Protecção Civil dos Açores alerta para agravamento do estado do tempo até Sábado

07-03-2018 (17h51)

A Protecção Civil dos Açores recomendou hoje medidas de auto-protecção tendo em conta o agravamento do tempo no arquipélago, até Sábado, com previsões de chuva, trovoada e agitação marítima nas nove ilhas.

O mau tempo, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), deve-se “a uma depressão centrada a Noroeste do arquipélago, com uma superfície frontal associada e deslocamento para Leste”.

O grupo ocidental (Flores e Corvo) está sob aviso amarelo por causa da precipitação e trovoada entre as 15:00 locais de hoje (mais uma hora em Lisboa) e as 00:00 de sexta-feira.

As ilhas das Flores e Corvo vão estar também sob aviso amarelo referente a agitação marítima das 18:00 de quinta-feira às 00:00 de Sábado, prevendo-se ondas de Sudoeste, passando a Noroeste, de seis a sete metros.

Para o grupo central (Terceira, Pico, São Jorge, Graciosa e Faial), o aviso amarelo devido à chuva e trovoada vai vigorar entre as 18:00 de hoje e as 00:00 de sexta-feira.

As cinco ilhas estarão ainda sob aviso amarelo devido à agitação marítima, das 18:00 de quinta-feira às 00:00 de Sábado, com previsões de ondas de Sudoeste, passando a Noroeste, de seis a sete metros.

No grupo oriental (São Miguel e Santa Maria), o aviso amarelo de chuva e trovoada estará em vigor das 21:00 de hoje às 06:00 de sexta-feira.

O IPMA colocou ainda as ilhas daquele grupo sob aviso amarelo entre as 18:00 de quinta-feira e as 00:00 de Sábado, por causa das previsões de agitação marítima com ondas de Sudoeste, passando a Noroeste, de seis a sete metros.

O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda que sejam tomadas medidas de auto-protecção face a estas previsões meteorológicas para o arquipélago, que vai estar sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro e que revela situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

O mau tempo que se faz sentir no arquipélago originou na terça-feira o cancelamento de alguns voos entre ilhas dos Açores, ligações asseguradas pela SATA Air Açores, o que afectou cerca de 300 passageiros, segundo indicou o porta-voz da companhia aérea açoriana.

António Portugal adiantou ainda à agência Lusa que foram também canceladas na terça-feira ligações da Azores Airlines entre Lisboa e o Faial e ainda Terceira, o que afectou 120 passageiros.

A SATA já está, no entanto, a repor todas as ligações canceladas devido ao mau tempo.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para mais notícias: Açores

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Catedral de Idanha-a-Velha recebe cimeira internacional sobre sustentabilidade

11-10-2018 (11h30)

A associação Aldeias Históricas de Portugal esta a promover a International Summit: Cultural Sustainable Destinations without Borders, que vai decorrer nos dias 15, 16 e 17 de Novembro na Catedral de Idanha-a-Velha.

Casa do Século XV em Monção transformada em enoturismo dedicado ao Alvarinho

10-10-2018 (18h16)

Uma casa do século XV em Monção reabre séculos depois, no Verão de 2019, como unidade de enoturismo e centro de experimentação do vinho Alvarinho, num investimento próximo de três milhões de euros, disse hoje à Lusa o promotor.

Turismo do Centro elogia reconhecimento europeu para Coimbra Região da Gastronomia 2021

09-10-2018 (00h28)

O presidente do Turismo Centro de Portugal (TCP), Pedro Machado, disse hoje que a atribuição do título de Região Europeia da Gastronomia 2021 a Coimbra é o reconhecimento europeu de uma região que tem produtos de elevada qualidade.

Solférias acrescenta circuitos aos seus programas de réveillon na Madeira

08-10-2018 (12h34)

O operador turístico Solférias anunciou hoje ao mercado a disponibilização de “circuitos de reveillon” a complementar os seus pacotes para o fim do ano na Madeira com voos TAP de Lisboa e do Porto.

Idanha-a-Velha 'celebra' descoberta arqueológica

03-10-2018 (14h20)

Idanha-a-Velha, que pertence à rede de Aldeias Históricas de Portugal, está a 'celebrar' a descoberta daquela que pode ser uma das portas principais da Egitânia, uma antiga cidade romana que chegou a ser habitada por suevos e visigodos.