Sonhando leva agentes de viagens portugueses a conhecer Havana

28-06-2019 (15h19)

Um grupo de agentes de viagens portugueses viajou até Cuba a convite do operador turístico Sonhando, num circuito que começou por surpreender repetentes e estreantes com uma Havana renovada, quase pronta para a celebração dos seus 500 anos.

Após uma primeira noite para recarregar baterias no Iberostar Parque Central, no coração do centro histórico de Havana, o grupo partiu de manhã cedo à descoberta das zonas mais emblemáticas da cidade, numa visita guiada num português sem falhas por um cubano chamado Jorge Pérez, da empresa Gaviota Tours.

Na primeira paragem, na Praça de São Francisco de Assis, Jorge destaca um apontamento que chama a atenção de qualquer visitante português: as placas que indicam os nomes das principais praças são azulejos portugueses, da fábrica Viúva Lamego.

Mais uns passos e há outra referência portuguesa. Na movimentada Calle de Mercadores encontramos um café que era frequentado por Eça de Queiroz, durante o período em que foi Cônsul de Portugal em Havana.

O calor e a humidade não dão tréguas e é tempo para uma pausa no terraço do Hotel Ambos Mundos, onde ficava outro escritor famoso durante as suas temporadas em Cuba, o norte-americano Ernest Hemingway.

Depois saborear os primeiros mojitos da viagem, seguimos para a Plaza de Armas, onde há uma rua em que o chão é feito de madeira, uma extravagância do tempo em que a ilha era governada por espanhóis. Conta-se que a utilização da madeira em alternativa à pedra servia para que a passagem de carroças e cavalos não despertasse a esposa do governador durante a sesta.

Para terminar, a Praça da Catedral, onde Jorge conta ao grupo em tom de brincadeira que qualquer sentimento de alívio que possa trazer uma confissão feita naquela catedral será de curta duração. É que logo ao lado está a Bodeguita del Medio, famosa pelos seus mojitos, que a partir de certa dose podem incentivar o pecado.

À medida que prossegue a excursão, as opiniões vão-se fazendo ouvir. Entre os agentes de viagens que já tinham visitado Havana, os comentários valorizam a recuperação da cidade e destacam as melhorias feitas nas principais praças e ruas.

Já os que estão pela primeira vez na capital cubana encantam-se com as cores quentes dos edifícios históricos e fotografam cada recanto.

Repetentes e estreantes, todos vão levar para os seus clientes uma recomendação com mais conhecimento de causa. É que a cidade é novidade para alguns, mas também está muito diferente para quem a viu há uns anos.

Havana celebra os 500 anos da sua fundação este ano, em Novembro, e a recuperação da cidade foi acelerada para estar à altura da ocasião.

Fora do centro histórico, em Miramar, o grupo visitou ainda o hotel Meliá Habana, apresentado pelo seu director como “o único resort urbano em Havana”, onde os hóspedes podem desfrutar de uma das maiores piscinas do arquipélago, após um dia de visitas à cidade.

Para fechar o dia, uma visita e um jantar num dos mais recentes hotéis do centro da capital cubana, o Iberostar Gran Packard, com um bar, restaurante e piscina no terraço, com maravilhosas vistas sobre a cidade.

Havana foi o ponto de partida da viagem de familiarização (fam trip), que também passou por Cayo Coco, Cayo Guillermo e Varadero, com visitas a vários hotéis.

A viagem, organizada pelo operador turístico Sonhando, conta com a participação de dez agentes de viagens das empresas Abreu, Viagens El Corte Inglês, Mercado das Viagens, Turiset, Click Viaja, Top Atlântico, Geostar, Em Viagem e Bestravel, bem como com o operador turístico Solférias e rede hoteleira Meliá.

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Roadshow “Autêntica Cuba” visita o Porto na próxima semana

07-10-2019 (13h22)

O Ministério de Turismo de Cuba promove na próxima semana uma série de eventos de apresentação da oferta turística do país, com agentes de viagens, operadores turísticos, grupos hoteleiros e companhias aéreas, com visita ao Porto marcada para sexta-feira, dia 18.

Quebra de turistas estrangeiros na Dominicana em Julho e Agosto leva balanço de 2019 para ‘o vermelho’

27-09-2019 (14h07)

A República Dominicana estava no fim de Agosto com uma quebra de turistas estrangeiros não residentes em 1,8% ou 71,1 mil, provocada pelas quebras que se sucedem desde Junho, associadas às notícias sobre mortes de turistas em resorts do país.

Forte quebra de turistas portugueses na Dominicana acentua-se em Agosto

27-09-2019 (14h02)

A Dominicana teve em Agosto uma quebra de turistas residentes em Portugal em 15,9%, depois de quedas em 5,1% em Junho e em 8,9% em Julho, ou seja, desde que surgiram notícias sobre mortes de turistas em resorts no país, a maior parte delas ainda inexplicadas, com a quebra a centrar-se nos voos directos para Punta Cana, que têm um decréscimo em 18,2%.

Soltour anuncia descontos até 35% para Caraíbas e ilhas espanholas

19-09-2019 (18h11)

O operador turístico Soltour está a anunciar uma campanha de “Descontos da Felicidade”, com reduções até 35% por pessoa e alojamento grátis para crianças em hotéis Bahia Principe nas Caraíbas e ilhas espanholas.

Sonhando anuncia Varadero desde 738 euros

19-09-2019 (17h49)

O operador turístico Sonhando está a anunciar a sua “última oferta” para férias de Verão na estância balnear de Varadero, o maior destino de praia em Cuba, com preços desde 738 euros por pessoa em quarto duplo.

Noticias mais lidas