Air France KLM faz acordos com grandes OTA’s e TMCs que as isenta da sua taxa GDS

04-04-2018 (17h14)

Foto: Air France KLM
Foto: Air France KLM

À semelhança do que fizeram os grupos da Lufthansa e da British Airways, também o grupo Air France KLM está a subscrever acordos com grandes OTAs e TMCs que lhes permite continuarem a efectuar reservas em GDS sem pagarem uma taxa, via os chamados “canais privados”.

O grupo Air France KLM, que foi o último grupo europeu de aviação a aderir a essa estratégia alegadamente desenhada para impulsionar no mercado a adopção dos novos standards para a distribuição instituídos pela IATA, conhecidos pela sigla NDC, de New Distribution Capability, já tem acordos desse tipo com a BCD Travel e com a Expedia, segundo anunciado por estes grupos.

Essa estratégia foi explicitada aliás em comunicados quer da Travelport quer do Amadeus, nos quais informaram terem subscrito acordos com o grupo Air France KLM que previa a disponibilização desses “canais privados”, que não só permitem reservas sem encargos adicionais como têm acesso privilegiado a conteúdos, mas aos quais só têm acesso as agências autorizadas pelo grupo aéreo.

Este sistema, que tem estado a alastrar, é a primeira grande fractura em grande escala na distribuição de voos, com os três grandes grupos aéreos a quebrarem a universalidade do acesso ao produto aéreo via GDSs, os quais passaram a ter produto ‘aberto’ e produto ‘exclusivo’ para os distribuidores seleccionados pelos grupos aéreos.

O acordo entre o grupo Air France KLM e a BCD Travel, representada em Portugal pela Springwater Turismo, foi anunciado em comunicado pela TMC na segunda-feira, no qual diz ter chegado a um acordo com o grupo aéreo “que permite aos seus clientes reservar na companhias sem incorrerem numa taxa de distribuição”.

O comunicado dizia ainda que tanto a Travelport como o Amadeus “providenciaram apoio” ao acordo.

O grupo Expedia, por sua vez, confirmou hoje ter feito um acordo com o grupo Air France KLM que permite que os seus clientes na Europa estejam isentos a taxa de GDS que passou a aplicar desde o passado dia, de 11 euros por trajecto ou 22 ida e volta.

A informação da Expedia acrescenta que o acordo abrande também a sua TMC Egencia.

 

Notícias relacionadas:

Amadeus garante “private channel” para as companhias do grupo Air France KLM

Travelport garante distribuição de produtos e serviços do grupo Air France KLM

Air France KLM confirma taxa GDS a partir de Abril, mas sem adiantar o valor

 

Clique para mais notícias: Taxa GDS

Clique para mais notícias: Air France KLM

Clique para mais notícias: Aviação

Clique para mais notícias: Agências&Operadores

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Compra da Travelport pelo fundo Siris notificada à Autoridade da Concorrência

17-01-2019 (15h24)

O fundo de investimentos Siris Cayman Fund IV notificou a Autoridade da Concorrência (AdC) da sua proposta de compra da plataforma de comércio de viagens Travelport, divulgada em 10 de Dezembro e que tem o apoio unânime da Administração da companhia.

Macau quer atrair mais convenções, congressos e exposições

17-01-2019 (14h07)

O Governo de Macau pretende tornar o território mais competitivo na atracção de mais convenções, congressos e exposições, o segmento MICE, apesar das melhorias neste sector nos últimos anos, anunciou hoje o secretário para a Economia e Finanças daquela região.

Turistas portugueses na Dominicana voltaram em 2018 a ser mais de 40 mil

16-01-2019 (17h50)

A República Dominicana recebeu 40,5 mil turistas residente em Portugal em 2018, que foi assim o segundo ano em que teve mais de 40 mil turistas residentes em Portugal, depois de em 2009 ter atingido os 42,7 mil, que se mantém o recorde anual.

Portugal foi o 2º emissor europeu que mais cresceu para a Dominicana em 2018

16-01-2019 (17h48)

Portugal, com mais 9.188 turistas na Dominicana em 2018, teve o segundo maior aumento do ano entre 25 emissores europeus, atrás apenas de Inglaterra, de onde o destino teve um aumento de 9.980 turistas.

Newtour adopta conexões NDC para aceder aos voos do Grupo Lufthansa

16-01-2019 (13h40)

A Newtour, que integra o operador turístico Soltrópico e as agências de viagens Bestravel, assinou um acordo para poder reservar voos das companhias do Grupo Lufthansa através de conexões NDC.