Restauro da capela do Senhor D’Além em Gaia avança em Fevereiro

06-01-2020 (18h26)

Foto: Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia / www.cm-gaia.pt
Foto: Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia / www.cm-gaia.pt

O restauro da capela do Senhor D'Além, que se localiza na escarpa da Serra do Pilar, em Vila Nova de Gaia, avança em Fevereiro, indicou hoje o presidente da autarquia.

A obra terá o valor de 300 mil euros, sendo comparticipada em 30% pelo Plano Estratégicos de Desenvolvimento Urbano (PEDU).

Esta manhã, à margem de uma reunião camarária que decorreu na Junta de Gulpilhares, o presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, avançou que o concurso será assinado em Fevereiro e que o restauro incluirá “a garrafa, um monumento localizado na zona que serve para homenagear o vinho do Porto”.

A capela do Senhor D'Além é património religioso propriedade da Diocese do Porto, estando a sua génese assente numa imagem do Senhor Crucificado que data de 1140, enquanto a última celebração das Festas do Senhor D'Além data de 1997.

Em Abril, o autarca de Gaia disse, à margem da apresentação do relatório de contas de 2018, que o concurso para a reabilitação da capela "vai avançar em Maio ou Junho".

Eduardo Vítor Rodrigues garantiu que o projecto de recuperação está "totalmente conciliado" com a Diocese do Porto.

Em causa está um equipamento cujo arranjo esteve integrado num projecto da Mystic Invest, empresa do universo Douro Azul, para um hotel de 5-estrelas na escarpa da Serra do Pilar, empreendimento que aguarda um parecer da Direcção Regional da Cultura do Norte.

“Como a Câmara vai avançar com o restauro da capela, então depois se o hotel avançar será negociada uma nova contrapartida com a empresa, talvez um cais de acostagem”, disse Eduardo Vítor Rodrigues.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Cá Dentro

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Passadiços do Paiva devem reabrir quinta-feira após obras de recuperação

14-01-2020 (15h49)

Os Passadiços do Paiva, a poucos quilómetros de Arouca, devem reabrir na próxima quinta-feira, 16 de Janeiro, depois de terem sido interditos ao público para obras devido ao impacto do mau tempo verificado nas últimas semanas de Dezembro.

Concurso para renovação do Miradouro do Zebro abre até final de Março

08-01-2020 (12h45)

O presidente da Câmara de Oleiros anunciou que o concurso para a requalificação do Miradouro do Zebro, projecto da autoria do arquitecto Siza Vieira, vai ser lançado no primeiro trimestre do ano.

Vila Nova de Poiares espera milhares de visitantes na Semana da Chanfana

06-01-2020 (18h13)

A 15ª Semana da Chanfana de Vila Nova de Poiares, que decorre entre 10 e 20 de Janeiro, com nove restaurantes participantes, espera juntar milhares de pessoas.

Solférias lança propostas para Verão em Porto Santo

06-01-2020 (16h50)

O operador turístico Solférias anunciou ao mercado uma campanha de vendas antecipadas para as férias de Verão na ilha de Porto Santo, com pacotes de sete noites com voos directos TAP de Lisboa e do Porto.

Sonhando anuncia vendas antecipadas para Verão em Porto Santo

03-01-2020 (13h22)

O operador turístico Sonhando divulgou para o mercado uma campanha de vendas antecipadas para as férias de Verão na ilha de Porto Santo, com pacotes de sete noites com voos directos TAP de Lisboa e do Porto.

Noticias mais lidas