Teerão: os tradicionais e os modernos

25-06-2018 (18h18)

Na capital do Irão há comércio tradicional e moderno, bazares e centros comerciais, e o mesmo contraste acontece nos cafés e restaurantes, onde se encontram os que só servem o prato mais típico e outros ao estilo industrial com pizzas, hambúrgueres e comida mexicana.

Quem nunca visitou Teerão talvez considere improvável encontrar um complexo como o Adress Food Hall, um espaço amplo com mesas no exterior, no interior e no mezanino, decorado com jardins verticais, garrafas de Coca-Cola e máquinas de pinball.

A oferta é apresentada como num mercado, com diferentes bancas, e há comida iraniana, mas também pizzas e massas, hambúrgueres, tacos e burritos.

Outro restaurante de aspecto contemporâneo é o Kassab, especializado em comida turca, com cozinha aberta, carne servida em tábuas e saladas deliciosas.

Para contrastar, há que provar o dizi, um estufado típico iraniano com borrego, grão, feijão branco, batata, açafrão e lima, acompanhado com sangak, o pão iraniano.

O Restaurante Dizi, onde a decoração é tradicional e quase 100% dos empregados tem bigode, é o local a visitar para experimentar a iguaria.

Há mais experiências tradicionais a degustar, e uma delas é beber um café no Naderi, um café literário, de estilo francês, construído em 1927.

A experiência completa, para entender Teerão como uma cidade contemporânea, tem que incluir as duas vertentes, moderna e tradicional, visível também nas compras, que os iranianos podem fazer tanto em bazares como em centros comerciais.

 

O PressTUR visitou o Irão em Dezembro de 2017 a convite da euroAtlantic


Ver também:

 

Vida de turista em Teerão, a visitar palácios e mesquitas

Vida em Teerão, no bazar de Tajrish e no bairro Darband

Maravilhas de Isfaão, "metade do mundo"

Hotel Abbasi, um monumento com três séculos

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

TUI Portugal já vende pacotes para o Fim de Ano no Dubai

16-07-2018 (14h04)

O operador turístico TUI Portugal já está a promover os seus programas para celebrar o Fim de Ano no Dubai, com voos Emirates e quatro noites de alojamento a partir de 1.165 euros por pessoa em quarto duplo.

Mário Candeias, um português no Irão para liderar a expansão de um grupo hoteleiro

26-06-2018 (17h00)

O director do hotel Espinas Palace em Teerão é Mário Candeias, um português na sua primeira experiência a trabalhar no estrangeiro com a missão de expandir o grupo e com a certeza de que isso se fará primeiro no Irão, onde garante que as oportunidades são imensas.

Latinos e persas “têm muitas semelhanças”, diz Mário Candeias, director do Espinas Palace em Teerão

26-06-2018 (16h53)

Mário Candeias lidera desde Março de 2017 o hotel Espinas Palace, em Teerão, e da sua experiência conclui que entre latinos e persas há "muitas semelhanças até no lado emocional, até no saber receber, na componente da hospitalidade".

Vida de turista em Teerão, a visitar palácios e mesquitas

25-06-2018 (18h27)

Os encantos da capital do Irão estão escondidos nos bazares, palácios e locais de culto, enquadrados pelas montanhas que rodeiam a cidade. Para lá chegar é preciso atravessar uma confusão de trânsito, mas vale bem a espera.

Vida em Teerão, no bazar de Tajrish e no bairro Darband

25-06-2018 (18h23)

A capital do Irão tem a sua beleza escondida em bazares como o de Tajrish, onde abundam especiarias, frutas e legumes, e em bairros como o de Darband, onde as casas de chá sobem em escada pela montanha.