Caraíbas ameaçadas por mais um furacão de grande intensidade

17-09-2017 (10h00)

Maria deverá chegar à Dominicana na próxima quinta-feira

A depressão que ontem se encontrava a meio do Atlântico já é a tempestade tropical Maria e ainda hoje atingirá a intensidade de furacão, que o National Hurricane Center (NHC) dos EUA antecipa terá ventos acima dos 178 Km/h à aproximação de Porto Rico e República Dominicana.

A informação divulgada às 6h00 UTC (7h00 em Portugal) indicava que já foram emitidos avisos de aproximação de furacão para as ilhas de Antigua, Barbuda, St. Kitts, Nevis, Montserrat, Guadeloupe, Saba e St. Eustatius, St. Maarten e Anguilla, bem como já sob alerta as ilhas de St. Lucia, Martinique, Dominica, Barbados, St. Vincent e Grenadines.

A essa hora, de acordo com os meteorologistas do NHC a tempestade estava com ventos máximos continuados de 85 Km/h e localizava-se a 800 quilómetros a Este Sudeste das Antilhas.

A previsão do NHC avançada nessa informação é de que a Maria ira aumentar de intensidade nas próximas 48 horas e será um furacão, ou seja, terá ventos acima de 119 Km/h ao aproximar-se das ilhas Leeward, durante o dia de amanhã.

A informação avança, ainda, que os meteorologistas consideram que a Maria será um furacão ‘major’, ou seja, de Categoria 3 ou superior da escala Saffir-Simpson por volta do princípio da noite (hora AST, menos quatro que em Portugal) de terça-feira, quando se encontra ao largo das ilhas de St Lucia, Dominica, Antigua e Barbuda, St. Kitts e Nevis, St. Eustatius e ilhas Virgens dos EUA.

A trajectória prevista pelo NHC põe a Maria a seguir depois para Porto Rico, onde chegará ao fim da tarde de quarta-feira (de quarta para quinta em Portugal), e República Dominicana, ao fim da tarde de quinta-feira (de quinta para sexta-feira em Portugal).

A informação do NHC acrescenta que actualmente a tempestade está a deslocar-se para Oeste, ou seja, em direcção ao continente americano, a 26 Km/h, mas que antecipa uma alteração para o sentido Oeste - Noroeste e um abrandamento da velocidade.

 

Para aceder à informação no site do NHC clique aqui

 

Para ler mais clique:

NHC assinala provável depressão ou tempestade tropical a caminho das Caraíbas

 

Clique para mais notícias: Caraíbas

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Sonhando vende pacotes para Cayo Coco desde 1.239 euros

17-04-2019 (15h55)

O operador turístico Sonhando está a promover uma campanha de vendas antecipadas para Cayo Coco até 15 de Maio, com preços a partir de 1.239 euros por pessoa.

Travelplan promove ofertas com hotéis Be Live e Melody Maker

12-04-2019 (10h34)

O operador turístico Travelplan divulgou para o mercado uma campanha de ofertas para hotéis Be Live e Melody Maker nas Caraíbas, nas ilhas espanholas e em Marrocos, com descontos de 20 euros para reservas até 30 de Abril.

Clientes cada vez mais procuram Cuba por história e cultura

05-04-2019 (22h39)

Os operadores turísticos Sonhando, Solférias e iTravel, que realizaram um roadshow dedicado à operação charter para Cuba, com os destinos Varadero e Cayo Coco, afirmaram haver uma crescente procura pelo destino por motivos históricos e culturais.

Operação charter para Cuba está com vendas acima do ano passado (III)

05-04-2019 (22h37)

A operação charter para Cuba, operada pela Sonhando, Solférias e iTravel, que contou com um roadshow em Lisboa, ontem 4 de Abril, está com indíces de venda muito positivos.

Operação charter para Cuba está com vendas acima do ano passado (II)

05-04-2019 (22h33)

A operação charter para Cuba, operada pela Sonhando, Solférias e iTravel, que contou com um roadshow em Lisboa, ontem 4 de Abril, está com indíces de venda muito positivos.