Forte ao largo da Boa Vista vai ser museu

19-12-2019 (17h44)

O Forte Duque de Bragança, que foi construído em 1820 no ilhéu Sal Rei, junto à Ilha da Boa Vista, no Arquipélago de Cabo Verde, vai ser restaurado e transformado em museu.

O forte, construído durante o período colonial português, em 1820, no ilhéu na baía do porto da vila de Sal Rei, tinha a função de defesa daquele ancoradouro contra os então frequentes ataques de piratas e corsários à ilha da Boa Vista.

Em despacho publicado hoje pelo Ministério da Economia Marítima é autorizado o Instituto do Património Cultural (IPC) de Cabo Verde a “iniciar obras de reabilitação e conservação” naquele forte.

Em concreto, o pedido do IPC para a intervenção consiste em trabalhos ao nível da “consolidação dos muros do forte, limpeza dos arredores, reabilitação dos canhões e construção de um passadiço de madeiro”.

“Finalizando esses trabalhos de reabilitação, o IPC irá proceder à musealização do forte com painéis informativos e sinaléticas”, lê-se no despacho do Ministério da Economia Marítima, que sublinha o “impacto positivo” deste projeto.

No período da sua edificação, a ilha da Boa Vista exportava sal, algodão, gado e cal, entre outros produtos, tendo sido várias vezes saqueada por piratas entre os anos de 1815 a 1817, antes da construção daquele forte, que atualmente está em ruínas.

(PressTUR com Agência Lusa)

Clique para ver mais: Cabo Verde

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Cabo Verde interdita voos de Portugal e países europeus com casos de Covid-19

17-03-2020 (17h12)

O primeiro-ministro cabo-verdiano anunciou a interdição dos aeroportos de Cabo Verde, a partir de quarta-feira, a todos os voos de Portugal, e restantes países europeus afectados pela pandemia de Covid-19, declarando a situação de contingência.

Governo de Cabo Verde autoriza hotel rural em Santo Antão

06-03-2020 (14h10)

O Governo de Cabo Verde, de acordo com um despacho conjunto dos ministros das Finanças e do Turismo e dos Transportes, atribuiu estatuto de utilidade turística a um projecto para um hotel rural em Santo Antão, avaliado em cerca de 300 mil euros.

Projecto para hotel "ambientalmente sustentável" em Cabo Verde recebe estatuto de utilidade turística

04-03-2020 (15h11)

Foi atribuído o estatuto de utilidade turística do Governo de Cabo Verde a um projecto para um hotel de 22 quartos "ambientalmente sustentável", a cerca de 40 quilómetros da Cidade da Praia, na Ilha de Santiago.

Ilha do Sal investe mais de 3M€ para criar Polícia Municipal com 70 efectivos

17-02-2020 (18h42)

A ilha do Sal, a mais turística de Cabo Verde, vai contar este ano com um corpo de Polícia Municipal, com até 70 efectivos, num investimento da câmara local superior a três milhões de euros até 2023.

Solférias propõe circuito em Santiago, São Vicente e Santo Antão

10-02-2020 (13h14)

O operador turístico Solférias lançou para o mercado um circuito em Cabo Verde, com visitas a Santiago, São Vicente e Santo Antão, que permitem “conhecer estas ilhas na plenitude da sua riqueza e autenticidade”.

Noticias mais lidas