fotos)

18-10-2018 (17h16)

O operador turístico Soltrópico juntou cerca de 300 agentes de viagens em Coimbra, Porto e Lisboa para apresentar a sua programação para o Fim de Ano, num workshop que Fernando Bandrés, director operacional, descreveu como uma forma “dinâmica” de divulgar a oferta de 19 fornecedores, entre hotéis, companhias aéreas e destinos.

Papa-Léguas promove conversas sobre viagens de aventura

18-10-2018 (11h00)

A agência de viagens Papa-Léguas está a promover em Lisboa, já a partir de amanhã, dia 19, “conversas descontraídas realizadas por viajantes para inspirar novos viajantes a aventurarem-se por destinos incríveis”.

AHP confirma hotelaria portuguesa mais rentável mesmo com ocupação em queda

17-10-2018 (16h59)

O AHP Tourism Monitor publicado hoje pela AHP, Associação da Hotelaria de Portugal, indica que em Agosto, mês de maior actividade hoteleira em Portugal, apesar de uma queda da ocupação dos quartos em 1,3 pontos, a receita média de quartos por quarto disponível subiu 4%, ‘puxada’ por uma subida do preço médio de quartos em 6%.

Travelport renova acordo de distribuição com a Jet Airways

17-10-2018 (14h17)

A Travelport e a Jet Airways renovaram o seu acordo de distribuição, que permite às agências de viagens conectadas à tecnológica aceder à oferta da companhia de aviação indiana.