Praia de Faro interdita a banhos por elevada concentração de coliformes fecais

13-08-2019 (15h14)

Foto: www.turismodoalgarve.pt
Foto: www.turismodoalgarve.pt

A praia de Faro, no Algarve, foi hoje interdita a banhos por terem sido detectados na água valores de coliformes fecais “muito superiores ao máximo permitido por lei”, segundo o comandante do Porto de Faro, citado pela Agência Lusa.

“O resultado das análises microbiológicas da água de mar da colheita efectuada na segunda-feira revelou valores muito acima do valor máximo permitido por lei, pelo que, em coordenação com a autoridade de saúde foram desaconselhados os banhos na praia de Faro”, indicou Nuno Cortes Lopes, Comandante da Capitania do Porto de Faro.

De acordo com o responsável da Autoridade Marítima Nacional, foi arreada a Bandeira Azul, símbolo de qualidade das águas balneares, e içada a bandeira vermelha, “que proíbe os banhos balneares”.

Nuno Cortes Lopes adiantou que a interdição dos banhos “está restringida à praia de Faro”, sendo um situação pontual e que está a ser monitorizada em permanência pela ARH/Algarve (Administração da Região Hidrográfica), organismo integrado na Agência Portuguesa do Ambiente e pela Administração Regional de Saúde do Algarve.

“Existe um acompanhamento permanente da qualidade das águas, tendo sido efectuadas hoje novas colheitas das águas, sendo os resultados apenas conhecidos amanhã [quarta-feira]e que determinarão se a interdição se manterá ou não”, sublinhou.

Nuno Cortes Lopes acrescentou que os valores máximos permitidos por lei referem-se à bactéria Escherichia Coli, vulgarmente conhecida por E.Coli, o que indica uma contaminação por elevada concentração de coliformes fecais.

“São desconhecidas as causas que estão na origem desta concentração elevada de coliformes fecais, existindo várias possibilidades, uma das quais uma eventual descarga não tratada por parte de uma embarcação”, concluiu o responsável da Autoridade Marítima.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para mais notícias: Cá Dentro

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Pelo menos 20 turistas estão desaparecidos após erupção de um vulcão na Nova Zelândia

09-12-2019 (16h12)

Cerca de vinte pessoas estão desaparecidas após a erupção de um vulcão hoje numa ilha na Nova Zelândia, onde não há esperança de serem encontrados sobreviventes, declarou a polícia neozelandesa.

Rio de Janeiro inaugura maior roda gigante da América Latina

09-12-2019 (13h53)

A cidade brasileira do Rio de Janeiro inaugurou a maior roda gigante da América Latina, com 88 metros de altura e capacidade para 432 pessoas.

Calçada da Pena em Sintra está limitada a viaturas autorizadas a partir de hoje

09-12-2019 (13h13)

O condicionamento do trânsito automóvel na Calçada da Pena, em Sintra, aplica-se a partir de hoje, 9 de Dezembro, uma medida que resulta principalmente da impossibilidade de garantir a circulação de meios de socorro naquele local, segundo a autarquia.

Ocean Cay da MSC recebe os primeiros visitantes

06-12-2019 (15h33)

A nova ilha privada da MSC Cruzeiros, a Ocean Cay MSC Marine Reserve, recebeu os seus primeiros visitantes no dia 5 de Dezembro, que chegaram à ilha a bordo do MSC Divina.

Soltrópico põe à venda Verão em Djerba com voos de Lisboa e Porto

06-12-2019 (12h31)

O operador turístico Soltrópico lançou para o mercado a sua programação de Verão para Djerba com voos charter Nouvelair de Lisboa e Porto às segundas-feiras de 8 de Junho a 14 de Setembro.

Noticias mais lidas