Ruas do Funchal vão ter mais de um milhão de lâmpadas este Natal

19-11-2019 (18h52)

A época natalícia da Madeira volta a ter este ano mais de um milhão de lâmpadas distribuídas pela cidade do Funchal, segundo o Governo Regional.

“Os concursos públicos realizados para as iluminações natalícias foram realizados por dois anos, pelo que este ano serão em tudo semelhantes ao ano transato”, refere a informação divulgada pela Secretaria Regional do Turismo e Cultura.

Em causa estão dois contratos com a designação “Festas de Natal e de Fim do Ano 2018 e 2019”, num valor total de 2,3 milhões de euros, mas que engloba ainda as festas de Carnaval.

No total, serão 1.194.224 de lâmpadas que vão colorir a cidade.

Segundo a tutela, "em alguns casos" os motivos "serão colocados em artérias diferentes, estando ainda a ser equacionada a possibilidade de troca de local de um ou outro motivo nas iluminações que estão a ser colocadas na cidade do Funchal, onde são já uma tradição há dezenas de anos".

As luzes acendem no dia 1 de Dezembro, como é tradição, mas os trabalhos de iluminação estão a ser executados desde Outubro.

O tema "Natal Madeirense" dá o mote aos motivos desenhados há um ano e que visaram também prestar “homenagem aos 600 anos do descobrimento da Madeira e do Porto Santo".

Neste âmbito, para o cais da cidade – símbolo das chegadas - foi pensado um padrão luminoso inspirado nos navegantes portugueses e direcionado sobretudo para o turismo.

Um dos motivos que em 2018 mais chamaram a atenção na cidade foi colocado em frente à Sé Catedral do Funchal, onde vai estar novamente.

"Na entrada da Sé Catedral estão colocados três anjos, com a altura de três metros e meio cada um, [que] tocam instrumentos musicais", refere a secretaria regional, informando que os ‘concertos’ são diários, entre as 18h00 e as 21h00, e executados a cada hora.

O plano de decoração da cidade volta também a ter pinheiros em três locais da cidade com referência direta a três países com que a região tem uma forte relação: Reino Unido, Brasil e África do Sul.

Na Praça do Povo, um símbolo da recuperação da ilha após a aluvião de 2010, irá ser armada uma árvore de Natal com 30 metros de altura.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Madeira

Clique para ver mais: Cá Dentro

Clique para ver mais: Actividades

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Calçada da Pena em Sintra está limitada a viaturas autorizadas a partir de hoje

09-12-2019 (13h13)

O condicionamento do trânsito automóvel na Calçada da Pena, em Sintra, aplica-se a partir de hoje, 9 de Dezembro, uma medida que resulta principalmente da impossibilidade de garantir a circulação de meios de socorro naquele local, segundo a autarquia.

Açores são o primeiro arquipélago do mundo com certificação de destino turístico sustentável

05-12-2019 (15h37)

Os Açores são o primeiro arquipélago do mundo a obter a certificação de destino turístico sustentável pela Earthcheck, anunciou hoje a secretária Regional de Turismo, Marta Guerreiro, na sessão de abertura do congresso anual do Global Sustainable Tourism Council, que reúne três centenas de participantes de 42 nacionalidades em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira.

Pine Cliffs Resort apresenta propostas para o Natal e Ano Novo

04-12-2019 (15h02)

O Pine Cliffs, a Luxury Collection Resort, resort perto da Praia da Falésia entre Albufeira e Vilamoura, está a anunciar as suas propostas para o Natal e o Ano Novo.

MSC Cruzeiros anuncia o "float out" do MSC Virtuosa

03-12-2019 (17h31)

A MSC Cruzeiros anunciou que o MSC Virtuosa realizou a sua primeira navegação, a partir dos estaleiros da Chantiers de l'Atlantique, em Saint-Nazaire, em França.

Sonhando anuncia vendas antecipadas para Porto Santo

03-12-2019 (17h01)

O operador turístico Sonhando está a vender pacotes de sete noites para o Verão em Porto Santo, no Arquipélago da Madeira, com voos TAP e o preço inicial de 528 euros por pessoa.

Noticias mais lidas