Os pontos de interesse destacados incluem locais onde Sir Doyle se inspirou para alguns dos seus contos, museus dedicados ao detective, um dos quais em Baker Street (plot twist: não é no 221B), e locais que foram ‘cenas de crime' ou apenas pontos de passagem da personagem.
Em Londres, é possível visitar a residência fictícia da personagem, em 237-41 Baker Street, o Sherlock Holmes Museum, com uma decoração inspirada nas descrições dos livros e com recriações de cenas icónicas com estátuas de cera no primeiro andar.
O hotel de 5-estrelas The Langham além de ser ‘palco' para alguns dos crimes, também era um dos locais preferidos do autor, onde partilhava histórias com o dramaturgo contemporâneo Oscar Wilde.
Os pubs Ye Old Chesire Cheese e Simpson's-in-the-Strand, que se encontram abertos ao público, também eram frequentados pelo escritor, sendo que há ainda o pub temático de nome "Sherlock Holmes", perto de Charing Cross Station, que se encontra repleto de memorabília.
O British Museum, o Lyceum Theatre, a Royal Opera House e o Royal Albert Hall, que chegou a receber uma sessão espírita para ‘convocar' o escritor após a sua morte, são algumas das atracções da cidade que também são mencionados nos contos de Sir Conan Doyle.
O site visitbritainshop.com está a disponibilizar um walking tour, com guia, dedicado às aventuras de Sherlock Holmes e Dr. John Watson, que leva os participantes a conhecerem zonas da cidade que foram mencionadas nos livros originais, bem como em zonas de filmagem da aclamada série "Sherlock", com Benedict Cumberbatch e Martin Freeman, e de outras produções cinematográficas.
A Brit Movie Tours tem tours disponíveis em Cardiff e Londres, com passagem por locais presentes na série televisiva, com destaque para a porta que serve de 221B Baker Street para as personagens de Cumberbacht e Freeman.
Em Bristol, o Bristol Film Office criou um mapa, que se encontra disponível gratuitamente, para se fazer um tour por locais presentes em episódios como o "The Abominable Bride", "The Sign of Three" ou "The Great Game", entre outros.
Em Portsmouth, a cidade de onde Sherlock saiu em 1882 para praticar medicina e onde Sir Conan Doyle escreveu os dois primeiros contos, conta com a maior exposição permanente dedicada ao detective, no Portsmouth Museum.
Sir Arthur Conan Doyle inspirou-se nas suas viagens pela Grã-Bretanha, com locais específicos para diferentes histórias além de Portsmouth.
As colinas de Dartmoor, por exemplo, levaram-no a escrever o popular conto The Hound of the Baskervilles, no quarto do The Duchy Hotel, que agora é conhecido como Highland Moorland Visitor Centre, enquanto que em Norfolk escreveu o Adventure of the Dancing Men, no The Hill House Inn.
Para ver a informação no VisitBritain clique
aquiPara ver o tour do VisitBritain clique
aquiSobre Cardiff clique
aquiSobre a casa usada na série Sherlock clique
aquiPara o Museu Sherlock Holmes em Baker Street clique
aquiSobre Bristol clique
aquiSobre a Film Bristol clique
aquiPara o mapa do Tour em Bristol clique
aquiPara o Museu de Portsmouth clique
aqui
Escrever comentário