Turismo da Alemanha promove roteiro pelos destinos icónicos dos contos dos Irmãos Grimm

13-04-2018 (17h48)

O Turismo da Alemanha está a promover a Rota dos Contos de Fadas, um itinerário de 600 quilómetros que inclui destinos que fazem parte da história e/ou das histórias dos Irmãos Grimm.

O percurso, entre Bremen e Hanau, perto de Frankfurt, “liga a vida e os contos dos famosos Irmãos Grimm ao longo de 600 quilómetros” que incluem “cidades medievais, castelos centenários, belas paisagens naturais e Património UNESCO”.

As famosas histórias dos irmãos Jacob Ludwig Carl Grimm e Wilhelm Carl Grimm, que também são conhecidos por editarem o Dicionário Alemão, já contam com mais de 200 anos e fazem parte do Património UNESCO desde 2005.

Os irmãos recolheram os contos em diferentes pontos da Alemanha, sendo que há outras versões das histórias em diferentes localidades.

Entre os contos presentes na colectânea encontram-se “O Capuchinho Vermelho”, “A Bela Adormecida”, “Cinderela”, “Rapunzel”, “O Pequeno Polegar”, “Hansel e Grettel”, e o “Flautista de Hamelin”.

O itinerário é apresentado como uma alternativa aos parques temáticos direccionados para famílias e passa por destinos como Hamelin, a terra do flautista encantador de roedores, a 'floresta da branca de neve', perto de Bad Wildungen, ou Kassel, onde os irmãos viveram mais de 30 anos.

A cidade de Kassel, onde os irmãos Grimm recolheram cerca de 200 contos, dispõe do Museu Grimmwelt Kassel, que além de contar com cópias dos contos e informação sobre a vida e obra dos autores, incluindo o terceiro irmão, o pintor e ilustrador Ludwig Emil Grimm, promove actividades interactivas para os mais novos, via App, como caças ao tesouro ou ‘quizes’ sobres os contos.

A cidade promove anualmente um festival dedicado aos Irmãos Grimm, que atrai cerca de 20.000 espectadores, e que este ano vai decorrer entre 28 de Junho e 5 de Agosto.

Hanau, a cidade natal dos irmãos, também vai receber um festival temático entre 11 de Maio e 19 de Junho, durante o qual vão ser feitas apresentações dos contos em formato musical.

Em Hamelin vai ser possível visitar a residência renascentista do “Flautista de Hamelin”, assistir a uma encenação do popular conto, que dispõe de um elenco de 70 actores (entre Maio e Setembro, ao Domingo pelas 12h), e à peça “Rats Musical Show” (quarta-feira, às 16h30). Ambos os espectáculos têm entrada gratuita.

A cidade de Bad Wildungen dispõe de referências ao conto “A Branca de Neve e os Sete Anões” como a aldeia mineira no meio da sua floresta, e o Castelo de Friedrichstein, propriedade do Conde Filipe IV, que perdeu a sua filha Margaretha von Waldeck, supostamente envenenada, no decorrer do século XVI.

O castelo está aberto ao público de terça a Domingo, e anualmente é promovido um festival ao ar livre que este ano será a 17 de Maio.

“Os Músicos de Bremen” vão marcar presença na Praça da Catedral da cidade, num espectáculo gratuito aos Domingos pelas 12h, entre Maio e Setembro.

A Câmara Municipal de Bremen, Património Mundial da UNESCO e que na sua cave conta com a maior colecção de vinhos alemães, é uma das principais atracções da cidade.

Clique para mais propostas: Europa

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Solférias divulga “especial Inverno” para a Madeira e Açores

17-08-2018 (16h59)

O operador turístico Solférias está a promover pacotes de viagens à Madeira e aos Açores durante o Inverno de 2018/19, com preços a partir de 190 euros por pessoa em quarto duplo, incluindo voos TAP e/ou SATA.

Fez: destino e ponto de partida

16-08-2018 (17h05)

A cidade marroquina de Fez é por si só um destino a conhecer, mas uma viagem a esta cidade imperial também pode ser um ponto de partida para conhecer melhor a história, a vida e a cultura de Marrocos.

Fez: a mais antiga Cidade Imperial de Marrocos

16-08-2018 (16h53)

A cidade de Fez, a mais antiga das quatro cidades imperiais de Marrocos, além de ter uma medina com 12 séculos de história e ser considerada Património Mundial pela UNESCO, é também um bom ponto de partida para conhecer o país.

Fez: um destino a não perder

16-08-2018 (16h37)

A cidade de Fez, uma das quatro cidades imperiais de Marrocos, é rica em história, património, cultura, gastronomia e paisagens a partir de pontos de vista impressionantes. Veja aqui algumas sugestões.

Atlas Palais Médina & Spa Fès: um 5-estrelas aos portões da medina de Fez

16-08-2018 (16h24)

O 5-estrelas Atlas Palais Médina & Spa Fès, de 146 quartos, é ideal para os visitantes da cidade imperial marroquina de Fez que queiram ficar perto da medina, mas que desejem também instalações de um hotel moderno de cidade.