Pior furacão do ano dirige-se para as Caraíbas

05-09-2017 (09h35)

O furacão de Categoria 4 Irma, com ventos máximos continuados de 235 Km/hora e rajadas mais fortes, está a deixar alerta as Caraíbas, de acordo com as informações do National Hurricane Center (NHC) dos Estados Unidos, que indica que as ilhas desde Antigua a Porto Rico já emitiram avisos de "Aviso de Furacão".

Uma informação do NHC relativa às 6h00 UTC de hoje (2h00 AST) localiza ‘o olho' do Irma a 575 quilómetros a Este das ilhas Leeward e avança a previsão que pelas 20h00 AST de quinta-feira (cerca da meia noite de sexta-feira em Portugal) esteja ao largo da Dominicana, seguindo-se Cuba, entre as 20h00 de sexta e as 20h00 de Sábado, seguindo então pelo estreito da Florida, que separa esta ilha da península norte-americana do mesmo nome.

Em toda esta ‘viagem', o Irma vai manter-se um ‘major hurricane', designação que os meteorologistas do NHC usam para furacões de categoria 3 (como o Harvey que atingiu recentemente o Texas e a Louisiana) ou superior, como o caso agora do Irma, descrito como Categoria 4, que significa que "danos catastróficos vão ocorrer".

Daí que o aviso emitido hoje de manhã pelo NHC que começa por salientar que "o severo furacão Irma é uma séria ameaça para as ilhas Leeward", que são as primeiras ilhas habitadas no seu caminho (no mapa do NHC publicado acima estão assinaladas a vermelho, que indica aviso de furacão, bem como Porto Rico).

A informação do NHC, que se baseia designadamente na observação efectuada por um avião "caça furacões" da Força Aérea dos EUA, refere também que ‘o olho' do Irma se está a deslocar para Oeste, aproximando-se das Caraíbas, à velocidade de 20 Km/hora e que prevê que esta característica se mantenha ao longo do dia de hoje, seguindo-se então uma rotação para o sentido Oeste - Noroeste amanhã à noite (ver em cima previsão do NHC para o ‘cone de vento').

A informação recolhida pelo avião "caça furacões", acrescenta o boletim do NHCm indicou que os ventos máximos continuados do Irma aumentaram para 235 Km/hora, com rajadas mais fortes, e que é possível que continue a fortalecer-se nas próximas 48 horas.

Os meteorologistas do NHC avisam ainda que os ventos de intensidade de furacão do Irma fazem sentir-se numa área até 75 quilómetros do ‘olho' e que até 220 quilómetros fazem sentir-se ventos de intensidade de tempestade tropical.

 

Para ver o aviso no site do NHC clique aqui

 

Clique para mais notícias: Caraíbas

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Sonhando anuncia “super ofertas” para Porto Santo, Tunísia e Cuba

14-09-2018 (18h32)

O operador turístico Sonhando lançou para o mercado “super ofertas” para férias em Setembro e Outubro na ilha de Porto Santo, desde 498 euros, na Tunísia, a partir de 385 euros, e em Cuba, desde 798 euros.

Atlântico Norte transformado em oceano de furacões e tempestades

12-09-2018 (14h01)

As atenções da imprensa estão centradas no furacão Florence, de categoria 4 e que se dirige para a costa Leste dos Estados Unidos, mas o mapa do Atlântico Norte mostra mais um furacão, o Helene, uma tempestade tropical que se dirige para as Caraíbas, a Isaac, e duas situações com elevada probabilidade de virem a ser tempestades, uma das quais a ameaçar os Açores.

Iberostar abre novo hotel de luxo em Havana na próxima segunda-feira

06-09-2018 (13h25)

A Iberostar Hotels & Resorts vai abrir um hotel de luxo com 321 quartos em Havana na próxima segunda-feira, dia 10 de Setembro, o Iberostar Grand Packard, localizado num edifício histórico próximo do Capitólio da capital cubana.

"Super oferta" da Sonhando para Varadero tem preços a começar nos 798 euros

04-09-2018 (13h34)

A Sonhando está a promover uma "super oferta" de sete noites em regime de tudo incluído (TI) em Varadero, em Cuba, com voos especiais directos incluídos, a partir de 798 euros por pessoa.

Sonhando anuncia "última oportunidade" para os Cayos

04-09-2018 (10h43)

O operador turístico Sonhando está a anunciar a "última oportunidade" para um programa de sete noites em regime de tudo incluído nos Cayos, em Cuba, com o preço inicial de 788 euros por pessoa.