Odemira promove semana gastronómica dedicada ao “melhor polvo do mundo”

04-06-2018 (14h07)

Praia do Malhão (foto: www.cm-odemira.pt)
Praia do Malhão (foto: www.cm-odemira.pt)

Pratos à base do "melhor polvo do mundo" enriquecem ementas de 16 restaurantes do concelho de Odemira, desde hoje e até Domingo, durante a Semana Gastronómica do Polvo do Sudoeste Alentejano deste ano.

A Câmara de Odemira, no distrito de Beja, anunciou que a iniciativa decorre em restaurantes das localidades de Boavista dos Pinheiros, Longueira, Odemira, S. Luís, Vila Nova de Milfontes e Zambujeira do Mar.

Salada, arroz, feijoada, pataniscas, cataplana e "carpaccio" de polvo ou polvo à lagareiro, à brás, assado no forno, frito, grelhado, salteado, panado e à pescador são alguns dos pratos disponíveis nos menus dos restaurantes aderentes.

A iniciativa pretende valorizar o polvo capturado na costa e que é "um dos melhores produtos" de Odemira, além de ter uma "enorme qualidade" e "variadíssimas utilizações gastronómicas" e que o município apresenta como "o melhor do mundo".

"A especificidade de habitat aliada à diversidade de alimento dá ao polvo do sudoeste alentejano características organolépticas ímpares ao nível de textura e sabor, tornando-o num dos produtos mais apreciados e procurados", sublinha a autarquia.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para mais propostas: Gastronomia

Clique para mais propostas: Cá Dentro

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Fez: destino e ponto de partida

16-08-2018 (17h05)

A cidade marroquina de Fez é por si só um destino a conhecer, mas uma viagem a esta cidade imperial também pode ser um ponto de partida para conhecer melhor a história, a vida e a cultura de Marrocos.

Fez: a mais antiga Cidade Imperial de Marrocos

16-08-2018 (16h53)

A cidade de Fez, a mais antiga das quatro cidades imperiais de Marrocos, além de ter uma medina com 12 séculos de história e ser considerada Património Mundial pela UNESCO, é também um bom ponto de partida para conhecer o país.

Fez: um destino a não perder

16-08-2018 (16h37)

A cidade de Fez, uma das quatro cidades imperiais de Marrocos, é rica em história, património, cultura, gastronomia e paisagens a partir de pontos de vista impressionantes. Veja aqui algumas sugestões.

Atlas Palais Médina & Spa Fès: um 5-estrelas aos portões da medina de Fez

16-08-2018 (16h24)

O 5-estrelas Atlas Palais Médina & Spa Fès, de 146 quartos, é ideal para os visitantes da cidade imperial marroquina de Fez que queiram ficar perto da medina, mas que desejem também instalações de um hotel moderno de cidade.

Alojamento em Fez: Dentro e fora da medina

16-08-2018 (16h05)

Os 5-estrelas Fes Marriott Hotel Jnan Palace e Riad Fès Relais & Chateâux são opções de alojamento em Fez na zona moderna da cidade, construída durante o período do protectorado francês, no primeiro cado, e para um autêntico riade de luxo no interior da medina, no segundo.