Protecção Civil dos Açores alerta para agravamento do tempo

14-09-2018 (16h06)

Foto: Veraçor/Visit Azores
Foto: Veraçor/Visit Azores

A Protecção Civil dos Açores emitiu um comunicado a aconselhar a população a tomar medidas de autoprotecção tendo em conta o agravamento do estado do tempo no arquipélago, devido à tempestade tropical “Helene”.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) desaconselha, nas horas abrangidas pelos avisos meteorológicos, a circulação automóvel sem necessidade, pela possibilidade se se formarem lençóis de água devido às previsões de chuva forte.

Em locais não pavimentados, as águas podem causar erosão dos solos, levando à queda de muros, taludes, postes, entre outros, alerta a Protecção Civil, que pede ainda à população que consolide telhados, portas e janelas e guarde os objetos soltos do jardim, já que podem ser projectados pelo vento forte.

O SRPCBA aconselha o reforço das amarrações das embarcações ou a colocação em local seguro, e especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas.

As autoridades desaconselham ainda a prática de actividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos ou passeios à beira-mar.

O ciclone “Helene”, que já foi um furacão de categoria 2, está agora classificado como tempestade tropical, devendo tornar-se nas próximas 48 horas num ciclone extratropical, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Na mais recente actualização enviada às redacções, esta manhã, o IPMA explica que "o ciclone ‘Helene’ está a deslocar-se para Norte a 37 quilómetros por hora, com uma previsão de trajectória a indicar que deverá atravessar o arquipélago entre os grupos Ocidental (Flores e Corvo) e Central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial)”.

Prevê-se que às 18h dos Açores (mais uma hora em Lisboa) se encontre a aproximadamente 28 quilómetros a Leste da ilha das Flores.

“Espera-se que, nas próximas 48 horas e coincidindo com a passagem pelo arquipélago, ocorra a transição para ciclone extratropical”, refere o IPMA.

É muito provável (probabilidade entre 60% e 90%) que as ilhas dos grupos Ocidental e Central comecem a sofrer os efeitos desta tempestade (com aumento gradual da intensidade do vento e agitação marítima e ocorrência de precipitação pontualmente forte) a partir das 6h (hora dos Açores) de Sábado.

O mau tempo deverá estender-se gradualmente às ilhas do grupo Central, prevendo-se que entre as 12h de Sábado e as 9 de Domingo ocorra precipitação intensa, o vento sopre do quadrante sul forte a muito forte, com rajadas até 120 quilómetros por hora, e as ondas atinjam os oito metros de altura significativa de Sul, indica o IPMA.

Quanto às ilhas do grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria), prevê-se que ocorram precipitação temporariamente forte e rajadas que poderão atingir os 85 quilómetros por hora.

O IPMA já emitiu aviso vermelho para o grupo Ocidental, devido à chuva, que poderá ser forte entre as 12h e as 24h de Sábado.

As duas ilhas do grupo Ocidental vão estar ainda este fim de semana sob aviso amarelo e laranja por causa da chuva, e também laranja devido às previsões de vento forte e agitação marítima.

Para o grupo Central vão vigorar avisos laranja e amarelo tendo em conta as previsões de vento, chuva e agitação marítima.

No grupo Oriental vai vigorar durante o fim de semana o aviso amarelo referente a precipitação e vento.

O aviso vermelho é o mais elevado dos avisos meteorológicos e representa uma situação meteorológica de risco extremo.

O laranja é o segundo mais grave de uma escala de quatro e indica situação meteorológica de risco moderado a elevado.

O aviso amarelo, o terceiro mais grave, representa uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

(PressTUR com Agência Lusa)

Clique para ver mais: Cá Dentro

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Pousadas de Portugal lançam "Rotas com História"

21-09-2018 (15h08)

As Pousadas de Portugal, do Grupo Pestana, lançaram um conjunto de cinco rotas por Portugal "com o intuito de realçar a riqueza e exclusividade de cada região".

5ª edição das Chef Talks será dedicada aos cinco elementos

20-09-2018 (18h23)

A 5ª edição das Chef Talks, a decorrer no dia 29 de Setembro no restaurante Al Quimia do Epic Sana Algarve, vai ser dedicada aos cinco elementos do planeta Terra.

Sonhando lança propostas para Réveillon na Madeira e Porto Santo

18-09-2018 (17h46)

O operador turístico Sonhando anunciou programas para celebrar a passagem de ano na Madeira e na ilha de Porto Santo, com voos TAP e alojamento, a partir de 588 euros por pessoa em quarto duplo.

Adega José de Sousa convida a visitas gratuitas este Sábado

18-09-2018 (16h43)

A Adega José de Sousa, em Reguengos de Monsaraz, está a organizar visitas guiadas gratuitas às suas instalações este Sábado, dia 22, com uma prova de dois vinhos incluída, no âmbito do projecto "Adegas de Portas Abertas" da Rota de Vinhos da Península de Setúbal.

Stay Hotels anuncia preços desde 27 euros para celebrar o Dia Mundial do Turismo

18-09-2018 (16h40)

A Stay Hotels, que tem unidades no Norte, Centro e Sul de Portugal, está a anunciar preços desde 27 euros por noite para celebrar o Dia Mundial do Turismo, para estadas entre 27 de Dezembro e 27 de Janeiro.