NHC avisa que a Dominicana deve estar atenta à evolução da tempestade tropical Maria

10-09-2011 (10h16)

As probabilidade de os ventos da tempestade tropical Maria atingirem a costa Leste da Dominicana, onde se localizam Punta Cana e Samaná, são baixas, mas mais fortes que nos últimos dias, e o NHC já começou a avisar que as populações dessas regiões devem seguir com atenção a evolução do fenómeno meteorológico.




O boletim das 6h00 UTC de hoje do National Hurricane Center descreve a Maria como uma tempestade “pobremente organizada”, mas que há possibilidade de algum fortalecimento ao fim do dia de hoje, madrugada em Portugal continental.
Ao princípio da manhã de hoje em Portugal o centro da tempestade estava a 195 quilómetros a Este - Sudeste da Guadalupe, território ultramarino francês nas Caraíbas, que assim já está no raio de influência da tempestade Maria, que se estende até 280 quilómetros a partir do centro.
A previsão dos meteorologistas é de que a tempestade Maria, que tem estado a deslocar-se a 19 Km/hora no sentido Oeste - Noroeste,
A informação referia que Guadalupe está com aviso de aproximação de tempestade tropical passe hoje sobre a Antilhas, conjunto de várias ilhas na extremidade oriental do Mar das Caraíbas, desde próximo da costa da Venezuela até Porto Rico, para onde se dirigirá depois, segundo o NHC, o centro da Maria.
A informação do NHC mostra, aliás, que todas essas ilhas estão com aviso de tempestade tropical, especificando que são os casos de Guadalupe (sensivelmente a meio dessa cadeia de ilhas), St Maaartin, Saba, St Eustatius, Antigua, Anguilla, Barbuda, Monserrat, Nevis, Saint Kitts, Virgens britânicas e Porto Rico, incluindo Vieques e Culebre, Dominica, St. Barthelemy, St Maarten, Martinica e Virgens US, a Sul.
A informação do NHC diz ainda que outras ilhas das Caraíbas, designadamente a Dominicana, as Turks and Caicos e o Sudeste das Bahamas devem estar atentas à evolução da tempestade.
A trajectória que os meteorologistas prevêem coloca o centro da Maria a passar ao largo da costa Este da Dominicana, mas as previsões mais recentes já indicam que subiu para 30% a probabilidade de os ventos de tempestade tropical atingirem essas regiões costeiras, onde se localizam alguns dos destinos das Caraíbas mais procurados pelos portugueses, chegando mesmo a 40% na extremidade Sul do País.
As previsões do NHC apontam para que na madrugada de amanhã (hora local, menos cinco horas que em Lisboa) o centro da Maria esteja sobre Porto Rico e que entre essa hora e a madrugada de segunda-feira (manhã em Portugal) se mantenha ao largo da Dominicana, para onde às 13h00 parte de Lisboa um charter em avião da Orbest, o OBS103, para Punta Cana, cuja chegada à Dominicana deverá ocorrer, portanto, quando a tempestade já se esteja a afastar.
Os meteorologistas, no entanto, estão a contar que a tempestade tropical tenda a seguir uma trajectória que a afasta da costa Este da Dominicana, referindo que embora hoje deva continuar a deslocar-se no sentido Oeste - Noroeste os modelos de previsão apontam para que depois ocorra um desvio “gradual” para Noroeste.
Às 6h00 UTC a tempestade Maria estava com ventos máximos continuados de 75 Km/hora, especialmente em algumas bandas de chuva a Norte e Este do centro, com possibilidade de algum fortalecimento ao fim do dia de hoje.
Em relação à chuva, o NHC diz que a Maria produz acumulações de água com dez e vinte centímetros de altura, podendo atingir os 25 centímetros em algumas ilhas do Norte das Pequenas Antilhas e Porto Rico.
No mar, acrescenta, é de esperar que suba 30 a 60 centímetros acima dos níveis habituais das marés, com a ocorrência de ondas “grandes e perigosas”.


Tempestade tropical Maria enfraquece mas ameaça para Dominicana aumenta
Tempestade Maria “corre” para as Caraíbas. 20% de probabilidade de atingir a Dominicana

Para ver a informação no site do NHC clique aqui
Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Atlântico vai ter este ano época de furacões “quase normal”, NOOA

05-06-2019 (17h06)

A National Oceanic and Atmospheric Administration (NOOA) dos Estados Unidos prevê uma época de furacões no Atlântico “quase normal”, com nove a 15 tempestades tropicais ‘baptizadas’, incluindo quatro a oito a atingirem a intensidade de furacão, dois a quatro dos quais majors, ou seja, com ventos acima dos 178 Km/h.

Soltour promove pacotes para a República Dominicana

17-05-2019 (16h12)

O operador turístico Soltour está a promover pacotes para a República Dominicana, na zona de Samaná, desde 1.220 euros, com voos à saída de Lisboa à quinta-feira entre 6 de Junho e 19 de Setembro.

Estado de emergência em Montego Bay prolongado até 13 de Maio

03-05-2019 (11h59)

As autoridades da Jamaica prolongaram até 13 de Maio o estado de emergência em St. James, que inclui Montego Bay, destino onde se localiza o aeroporto para onde geralmente se efectuam os voos de operadores turísticos de Portugal.

Sonhando lança novas ofertas para férias em Varadero e Cayo Coco

02-05-2019 (17h56)

O operador turístico Sonhando acaba de lançar novas ofertas para férias em Varadero e em Cayo Coco, Cuba, para reservas até 20 de Maio, com voos e sete noites de alojamento em regime de tudo incluído (TI) desde 1.098 euros.

Sonhando anuncia promoções para viagens a Cayo Coco

02-05-2019 (16h59)

O operador turístico Sonhando divulgou para o mercado novas ofertas para férias em Cayo Coco, Cuba, para reservas até 20 de Maio, com voos e sete noites de alojamento em regime de tudo incluído (TI) desde 1.098 euros.

Noticias mais lidas