Primeira "Porta de Entrada" no Vale do Tua inaugurada em Murça

17-02-2020 (16h05)

Parque Natural Regional do Vale do Tua / parque.valetua.pt
Parque Natural Regional do Vale do Tua / parque.valetua.pt

A primeira “Porta de Entrada” no Parque Natural Regional do Vale do Tua (PNRVT) já foi inaugurada, em Murça, distrito de Vila Real, e pretende ser um espaço interactivo para a promoção turística e a descoberta do território.

Serão no total cinco as portas de entrada do vale do Tua, uma por cada concelho que faz parte deste território, e são complementares ao Centro Interpretativo do Vale do Tua (CIVT), situado em Foz Tua, concelho de Carrazeda de Ansiães.

Artur Cascarejo, director PNRVT, disse que o projecto das portas de entrada resulta de uma candidatura de meio milhão de euros ao Programa Valorizar, tendo sido atribuídos 100 mil euros a cada um dos municípios: Alijó, Carrazeda de Ansiães, Mirandela, Murça e Vila Flor.

Cada um destes espaços, explicou, “tem a especificidade de cada concelho”, oferece “um conjunto de experiências” relacionadas com a cultura, natureza, gastronomia” e convida o visitante a “interagir com os equipamentos”.

Cada porta vai-se diferenciar pela aposta num dos sentidos. Em Murça é o olfato e este território cheira a “alfazema” e “bosque”.

Segundo Artur Cascarejo, os cinco espaços “são complementares” e possuem uma forte componente de serviço educativo e ambiental.

O vale do Tua está a apostar em três pilares: os percursos pedestres, o 'birdwatching' e o “arqueo e astro turismo”.

O responsável explicou que está já em execução o projeto do 'birdwatching', ou seja observação de aves, que resulta de uma candidatura de 200 mil euros.

Artur Cascarejo aproveitou a presença da secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, para pedir apoio na candidatura de 330 mil euros que quer transformar este território num local privilegiado para observação de estrelas em locais ligados ao património arqueológico.

Em seis anos de existência, o PNRVT já atingiu um valor de 1,5 milhões de euros de candidaturas aprovadas.

A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, destacou a importância deste projeto que “reafirma o compromisso com a coesão territorial” e “responde em pleno a esta preocupação de valorizar o património natural”, neste caso o “ativo extraordinário” que é o vale do Tua.

A governante repetiu novamente a necessidade de aumentar as dormidas no Interior do país e lembrou que, em 2019, “90% das dormidas” ocorreram no Litoral.

O presidente da Câmara de Murça, Mário Artur Lopes, disse que na “Porta” deste concelho passará também a funcionar o posto de turismo local.

“Mostra-se aqui que o turismo tem de ser transversal ao território. Com condições destas, promovendo o que aqui existe, completamente diferenciador, nós vamos ter um turismo o ano inteiro e para toda a gente”, salientou o autarca.

Artur Cascarejo disse que no dia 21 é inaugurada a segunda “Porta de Entrada”, em Foz Tua, no mesmo dia em que se comemoram os dois anos da abertura do Centro Interpretativo do Vale do Tua

Depois, no 16 de maio, em Vila Flor, abre a terceira, no mesmo dia em que é lançado o Tua Walking Festival, aproveitando os, pelos menos, dois percursos perdestes já existentes em cada um dos municípios.

Para Alijó e Mirandela ainda não há data de inauguração.

O PNRVT representa uma das contrapartidas resultantes da construção da barragem de Foz Tua.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Cá Dentro

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Festas do Povo de Campo Maior adiadas para 2021

27-03-2020 (13h42)

As tradicionais Festas do Povo de Campo Maior, no distrito de Portalegre, que adornam a vila com coloridas flores de papel, foram adiadas para 2021 na sequência da pandemia de covid-19, disse à agência Lusa fonte da organização.

Bela Vista Hotel & Spa encerra temporariamente

19-03-2020 (16h32)

O Bela Vista Hotel & Spa, em Portimão, anunciou que vai encerrar temporariamente "como medida preventiva à propagação do coronavírus".

ATL adia evento Peixe em Lisboa

19-03-2020 (12h48)

A  Associação Turismo de Lisboa (ATL) vai adiar o evento gastronómico anual Peixe em Lisboa, que decorre anualmente em Lisboa desde 2008, devido ao surto do novo coronavírus.

DGPC encerra museus, palácios e monumentos nacionais

16-03-2020 (11h09)

A Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC) anunciou o encerramento de todos os museus, monumentos e palácios nacionais sob a sua tutela, como medida de combate à pandemia do novo coronavírus.

Museu do FC Porto suspende eventos programados até 29 de Março

13-03-2020 (18h27)

O Museu do FC Porto anunciou o cancelamento dos eventos da sua programação até 29 de Março como medida de prevenção à propagação do novo coronavírus.

Noticias mais lidas