Kebabs, iogurte, danças do ventre e um espectáculo na torre de Galata

21-03-2013 (19h31)

FamTrip Turquia Visão Turkish Airlines (7)

A cozinha turca é famosa pelos seus kebabs, que literalmente significa carne grelhada, mas é também composta por muitos legumes e diversos temperos, entre os quais o iogurte, criando um universo rico de sabores.



 
O programa “Istambul e Capadócia – Outra visão” da TurquiaVisão permite ficar a conhecer a gastronomia local, em restaurantes típicos, onde se pode assistir a espectáculos tradicionais onde não falta a famosa dança do ventre e danças típicas das diferentes localidades do país.
Borrego, frango ou vitela são algumas das carnes servidas nos kebabs, que podem vir acompanhados de legumes, como beringelas, tomates, ou courgetes, ou servidos sobre pão sem fermento.
Outros pratos típicos da cozinha turca são baseados em legumes, ou vegetais, como rolos de folhas de videira recheados de legumes ou legumes recheados.
Nas sobremesas, destaque para a Baklava, um pastel com frutos secos, nomeadamente, nozes, pistachios e avelãs, bem como sementes de sésamo e papoila.
O peixe está também presente na cozinha turca, e por exemplo, em Istambul, à beira do mar de Mármara, encontra-se Kumpkapi, uma zona dedicada a restaurantes de peixe, próxima ao mercado de peixe.
Kumpkapi apresenta uma longa rua, bordada de restaurantes de ambos os lados, decorados com lâmpadas coloridas e esplanadas espaçosas, que à noite ganham um alegre colorido e onde se podem provar pratos de peixe fresco e entradas típicas turcas.
No bairro de Galata, a histórica Torre tem no seu cimo um restaurante com uma vista de 360º sobre a cidade, e onde se servem jantares, no mínimo, divertidos.
Com imensos turistas como clientes, as mesas são devidamente assinaladas com as diferentes nacionalidades que nessa noite estão presentes no restaurante. Depois de um espectáculo de danças tradicionais e de números de danças do ventre, chega então um cantor internacional, que tem o cuidado de cantar músicas famosas de cada país. Os portugueses foram inevitavelmente brindados com o fado, enquanto as turistas norte-americanas puderam aplaudir o “my way” de Frank Sinatra.
Os chás estão sempre presentes na cultura turca, mas ao passear-se nas ruas de Istambul pode provar-se o sumo de romã.
Uma outra bebida típica sem álcool, é o Salep, que se baseia numa farinha feita a partir de raiz de orquídea, à qual se adiciona leite, açúcar e canela, e que se torna num líquido denso, rico de sabor, e doce.
A bebida alcoólica mais conhecida da Turquia é o Raki, feito à base de anis, mas sem ser doce, e à qual se junta água, que dá uma cor branca ao líquido.
Depois das refeições uma das opções pode ser ir conversar para um café tradicional. Aí não se vendem bebidas alcoólicas, pelo que as opções são beber um chá, ou um café turco. As borras que o café deixa, podem dar indicações para o futuro. Mas para isso é preciso ter alguém que as saiba intrepertar. Às vezes, as leituras são surpreendentes.

Continua em:
TurquiaVisão mostra a 17 agentes de viagens programa “Istambul e Capadócia – outra visão”


O PressTUR visitou a Turquia a convite da Turquiavisão e da Turkish Airlines

Para aceder ao programa da TurquiaVisão, clique aqui

Turquia
Turquiavisão
Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Conheça as novidades do MSC Grandiosa (1/2)

12-11-2019 (17h29)

A MSC Cruzeiros realizou a cerimónia de baptismo do MSC Grandiosa no fim-de-semana passado em Hamburgo, onde mostrou uma série de novidades, incluindo melhorias tecnológicas de eficiência energética e de gestão de resíduos.

Conheça as novidades do MSC Grandiosa (2/2)

12-11-2019 (17h18)

A MSC Cruzeiros realizou a cerimónia de baptismo do MSC Grandiosa no fim-de-semana passado em Hamburgo, um navio que traz consigo, entre outras novidades, dois novos espectáculos Cirque du Soleil at Sea, parcerias com os chefs Ramón Freixa, Harald Wohlfahrt e Jean-Philippe Maury, e ainda a assistente virtual Zoe.

Hamburgo recebeu ontem a cerimónia oficial de baptismo do MSC Grandiosa

10-11-2019 (22h05)

O baptismo da mais recente embarcação da MSC Cruzeiros, o MSC Grandiosa, decorreu ontem, 9 de Novembro, em Hamburgo, na Alemanha, com uma cerimónia oficial que decorreu nas margens do Rio Elba e a bordo, e que contou com a 'madrinha da MSC', Sophia Loren.

Workshop "Países Nórdicos e Bálticos" está a decorrer no Hotel Real Palácio

03-10-2019 (15h32)

O workshop "Países Nórdicos e Bálticos", organizado pela Inseltrade e pela Toolbox-Travel, em colaboração com a Finnair, está a decorrer no Hotel Real Palácio até por volta das 17h, com a presença de DMCs, cadeias de hotéis, empresas de cruzeiros, de transportes, actividades, entre outros.

Viajar Tours lança programas para visitar mercados de Natal na Alemanha

03-10-2019 (13h10)

O operador turístico Viajar Tours lançou para o mercado novos programas para visitar mercados de Natal na Alemanha, incluindo seis escapadinhas e dois circuitos por várias cidades.

Noticias mais lidas