Vila Galé Porto Ribeira, um hotel de charme dedicado à pintura

13-10-2017 (14h22)

A Vila Galé abriu um pequeno hotel de charme de frente para o Douro, na zona ribeirinha do Porto, onde os quartos são homenagens a pintores como Vélázquez, Cézanne ou Kandinsky, e o funcionamento é “paper free”, uma ideia que consiste em substituir a utilização de papel por telemóveis e tablets.

Cada um dos 67 quartos do novo Vila Galé Porto Ribeira tem o nome de um pintor e uma pintura dedicada ao artista, que ocupa toda a parede sobre a cama, havendo algumas repetições, mas muita escolha, de Vélázquez a Kandinsky, passando por Cézanne, Klimt, Frida Kahlo e Monet, entre outros.

Os próprios corredores do hotel estão recheados de pinturas, de curiosidades e informações sobre diversos pintores e correntes.

Há ainda retratos de vários pintores portugueses feitos por Hélder Carvalho no lounge Almada Negreiros, o espaço central do hotel, à entrada, que junta recepção, bar e serviço de pequeno-almoço, petiscos e refeições ligeiras.

Para aproveitar o exterior existem dois espaços: uma esplanada à entrada, em que reina a vista para o rio Douro e Gaia interrompida apenas pela esporádica passagem do eléctrico, e, atravessando o lounge, um pátio com sofás e mesas, uma parede em pedra e grandes vasos com oliveiras a decorar.

Nos quartos, além da pintura sobre a cabeceira que domina o quarto, destacam-se instalações modernas e confortáveis com vista para o rio ou para o pátio.

O Porto Ribeira é também uma ‘incubadora’ para o grupo Vila Galé, sendo o primeiro hotel “paper free” da rede, uma ideia que consiste em substituir a utilização de papel por smartphones e tablets, tanto na interacção com hóspedes como com fornecedores.

O check-in é feito com um tablet e as ementas do lounge estão disponíveis em tablets, enquanto nos quartos os hóspedes encontram todos os serviços e sugestões na televisão.

Um dos pontos fortes do Vila Galé Porto Ribeira é a sua localização sobre o rio Douro, em pleno Cais das Pedras, próximo da Ribeira e de alguns dos principais atractivos do Porto, a começar pela linha do eléctrico que leva para a Foz, num sentido, e para a Ribeira, no outro.

Próximo do hotel estão atracções como o museu World of Discoveries, o Museu do Vinho do Porto e a Alfândega, assim como o heliporto onde começam e terminam as viagens da Helitours.

O hotel, 28º da rede Vila Galé, resulta da reabilitação de quatro edifícios e de uma investimento superior a cinco milhões de euros.

Em conversa com jornalistas esta quinta-feira no hotel, Bernardo Mesquita, director de operações adjunto da Vila Galé, e Natália Oliveira, directora do hotel, avançaram que perspectivam excelentes ocupações para a unidade hoteleira, que abriu a 1 de Outubro e já esteve completamente ‘lotado’ em alguns dias.

Os segmentos que perspectivam que irão procurar mais esta unidade serão individuais e casais em viagens de lazer, em escapadas ou city breaks na cidade do Porto, bem como hóspedes em viagens de trabalho e negócios.

 

O PressTUR visitou o hotel e a cidade do Porto a convite da Vila Galé

 

Clique para mais propostas: Cá Dentro

Clique para mais notícias: Vila Galé

Clique para mais notícias: Hotelaria

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Catedral de Idanha-a-Velha recebe cimeira internacional sobre sustentabilidade

11-10-2018 (11h30)

A associação Aldeias Históricas de Portugal esta a promover a International Summit: Cultural Sustainable Destinations without Borders, que vai decorrer nos dias 15, 16 e 17 de Novembro na Catedral de Idanha-a-Velha.

Casa do Século XV em Monção transformada em enoturismo dedicado ao Alvarinho

10-10-2018 (18h16)

Uma casa do século XV em Monção reabre séculos depois, no Verão de 2019, como unidade de enoturismo e centro de experimentação do vinho Alvarinho, num investimento próximo de três milhões de euros, disse hoje à Lusa o promotor.

Turismo do Centro elogia reconhecimento europeu para Coimbra Região da Gastronomia 2021

09-10-2018 (00h28)

O presidente do Turismo Centro de Portugal (TCP), Pedro Machado, disse hoje que a atribuição do título de Região Europeia da Gastronomia 2021 a Coimbra é o reconhecimento europeu de uma região que tem produtos de elevada qualidade.

Solférias acrescenta circuitos aos seus programas de réveillon na Madeira

08-10-2018 (12h34)

O operador turístico Solférias anunciou hoje ao mercado a disponibilização de “circuitos de reveillon” a complementar os seus pacotes para o fim do ano na Madeira com voos TAP de Lisboa e do Porto.

Idanha-a-Velha 'celebra' descoberta arqueológica

03-10-2018 (14h20)

Idanha-a-Velha, que pertence à rede de Aldeias Históricas de Portugal, está a 'celebrar' a descoberta daquela que pode ser uma das portas principais da Egitânia, uma antiga cidade romana que chegou a ser habitada por suevos e visigodos.