Idanha-a-Velha 'celebra' descoberta arqueológica

03-10-2018 (14h20)

Idanha-a-Velha, que pertence à rede de Aldeias Históricas de Portugal, está a 'celebrar' a descoberta daquela que pode ser uma das portas principais da Egitânia, uma antiga cidade romana que chegou a ser habitada por suevos e visigodos.

Esta descoberta foi feita por uma equipa de arqueólogos que se encontra a trabalhar na aldeia, num projecto a três anos que resulta de uma parceria entre a Universidade Nova de Lisboa, a Universidade de Coimbra e o município de Idanha-a-Nova.

Aquela que pode ser a Porta Sul da antiga cidade fundada pelos romanos foi descoberta durante os trabalhos de escavação de um troço de uma muralha com quase 800 metros.

A aldeia de Idanha-a-Velha foi erguida no lugar da Egitânia, antiga Civitas Igaeditanorum, e conta com vestígios do tempo dos romanos, como o Templo do Fórum e da época sueva-visitótica, como os dois batistérios e "talvez parte da muralha que rodeia a actual aldeia".

Patrícia Dias, do gabinete de arqueologia, conservação e restauro do Município de Idanha-a-Nova, citada em comunicado, realçou a importância da aldeia, afirmando que “Idanha-a-Velha constitui um dos principais cenários da História da Beira Interior Centro de Portugal".

A aldeia foi "capital de distrito em época romana, foi sede de bispado em época sueva-visigótica e continuou a revelar a sua centralidade até à época dos Templários e à transferência da sede episcopal para a Guarda", completou.

Clique para ver mais: Cá Dentro

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Estão concluídas as renovações no Bluebay Grand Punta Cana

17-12-2018 (16h21)

O projecto de renovação do 5-estrelas Bluebay Grand Punta Cana, em Punta Cana na República Dominicana, anunciado em Junho, foi concluído.

Soltrópico dá formação sobre Cabo Verde

17-12-2018 (15h56)

O operador turístico Soltrópico está a anunciar uma sessão de formação em formato webinar sobre Cabo Verde, na próxima quarta-feira, dia 19 de Dezembro.

Meliá anuncia estreia da marca Innside na Malásia

17-12-2018 (15h31)

A Meliá anunciou o seu primeiro hotel Innside na Malásia, o Innside Kuala Lumpur Cheras, um hotel urbano de 238 quartos no projecto urbanístico Eko Cheras, na capital do país, que tem inauguração prevista para o próximo ano de 2019.

Meliá inaugura Gran Meliá Iguazú

17-12-2018 (13h58)

A rede hoteleira Meliá inaugurou o Gran Meliá Iguazú de 183 quartos nas instalações do antigo Meliá Iguazú, no Parque Nacional Iguazú, na Argentina.

Marrocos prevê superar a marca de 100 mil visitantes portugueses este ano

14-12-2018 (17h23)

O director da Delegação do Turismo de Marrocos em Portugal, Abdellatif Achachi, perspectiva que o número de visitantes portugueses em Marrocos este ano supere a marca de 100 mil como "resultado do nosso trabalho juntos" referindo-se a operadores, agências e companhias aéreas.