Vale de Cambra requalifica praias fluviais para a próxima época balnear

08-01-2019 (15h57)

Foto: www.portoenorte.pt
Foto: www.portoenorte.pt

A Câmara de Vale de Cambra tem em curso a requalificação de três praias fluviais próximas do centro do concelho, revelou hoje a autarquia, que quer completar essas obras antes do próximo Verão.

Segundo declarou à Lusa o vereador do Ambientes e Espaços Verdes, José Alexandre Pinho, o objetivo é proporcionar "melhores condições de mobilidade e lazer à população local e também aos visitantes externos que, na época balnear, procuram o concelho para os seus tempos livres".

No caso das zonas fluviais, o investimento global está estimado em cerca de 50.000 euros e a intervenção mais profunda será na Praia Fluvial de Burgães, que, com areal e zonas de relva arborizadas, se situa a cerca de 1,5 quilómetros do centro de Vale de Cambra e já regista "uma procura significativa" na época balnear.

"Como a qualidade da água é muito boa e o local aprazível, de manhã a praia já está cheia de gente e, por esse motivo, queremos proporcionar-lhe melhores condições, aumentando as áreas de estacionamento e qualificando toda a envolvente, para o que procuraremos também adquirir alguns terrenos na proximidade", diz José Alexandre Pinho.

Já na praia de Paço de Mato, a cerca de 10 quilómetros da sede do município, está prevista a criação de instalações sanitárias de apoio, o arranjo do seu parque de merendas e a reabilitação de um fontanário aí existente. A intenção da autarquia é criar condições para gerar mais procura por essa praia, onde "as águas de montanha são de excelência".

A terceira praia fluvial sujeita a arranjo é a de Pontemieiro, localizada a cerca de 15 quilómetros do centro de Vale de Cambra e equipada com um "tanque" próprio para crianças no rio. Aí, a intervenção da câmara passa por criar melhores condições em geral para quem usufrui do espaço, que o vereador diz ser "muito procurado por famílias que, no Verão, visitam a região".

As três intervenções em causa vão decorrer a ritmos distintos, consoante as especificidades do terreno em causa, mas José Alexandre Pinho conta que, "pelo menos as de Paço de Mato e Pontemieiro, estejam prontas a tempo da próxima época balnear, que costuma começar por volta do dia 15 de junho".

(PressTUR com Agência Lusa)

Clique para ver mais: Cá Dentro

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Portugal volta a ter um restaurante nos 50 melhores do mundo — o Belcanto de José Avillez

25-06-2019 (19h34)

O Belcanto de José Avillez foi classificado como o 42º melhor restaurante do mundo na lista The World’s 50 Best Restaurants divulgada hoje e que é encabeçada pelo francês Mirazur.

Termas de Portugal renovam imagem para atrair novos clientes

25-06-2019 (13h33)

A Associação das Termas de Portugal renovou a imagem, segmentou a oferta e lançou uma campanha para aumentar o número de clientes do segmento de turismo de bem-estar, de cerca de 70 mil para 120 mil, disse hoje Victor Leal, presidente da Associação.

Praias do Algarve reabrem a banhos

19-06-2019 (14h38)

As praias do Algarve vão hoje reabrir a banhos, depois de as análises efectuadas às micro algas terem revelado que não há registo de intoxicação em humanos, disse à Lusa o director regional da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Alga vermelha interdita praias algarvias entre Ilha do Farol e Vilamoura

18-06-2019 (10h24)

As praias entre a Ilha do Farol e Vilamoura, no Algarve, estão interditadas a banhos “por precaução” devido a uma concentração de uma alga marinha que pode ser perigosa para a saúde, disse hoje o director regional do Ambiente.

PSP reforça policiamento de praias, transportes públicos e locais turísticos no Verão

13-06-2019 (14h52)

A PSP vai reforçar o policiamento das zonas balneares, transportes públicos e locais turísticos a partir de sábado, no âmbito da operação "Verão seguro 2019", que se prolonga até 15 de Setembro, indicou hoje aquela polícia.

Ultimas Noticias

Noticias mais lidas