Reviver a história de Che Guevara em Santa Clara

24-03-2017 (06h04)

Ernesto Che Guevara tem retratada a sua vida por várias cidades cubanas, mas em lado algum como em Santa Clara, onde estão o seu mausoléu e um museu dedicado a um episódio decisivo na Revolução Cubana, que marcou o caminho para o fim do regime de Fulgencio Batista.

Um dos episódios mais emblemáticos da Revolução Cubana aconteceu na cidade de Santa Clara, e há um museu para explicar essa batalha em que Che Guevara e as tropas revolucionárias fizeram descarrilar um comboio carregado de armas, munições e militares do regime de Fulgencio Batista.

A batalha liderada por Ernesto Guevara em Santa Clara no final de Dezembro de 1958 ditou o fim do regime de Fulgencio Batista e carimbou a vitória da Revolução, uma vez que a cidade era o último reduto do regime de Batista no caminho para Havana.

Depois de tomar a cidade, que estava ocupada por militares do regime, Che Guevara e as suas tropas fizeram descarrilar um comboio militar enviado para a cidade por Batista com a ajuda de uma bulldozer e cocktails molotov.

Objectos dos militares e dos revolucionários, armas, munições, fardas e outros pertences podem ser vistos no museu, que se encontra distribuído em vagões do comboio, no local onde decorreu o combate.

A história do próprio Che também é contada na cidade de Santa Clara, num Mausoléu onde se encontram os seus restos mortais e de alguns dos combatentes que lutaram a seu lado numa tentativa de levar a revolução à Bolívia em 1967.

O complexo inclui um museu dedicado a Che Guevara, com várias fotografias, documentos, cartas, objectos pessoais, fardas, boinas, cachimbos, cadernos de apontamentos, armas e outros pertences de Guevara e de outros ‘guerrilleros’.

A cidade de Santa Clara, capital da província de Villa Clara, na região central de Cuba, foi fundada pelas famílias que saíram da cidade de Remedios, cansados de viver sob a constante ameaça de ataques de piratas (ver também: Remedios: uma cidade colonial para descontrair).

Além do peso histórico, Santa Clara é actualmente conhecida por ser uma cidade criativa e cultural, com festivais de rock, espectáculos de drag queen e outros movimentos culturais menos tradicionais de Cuba.

A cidade encontra-se a cerca de três horas de carro de Havana e de Varadero, a menos de duas horas de Cayo Santa Maria e a três horas e meia de Cayo Coco.

Remedios está a menos de uma hora, enquanto Cienfuegos está a pouco mais de uma hora e Trinidad a aproximadamente duas horas.

 

O PressTUR visitou Cuba a convite do Ministério de Turismo de Cuba


Continua:

Trinidad: um tesouro colonial entre o mar e a serra

Trinidad: serra e praia

Cienfuegos: um toque francês em Cuba

Varadero: paraíso do sol e mar

Descobrir em Havana a singularidade de Cuba

Havana: quatro praças emblemáticas

Vales e penhascos na tranquilidade de Viñales

Remedios: uma cidade colonial para descontrair

Cayo Santa Maria para relaxar e mergulhar

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Sonhando anuncia Cuba desde 847 euros para agentes de turismo

14-08-2019 (10h11)

O operador turístico Sonhando está a anunciar ofertas para Cuba desde 847 euros, uma campanha exclusiva para agentes de viagens, hoteleiros e funcionários de companhias de aviação e de rent-a-car.

Sonhando anuncia “última oportunidade” para férias em Varadero

06-08-2019 (16h40)

O operador turístico Sonhando anunciou uma oferta para Varadero que designou de “última oportunidade”, uma promoção com alojamento gratuito para crianças e preços por pessoa em quarto duplo desde 978 euros.

Solférias anuncia ofertas de “últimos lugares” para o Verão

31-07-2019 (09h33)

O operador turístico Solférias divulgou para o mercado ofertas de “últimos lugares” para vários destinos este Verão, incluindo Porto Santo, Saïdia, Agadir, Cabo Verde, Egipto e Cuba.

Sonhando promove “especial Cuba” para férias de Verão

29-07-2019 (13h10)

O operador turístico Sonhando está a promover as suas ofertas para férias de Verão em Cuba, com preços desde 998 euros para Varadero e desde 1.138 euros para Cayo Coco, com programa grátis para crianças.

Hotéis Bahia Principe criam novas experiências para diferentes tipos de procura

24-07-2019 (16h38)

Os hotéis Bahia Principe criaram novas propostas de experiências para diferentes tipos de procura, que encaixam nas três categorias em que segmentaram os seus 20 hotéis nas Caraíbas.

Noticias mais lidas