Green Pearls divulga prácticas sustentáveis de lavandaria
04-02-2019 (17h47)
La Vimea - Foto: Green Pearls
I Pini - Foto: Green Pearls
Foto: Green Pearls / Schwarzwald Panorama
A Green Pearls está a divulgar prácticas sustentáveis aplicadas nos serviços de
lavandaria das suas unidades como o Schwarzwald Panorama, o La Vimea, e o
i pini.
Segundo a Green Pearls, um ciclo de lavagem com 10 quilogramas de roupa consome, em média, 50 litros de água e cerca de 1,2 quilowatts-hora de electricidade. A este consumo acresce o impacto ambiental do uso do detergente.
Os detergentes convencionais com fragrâncias, antibacterianos e ingredientes derivados da lixívia, não são totalmente filtrados pelas estações de tratamento e acabam por chegar ao meio ambiente.
O Schwarzwald Panorama, em Bad Herrelnab na Floresta Negra, delega a lavandaria a uma empresa externa que recorre a tecnologias de recuperação de água e de calor, de distribuição de energia, e ainda a detergentes certificados pela Ecolab.
O La Vimea, em Tirol do Sul na Itália, é responsável pelo seu próprio serviço de lavandaria e apenas faz ciclos de lavagem com máquinas totalmente cheias e em modo de recuperação de água, o que permite poupanças de água, na ordem dos 40%, e de energia, cerca de 15%. Esta unidade hoteleira apenas recorre a detergentes vegan, biodegradáveis e que não foram testados em animais. Os detergentes são aplicados através de um sistema de dosagem adaptado ao tipo, tamanho e temperatura do ciclo de lavagem.
A Bio-Agrivilla i pini, na Toscânia, adopta métodos semelhantes aos do La Vimea, com a vantagem de poder tirar partido do clima da região para secar a roupa ao ar. O i pini tem alguns materias de cama em linho, o que faz com que não seja necessário gastar eneriga a passar a ferro.
Escrever comentário