Turistas portugueses “são bastante valiosos” para Macau, Alexis Tam

12-03-2019 (23h55)

O secretário para os Assuntos Sociais e Cultura de Macau, Alexis Tam, afirmou que os turistas portugueses “são bastate valiosos” devido ao elevado tempo médio de permanência no território, que foi o mais elevado entre os principais mercados europeus em 2018, segundo dados consultados pelo PressTUR.

“Não apenas Portugal, mas os turistas dos países europeus para nós são importantes porque poderão conhecer mais, ficar mais tempo em Macau. Estes turistas são bastante valiosos”, afirmou Alexis Tam durante uma conferência de imprensa esta terça-feira em Lisboa.

O período médio de permanência dos turistas portugueses em 2018 foi de 6 dias, um aumento de 7,1% face à média de 2017, que foi 5,6 dias, segundo dados da Direcção dos Serviços de Estatísticas e Censos (DSEC) consultados pelo PressTUR.

Portugal é o país de origem de turistas para Macau com a estada média mais elevada entre os principais mercados europeus, por grande margem face ao ‘2º classificado’, que é Espanha, com uma média de três dias.

Alexis Tam, contudo, salientou que “gostaria de duplicar o número de turistas portugueses” em Macau que, em 2018 foram 11,8 mil, menos 928 ou menos 7,3% que em 2017.

Já em número de excursionistas (que não pernoitam no território), Macau recebeu 3,8 mil portugueses em 2018, mais 263 ou mas 7,4% que em 2017.

Assim, Macau encerrou o ano passado com 15,6 mil visitantes portugueses, menos 665 ou menos 4,1% que em 2017.

No total, Macau somou 35,8 milhões de visitantes em 2018, mais 9,8% que em 2017.

Alexis Tam está confiante de que o número de visitantes vai continuar a crescer e a herança portuguesa terá um contributo, uma vez que “Macau é a única cidade chinesa que tem este legado e património portugueses”.

“Temos que aproveitar este legado português para atrair mais turistas chineses”, o principal mercado emissor de visitantes para Macau.

Alexis Tam está em Portugal a liderar uma delegação macaense a propósito da “mega operação” de promoção turística que Macau está a promover em Lisboa e no Porto.

As acções de promoção pretendem assinalar o 20º aniversário do estabelecimento da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) e o 40º aniversário das relações diplomáticas entre Portugal e a China.

Uma dessas iniciativas é a apresentação de um espectáculo de video mapping no Terreiro do Paço, em Lisboa, com três sessões por dia, às 20h, 21h e 22h, até Sábado, dia 16.

O espectáculo, intitulado "Macau, uma Viagem Lendária", percorre ao longo de 12 minutos a lenda da Deusa A-Má, divindade chinesa protectora dos pescadores e marinheiros, e leva os espectadores a viajar pela história da cidade, desde a chegada dos marinheiros portugueses no século XVI, até ao seu desenvolvimento cultural, social e económico do presente.

Macau também marca presença como “Destino Internacional Convidado” na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), a decorrer até Domingo, na FIL, na qual tem previsto fazer apresentações de cozinha ao vivo e experiências de realidade virtual (clique para ler: Macau promove-se na BTL com cozinha ao vivo e experiências de realidade virtual).

Na sexta-feira, dia 15, a delegação de Macau vai estar no Porto, para a abertura de uma exposição no Edifício Paços do Concelho, onde vão estar patentes 40 desenhos do jovem artista autista de Macau Leong Ieng Wai, que retratam monumentos, praças e a vida da cidade.

 

Ver também:

“Mistura das culturas é o que faz Macau diferente”, Maria Helena de Senna Fernandes

Macau leva operadores turísticos portugueses a conhecer a Grande Baía

 

Clique para ver mais: Macau

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Ilha do Sal quer classificar a praia de Santa Maria com Bandeira Azul

22-05-2019 (11h46)

A Câmara Municipal do Sal, em Cabo Verde, quer classificar a praia de Santa Maria com Bandeira Azul, segundo a representante do programa no país, que considera que todas as praias cabo-verdianas têm condições para ser classificadas, desde que sejam implementadas medidas.

Alto Minho investe cerca de 350 mil euros em projecto de turismo náutico

22-05-2019 (11h25)

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho vai investir cerca de 350 mil euros num projecto turístico para rentabilizar as potencialidades do território para desportos náuticos, envolvendo mais de 30 empresas da região.

RIU abre dois hotéis em “duas ilhas paradisíacas” nas Maldivas

21-05-2019 (17h21)

A RIU Hotels & Resorts tornou-se a primeira cadeia hoteleira espanhola a entrar nas Maldivas ao inaugurar dois hotéis em “duas ilhas paradisíacas”, unidas por um passadiço sobre a água, com 800 metros de comprimento.

Aldeias Históricas de Portugal promovem 3ª edição do ciclo "12 em Rede - Aldeias em Festa"

21-05-2019 (16h59)

A 3ª edição do ciclo "12 em Rede - Aldeias em Festa" vai decorrer a partir de 28 de Junho e até 30 de Dezembro, com 12 eventos com certificado "biosphere events", atribuído pelo Responsible Tourism Institute (RTI).

NAU Salgados Dunas Suites reabre com quartos e suites remodelados

21-05-2019 (15h56)

O hotel de 5-estrelas NAU Salgados Dunas Suites, situado na Herdade dos Salgados, em Albufeira, já reabriu após a renovação dos seus 151 quartos e suites, em que o grupo hoteleiro investiu mais de um milhão de euros.