El Cobre, o local de peregrinação mais sagrado em Cuba

06-09-2019 (09h02)

No meio da montanha, a espreitar entre a vegetação abudante, avistamos um edifício amarelo com cúpulas vermelhas. É a Basílica de El Cobre, o local de peregrinação mais sagrado de Cuba, a meia hora de Santiago.

Na estrada para El Cobre, enquanto vemos montanhas verdejantes de um lado e do outro, o guia Jesus Grajales conta-nos que a Basílicia de El Cobre é uma homenagem à santa padroeira de Cuba, Nossa Senhora da Caridade.

Em Santería, que combina a religião Yoruba trazida pelos escravos, com o cristianismo e as crenças dos povos indígenas, a Virgem da Caridade é a orixá Oxum, deusa do amor, da beleza e do poder feminino, representada pela cor amarela.

Quase a chegar, paramos e descemos do autocarro para ver à distância a Basílica, enquadrada na montanha, enquanto o guia nos conta a lenda de El Cobre. Em 1612, três rapazes foram surpreendidos por uma tempestade no mar, durante uma viagem para ir buscar sal. No meio da aflição encontraram uma estátua em madeira a boiar, uma figura feminina com a inscrição "Eu Sou a Virgem da Caridade". Recolheram a estátua para bordo da embarcação, sobreviveram à tempestade e consideraram-se salvos por um milagre.

Assim começou o mito da virgem milagrosa, para a qual muitos cubanos levam oferendas, incluindo velas e flores, mas também objectos pessoais que associam a feitos que alcançaram com o apoio de Cachita, como também é conhecida a padroeira.

No regresso a Santiago fazemos ainda uma paragem para conhecer o Hotel Los Peregrinos, uma opção de alojamento rural, integrada na natureza e com vista para a Basílica de El Cobre.

Regressamos ao Meliá Santiago para uma noite de descanso, para recarregar baterias antes das longas horas de estrada que nos esperam no dia seguinte para chegar a Guantanamo e a Baracoa.

Para continuar a ler clique:

Guantanamo tem mais para contar

Por Luís Canto

O PressTUR viajou a convite do Ministério de Turismo de Cuba

 

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Roadshow “Autêntica Cuba” visita o Porto na próxima semana

07-10-2019 (13h22)

O Ministério de Turismo de Cuba promove na próxima semana uma série de eventos de apresentação da oferta turística do país, com agentes de viagens, operadores turísticos, grupos hoteleiros e companhias aéreas, com visita ao Porto marcada para sexta-feira, dia 18.

Quebra de turistas estrangeiros na Dominicana em Julho e Agosto leva balanço de 2019 para ‘o vermelho’

27-09-2019 (14h07)

A República Dominicana estava no fim de Agosto com uma quebra de turistas estrangeiros não residentes em 1,8% ou 71,1 mil, provocada pelas quebras que se sucedem desde Junho, associadas às notícias sobre mortes de turistas em resorts do país.

Forte quebra de turistas portugueses na Dominicana acentua-se em Agosto

27-09-2019 (14h02)

A Dominicana teve em Agosto uma quebra de turistas residentes em Portugal em 15,9%, depois de quedas em 5,1% em Junho e em 8,9% em Julho, ou seja, desde que surgiram notícias sobre mortes de turistas em resorts no país, a maior parte delas ainda inexplicadas, com a quebra a centrar-se nos voos directos para Punta Cana, que têm um decréscimo em 18,2%.

Soltour anuncia descontos até 35% para Caraíbas e ilhas espanholas

19-09-2019 (18h11)

O operador turístico Soltour está a anunciar uma campanha de “Descontos da Felicidade”, com reduções até 35% por pessoa e alojamento grátis para crianças em hotéis Bahia Principe nas Caraíbas e ilhas espanholas.

Sonhando anuncia Varadero desde 738 euros

19-09-2019 (17h49)

O operador turístico Sonhando está a anunciar a sua “última oferta” para férias de Verão na estância balnear de Varadero, o maior destino de praia em Cuba, com preços desde 738 euros por pessoa em quarto duplo.

Noticias mais lidas