Vida em Teerão, no bazar de Tajrish e no bairro Darband

25-06-2018 (18h23)

A capital do Irão tem a sua beleza escondida em bazares como o de Tajrish, onde abundam especiarias, frutas e legumes, e em bairros como o de Darband, onde as casas de chá sobem em escada pela montanha.

Tudo o que é preciso para cozinhar boa comida iraniana, incluindo hortaliças, frutos secos, doces, carne e especiarias, encontra-se no bazar de Tajrish, um mercado de ruas estreitas e pequenas praças interiores, junto à Mesquita Imamzadeh Saleh.

O bazar, muito mais frequentado por locais do que turistas, também tem à venda tapetes, jóias, roupas, malas, acessórios e recordações do Irão.

Depois das compras, ao anoitecer, merece uma visita o bairro Darband, que deve o seu nome à localização. Em persa, Darband significa a porta da montanha.

O cenário é pitoresco, com ruas de pedra a subir a encosta iluminadas de ambos os lados pelas lâmpadas das bancas de comida ou pelas entradas das casas de chá, forradas a tapetes e vasos com as mais diversas plantas.

Na visita ao bairro vale a pena experimentar a ash reshteh, uma sopa grossa com lentilhas, grão, espinafres, hortelã e massa de arroz, e fechar o dia com um chá de açafrão.

 

O PressTUR visitou o Irão em Dezembro de 2017 a convite da euroAtlantic


Ver também:

 

Vida de turista em Teerão, a visitar palácios e mesquitas

Teerão: os tradicionais e os modernos

Maravilhas de Isfaão, “metade do mundo”

Hotel Abbasi, um monumento com três séculos

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

TUI Portugal já vende pacotes para o Fim de Ano no Dubai

16-07-2018 (14h04)

O operador turístico TUI Portugal já está a promover os seus programas para celebrar o Fim de Ano no Dubai, com voos Emirates e quatro noites de alojamento a partir de 1.165 euros por pessoa em quarto duplo.

Mário Candeias, um português no Irão para liderar a expansão de um grupo hoteleiro

26-06-2018 (17h00)

O director do hotel Espinas Palace em Teerão é Mário Candeias, um português na sua primeira experiência a trabalhar no estrangeiro com a missão de expandir o grupo e com a certeza de que isso se fará primeiro no Irão, onde garante que as oportunidades são imensas.

Latinos e persas “têm muitas semelhanças”, diz Mário Candeias, director do Espinas Palace em Teerão

26-06-2018 (16h53)

Mário Candeias lidera desde Março de 2017 o hotel Espinas Palace, em Teerão, e da sua experiência conclui que entre latinos e persas há "muitas semelhanças até no lado emocional, até no saber receber, na componente da hospitalidade".

Vida de turista em Teerão, a visitar palácios e mesquitas

25-06-2018 (18h27)

Os encantos da capital do Irão estão escondidos nos bazares, palácios e locais de culto, enquadrados pelas montanhas que rodeiam a cidade. Para lá chegar é preciso atravessar uma confusão de trânsito, mas vale bem a espera.

Teerão: os tradicionais e os modernos

25-06-2018 (18h18)

Na capital do Irão há comércio tradicional e moderno, bazares e centros comerciais, e o mesmo contraste acontece nos cafés e restaurantes, onde se encontram os que só servem o prato mais típico e outros ao estilo industrial com pizzas, hambúrgueres e comida mexicana.