Reviver a história de Che Guevara em Santa Clara

24-03-2017 (06h04)

Ernesto Che Guevara tem retratada a sua vida por várias cidades cubanas, mas em lado algum como em Santa Clara, onde estão o seu mausoléu e um museu dedicado a um episódio decisivo na Revolução Cubana, que marcou o caminho para o fim do regime de Fulgencio Batista.

Um dos episódios mais emblemáticos da Revolução Cubana aconteceu na cidade de Santa Clara, e há um museu para explicar essa batalha em que Che Guevara e as tropas revolucionárias fizeram descarrilar um comboio carregado de armas, munições e militares do regime de Fulgencio Batista.

A batalha liderada por Ernesto Guevara em Santa Clara no final de Dezembro de 1958 ditou o fim do regime de Fulgencio Batista e carimbou a vitória da Revolução, uma vez que a cidade era o último reduto do regime de Batista no caminho para Havana.

Depois de tomar a cidade, que estava ocupada por militares do regime, Che Guevara e as suas tropas fizeram descarrilar um comboio militar enviado para a cidade por Batista com a ajuda de uma bulldozer e cocktails molotov.

Objectos dos militares e dos revolucionários, armas, munições, fardas e outros pertences podem ser vistos no museu, que se encontra distribuído em vagões do comboio, no local onde decorreu o combate.

A história do próprio Che também é contada na cidade de Santa Clara, num Mausoléu onde se encontram os seus restos mortais e de alguns dos combatentes que lutaram a seu lado numa tentativa de levar a revolução à Bolívia em 1967.

O complexo inclui um museu dedicado a Che Guevara, com várias fotografias, documentos, cartas, objectos pessoais, fardas, boinas, cachimbos, cadernos de apontamentos, armas e outros pertences de Guevara e de outros ‘guerrilleros’.

A cidade de Santa Clara, capital da província de Villa Clara, na região central de Cuba, foi fundada pelas famílias que saíram da cidade de Remedios, cansados de viver sob a constante ameaça de ataques de piratas (ver também: Remedios: uma cidade colonial para descontrair).

Além do peso histórico, Santa Clara é actualmente conhecida por ser uma cidade criativa e cultural, com festivais de rock, espectáculos de drag queen e outros movimentos culturais menos tradicionais de Cuba.

A cidade encontra-se a cerca de três horas de carro de Havana e de Varadero, a menos de duas horas de Cayo Santa Maria e a três horas e meia de Cayo Coco.

Remedios está a menos de uma hora, enquanto Cienfuegos está a pouco mais de uma hora e Trinidad a aproximadamente duas horas.

 

O PressTUR visitou Cuba a convite do Ministério de Turismo de Cuba


Continua:

Trinidad: um tesouro colonial entre o mar e a serra

Trinidad: serra e praia

Cienfuegos: um toque francês em Cuba

Varadero: paraíso do sol e mar

Descobrir em Havana a singularidade de Cuba

Havana: quatro praças emblemáticas

Vales e penhascos na tranquilidade de Viñales

Remedios: uma cidade colonial para descontrair

Cayo Santa Maria para relaxar e mergulhar

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Sonhando põe à venda combinados Havana e Varadero para o Verão

16-01-2020 (19h31)

O operador turístico Sonhando divulgou para o mercado uma nova proposta para viagens a Cuba este Verão, com voos directos de Lisboa e alojamento por duas noites em Havana e cinco em Varadero.

Solférias lança pacotes para Varadero com voos euroAtlantic

16-01-2020 (19h13)

O operador turístico Solférias, que no dia 2 de Janeiro pôs à venda a sua programação para Cayo Coco e Cayo Guillermo, também já lançou para o mercado os seus pacotes para Varadero com voos euroAtlantic.

Sonhando volta a ter charters próprios para Varadero em avião da euroAtlantic

08-01-2020 (14h55)

O operador turístico Sonhando volta a ter este ano charters próprios para o principal destino balnear cubano, Varadero, em avião da euroAtlantic, companhia do seu grupo, com o seu director, José Manuel Antunes, a destacar a qualidade do avião e o dia de operação como “vantagens competitivas”.

Solférias anuncia propostas para o Verão em Cayo Coco

03-01-2020 (14h26)

O operador turístico Solférias está a promover as suas ofertas para o Verão em Cayo Coco e Cayo Guillermo, em Cuba, com sete noites de alojamento e voos de Lisboa às segundas-feiras de 6 de Julho de 7 de Setembro.

Sonhando já vende pacotes para o Verão em Cayo Coco

02-01-2020 (15h07)

O operador turístico Sonhando lançou hoje para o mercado os seus programas para o Verão em Cuba, com voos charter para Cayo Coco à partida de Lisboa às segundas-feiras de 6 de Julho a 7 de Setembro.

Noticias mais lidas