Timor reforça restrições a visitantes de países mais afectados pelo coronavírus

11-03-2020 (10h26)

Foto: www.timorleste.tl
Foto: www.timorleste.tl

Restrições aplicam-se por origem dos visitantes e não por nacionalidade

Timor-Leste reforçou as medidas temporárias de restrição de entrada de cidadãos estrangeiros que tenham estado na China, Coreia do Sul, Itália e Irão, como prevenção face ao surto do novo coronavírus.

O ministro dos Negócios Estrangeiros timorense, Dionísio Babo, disse à Lusa que as medidas, que se aplicam a qualquer pessoa que tenha estado nas últimas quatro semanas em qualquer desses países, estão em linha com medidas aprovadas regionalmente.

“As medidas aplicam-se a partir de hoje. Acompanharemos o desenvolvimento da epidemia e iremos tomando medidas adicionais em sincronia com o que os países vizinhos também estão a tomar”, explicou Babo.

“Se houver situações em que o Governo tem que tomar medidas extraordinárias para salvaguardar e proteger o país, faremos isso”, insistiu.

O chefe da diplomacia timorense notou que é importante actuar em coordenação regional, para maximizar os efeitos de prevenção e contenção da doença e insistiu que as restrições se aplicam “não por nacionalidade”, mas sim por origem dos visitantes.

“Estas restrições são aplicadas a pessoas que estiveram nas últimas quatro semanas ou que passaram pelos países e não a nacionalidades”, disse.
As medidas foram adoptadas na reunião de hoje do Conselho de Ministros, onde a questão da epidemia de Covid-19 foi um dos temas dominantes da agenda.

“Considerando o risco associado à rápida propagação do novo coronavírus, as medidas de interdição definidas nos termos da presente Resolução, são quinzenalmente reapreciadas, com vista à sua manutenção ou eliminação”, refere-se numa nota do Governo.

“Ao abrigo desta Resolução do Governo, a Ministra da Saúde em exercício foi também mandatada para instruir os serviços competentes do Ministério da Saúde para, em coordenação com as linhas ministeriais relevantes, actuar em conformidade com os protocolos estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde”, nota-se ainda.

Dionísio Babo apelou aos cidadãos timorenses para que sigam as recomendações de saúde das autoridades e fortaleçam a prevenção e para que “não pensem que isto é uma doença dos estrangeiros”.

“Esta é uma doença global e temos que nos proteger e ao mesmo tempo trabalhar para conter o vírus e proteger o país e os cidadãos”, disse.

“Apelo para que não se estigmatize pessoas do estrangeiro ou que venham do estrangeiro. Esta não é uma doença dos internacionais. É global”, afirmou.

Timor-Leste tem actualmente um caso suspeito de um cidadão que está em isolamento à espera do resultado dos testes que deverá ser conhecido na quinta-feira, segundo a Organização Mundial de Saúde.

Testes confirmaram que deu negativo o teste a um primeiro caso suspeito, de um cidadão italiano, que estava vários dias em isolamento.

O país não registou ainda qualquer caso confirmado da epidemia de Covid-19 que foi detectada em Dezembro, na China, e já provocou mais de 4.200 mortos.

Cerca de 117 mil pessoas foram infectadas em mais de uma centena de países, e mais de 63 mil recuperaram.

(PressTUR com Agência Lusa)

Clique para ver mais: Ásia & Pacífico

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Madeira adia Festa da Flor para Setembro e cancela Festival do Atlântico

05-04-2020 (11h37)

A Madeira anunciou hoje novas datas para a Festa da Flor, um dos seus eventos ‘bandeira’ de início da época alta, que devido à pandemia de covid-19 passa para o mês de Setembro e assim coincidirá com a Festa do Vinho da Madeira.

Festas do Povo de Campo Maior adiadas para 2021

27-03-2020 (13h42)

As tradicionais Festas do Povo de Campo Maior, no distrito de Portalegre, que adornam a vila com coloridas flores de papel, foram adiadas para 2021 na sequência da pandemia de covid-19, disse à agência Lusa fonte da organização.

Bela Vista Hotel & Spa encerra temporariamente

19-03-2020 (16h32)

O Bela Vista Hotel & Spa, em Portimão, anunciou que vai encerrar temporariamente "como medida preventiva à propagação do coronavírus".

ATL adia evento Peixe em Lisboa

19-03-2020 (12h48)

A  Associação Turismo de Lisboa (ATL) vai adiar o evento gastronómico anual Peixe em Lisboa, que decorre anualmente em Lisboa desde 2008, devido ao surto do novo coronavírus.

South African Airways cancela 162 voos

18-03-2020 (12h46)

A companhia aérea estatal sul-africana South African Airways (SAA) anunciou hoje o cancelamento de 162 voos internacionais e regionais, até 31 de Março, devido à pandemia do novo coronavírus.

Noticias mais lidas