Maria já é um furacão “potencialmente catastrófico” de máxima intensidade

19-09-2017 (16h51)

NHC prevê passagem ao largo da Dominicana a partir da madrugada de quarta-feira

Os meteorologistas do National Hurricane Center (NHC) dos EUA não poupam nos avisos quanto ao furacão Maria, actualmente a aproximar-se do Mar das Caraíbas, descrevendo-o como “potencialmente catastrófico” e “extremamente perigoso”.

A informação divulgada pelo NHC explica, de facto, que o Maria, que há dias previa viria a ser um furacão ‘major’ de categoria 3 ou superior da escala Saffir-Simpson, já atingiu a categoria máxima, a 5, com ventos máximos continuados de 260 Km/h e rajadas ainda mais fortes.

Daí que o NHC destaque que os preparativos face a subidas do mar, inundações e ventos destrutivos potencialmente mortais devem ser acelerados.

O NHC indicou que às 15h00 UTC de hoje (16h00 em Portugal), o centro do furacão Maria localizava-se a 180 quilómetros a Oeste da ilha de Guadeloupe e a 240 quilómetros a Sudeste de St Croix.

A previsão dos seus meteorologistas é de que ‘o olho’ do furacão, actualmente a deslocar-se a 17 Km/h para Oeste - Noroeste, mantenha esse sentido, o que o levará a passar sobre o Nordeste do Mar das Caraíbas durante o dia de hoje e, seguidamente, a passar “próximo ou sobre as Ilhas Virgens e Porto Rico, na quarta-feira”.

Relativamente à intensidade do vento, os meteorologistas do NHC admitem algumas flutuações, mas sem que o Maria deixe de ser um furacão ‘major’, de Categoria 4, com ventos acima de 209 Km/h, ou 5, com ventos superiores a 252 Km/h pelo menos até chegar às Ilhas Virgens e Porto Rico.

Actualmente, diz ainda a informação do NHC, estão com aviso de furacão as ilhas de Guadeloupe, Dominica, St. Kitts, Nevis, e Montserrat, Ilhas Virgens dos EUA e do Reino Unido, Porto Rico, Culebra e Vieques.

Para a República Dominicana, que é o destino de férias das Caraíbas mais procurado pelos portugueses, está em vigor um alerta de tempestade tropical numa região que vai do Oeste de Puerto Plata à fronteira Norte com o Haiti.

 

Para aceder à informação no site do NHC clique aqui

http://www.nhc.noaa.gov

 

Para ler mais clique:

Maria já é um furacão e a ganhar intensidade rapidamente

Caraíbas ameaçadas por mais um furacão de grande intensidade

NHC assinala provável depressão ou tempestade tropical a caminho das Caraíbas

 

Clique para mais notícias: Caraíbas

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Meliá reabre hotéis em Cuba afectados pelo furacão Irma

18-10-2017 (18h51)

A Meliá Hotels International está a divulgar as datas de abertura de cada um dos seus hotéis em Cuba afectados pelo furacão Irma, designadamente em Cayo Santa Maria, Cayo Coco, Cayo Guillermo e Varadero.

MSC anuncia “tarifa azul” para Caraíbas e Antilhas

17-10-2017 (16h32)

A MSC Cruzeiros acrescentou os itinerários de sete noites do MSC Fantasia pelas Caraíbas e Antilhas às propostas “tarifa azul”, com o preço inicial de 409 euros apenas pelo cruzeiro, ao que acresce o valor das taxas portuárias, 190 euros.

MSC Cruzeiros acrescenta dois itinerários à promoção "prontos para zarpar"

10-10-2017 (15h50)

A MSC Cruzeiros está a promover dois itinerários nas Caraíbas a bordo do MSC Divina em Outubro, Novembro e Dezembro, com preços desde 149 euros, antes de voos e de taxas portuárias no valor de 190 euros.

Jolidey anuncia promoção para Cuba com “taxas grátis” no valor de 170 euros

04-10-2017 (15h24)

O operador Jolidey, do grupo Barceló Viajes, divulgou hoje para o mercado uma promoção para pacotes de férias em Cuba em voos Orbest de Madrid que se baseia em oferecer “taxas grátis” ou “-170 euros”, como anuncia, referindo que é para “uma selecção de hotéis e datas de partida”.

Furacão Maria já se está a afastar da República Dominicana

22-09-2017 (15h12)

O furacão Maria, que nas últimas horas ganhou mais força, com os seus ventos a atingirem os 205 Km/h, está cada vez mais longe da República Dominicana, que desde a noite de ontem esteve no seu raio de acção.