Restauro da capela do Senhor D’Além em Gaia avança em Fevereiro

06-01-2020 (18h26)

Foto: Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia / www.cm-gaia.pt
Foto: Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia / www.cm-gaia.pt

O restauro da capela do Senhor D'Além, que se localiza na escarpa da Serra do Pilar, em Vila Nova de Gaia, avança em Fevereiro, indicou hoje o presidente da autarquia.

A obra terá o valor de 300 mil euros, sendo comparticipada em 30% pelo Plano Estratégicos de Desenvolvimento Urbano (PEDU).

Esta manhã, à margem de uma reunião camarária que decorreu na Junta de Gulpilhares, o presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, avançou que o concurso será assinado em Fevereiro e que o restauro incluirá “a garrafa, um monumento localizado na zona que serve para homenagear o vinho do Porto”.

A capela do Senhor D'Além é património religioso propriedade da Diocese do Porto, estando a sua génese assente numa imagem do Senhor Crucificado que data de 1140, enquanto a última celebração das Festas do Senhor D'Além data de 1997.

Em Abril, o autarca de Gaia disse, à margem da apresentação do relatório de contas de 2018, que o concurso para a reabilitação da capela "vai avançar em Maio ou Junho".

Eduardo Vítor Rodrigues garantiu que o projecto de recuperação está "totalmente conciliado" com a Diocese do Porto.

Em causa está um equipamento cujo arranjo esteve integrado num projecto da Mystic Invest, empresa do universo Douro Azul, para um hotel de 5-estrelas na escarpa da Serra do Pilar, empreendimento que aguarda um parecer da Direcção Regional da Cultura do Norte.

“Como a Câmara vai avançar com o restauro da capela, então depois se o hotel avançar será negociada uma nova contrapartida com a empresa, talvez um cais de acostagem”, disse Eduardo Vítor Rodrigues.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Cá Dentro

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Montemor-o-Novo vai inaugurar roteiro dedicado a obra de Saramago

21-02-2020 (16h13)

O Município de Montemor-o-Novo vai inaugurar, no Sábado, um roteiro literário, que também abrange Évora e Lisboa, dedicado aos "episódios mais marcantes" do primeiro romance do Nobel português, "Levantado do Chão".

Gouveia, Guarda e Fundão vão criar rede literária

21-02-2020 (14h55)

Os municípios de Gouveia, Guarda e Fundão vão criar uma rede literária, que incidirá sobre “espaços emblemáticos na vida e na obra” dos escritores Eduardo Lourenço, Eugénio de Andrade e Vergílio Ferreira.

Aljustrel tem o maior percurso mineiro urbano de Portugal

19-02-2020 (17h49)

O maior percurso mineiro urbano de Portugal está disponível em Aljustrel, oferecendo aos "amantes" de caminhadas a possibilidade de visitar e desvendar "segredos e riquezas" dos principais locais de interesse da vila mineira alentejana, divulgou hoje o município.

Linha do Vouga recebe comboio a vapor durante o Carnaval

19-02-2020 (16h37)

Há duas viagens de comboio a vapor agendadas para a Linha do Vouga, no fim-de-semana de Carnaval, com o itinerário entre Aveiro e Macinhata do Vouga, animação a bordo e uma recriação histórica no Museu Ferroviário.

Solférias propõe viagens aos Açores para desfrutar da tranquilidade da natureza

19-02-2020 (14h25)

O operador turístico Solférias está a divulgar a sua programação para férias nos Açores, um destino para quem procura desfrutar da tranquilidade da natureza, das actividades ao ar livre, nas montanhas e no mar.

Noticias mais lidas