El Cobre, o local de peregrinação mais sagrado em Cuba

06-09-2019 (09h02)

No meio da montanha, a espreitar entre a vegetação abudante, avistamos um edifício amarelo com cúpulas vermelhas. É a Basílica de El Cobre, o local de peregrinação mais sagrado de Cuba, a meia hora de Santiago.

Na estrada para El Cobre, enquanto vemos montanhas verdejantes de um lado e do outro, o guia Jesus Grajales conta-nos que a Basílicia de El Cobre é uma homenagem à santa padroeira de Cuba, Nossa Senhora da Caridade.

Em Santería, que combina a religião Yoruba trazida pelos escravos, com o cristianismo e as crenças dos povos indígenas, a Virgem da Caridade é a orixá Oxum, deusa do amor, da beleza e do poder feminino, representada pela cor amarela.

Quase a chegar, paramos e descemos do autocarro para ver à distância a Basílica, enquadrada na montanha, enquanto o guia nos conta a lenda de El Cobre. Em 1612, três rapazes foram surpreendidos por uma tempestade no mar, durante uma viagem para ir buscar sal. No meio da aflição encontraram uma estátua em madeira a boiar, uma figura feminina com a inscrição "Eu Sou a Virgem da Caridade". Recolheram a estátua para bordo da embarcação, sobreviveram à tempestade e consideraram-se salvos por um milagre.

Assim começou o mito da virgem milagrosa, para a qual muitos cubanos levam oferendas, incluindo velas e flores, mas também objectos pessoais que associam a feitos que alcançaram com o apoio de Cachita, como também é conhecida a padroeira.

No regresso a Santiago fazemos ainda uma paragem para conhecer o Hotel Los Peregrinos, uma opção de alojamento rural, integrada na natureza e com vista para a Basílica de El Cobre.

Regressamos ao Meliá Santiago para uma noite de descanso, para recarregar baterias antes das longas horas de estrada que nos esperam no dia seguinte para chegar a Guantanamo e a Baracoa.

Para continuar a ler clique:

Guantanamo tem mais para contar

Por Luís Canto

O PressTUR viajou a convite do Ministério de Turismo de Cuba

 

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Sonhando põe à venda combinados Havana e Varadero para o Verão

16-01-2020 (19h31)

O operador turístico Sonhando divulgou para o mercado uma nova proposta para viagens a Cuba este Verão, com voos directos de Lisboa e alojamento por duas noites em Havana e cinco em Varadero.

Solférias lança pacotes para Varadero com voos euroAtlantic

16-01-2020 (19h13)

O operador turístico Solférias, que no dia 2 de Janeiro pôs à venda a sua programação para Cayo Coco e Cayo Guillermo, também já lançou para o mercado os seus pacotes para Varadero com voos euroAtlantic.

Sonhando volta a ter charters próprios para Varadero em avião da euroAtlantic

08-01-2020 (14h55)

O operador turístico Sonhando volta a ter este ano charters próprios para o principal destino balnear cubano, Varadero, em avião da euroAtlantic, companhia do seu grupo, com o seu director, José Manuel Antunes, a destacar a qualidade do avião e o dia de operação como “vantagens competitivas”.

Solférias anuncia propostas para o Verão em Cayo Coco

03-01-2020 (14h26)

O operador turístico Solférias está a promover as suas ofertas para o Verão em Cayo Coco e Cayo Guillermo, em Cuba, com sete noites de alojamento e voos de Lisboa às segundas-feiras de 6 de Julho de 7 de Setembro.

Sonhando já vende pacotes para o Verão em Cayo Coco

02-01-2020 (15h07)

O operador turístico Sonhando lançou hoje para o mercado os seus programas para o Verão em Cuba, com voos charter para Cayo Coco à partida de Lisboa às segundas-feiras de 6 de Julho a 7 de Setembro.

Noticias mais lidas