Praias do Algarve reabrem a banhos

19-06-2019 (14h38)

As praias do Algarve vão hoje reabrir a banhos, depois de as análises efectuadas às micro algas terem revelado que não há registo de intoxicação em humanos, disse à Lusa o director regional da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

José Pacheco indicou que as análises efectuadas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e a informação da Autoridade de Saúde Regional “não apuraram casos descritos de intoxicação em humanos pela toxina identificada”.

Em face do resultado, acrescentou, já foi comunicado às autoridades marítimas e às câmaras municipais que se proceda “ao levantamento do desaconselhamento de banho nas praias compreendidas entre a ilha Deserta (Faro) e a praia das Açoteias (Albufeira)”.

Contudo, apesar de as análises não revelarem registo de intoxicação em humanos e de a mancha de micro algas já se ter começado a dissipar, a APA aconselha que se evitem banhos nas zonas onde se verifica uma maior densidade de micro algas, sobretudo por crianças e grupos vulneráveis.

“Deixamos o conselho e o alerta para que crianças e pessoas mais vulneráveis evitem tomar banho em zonas de grande densidade de micro algas, mas quem quiser tomar banho e andar no mar já o pode fazer”, sublinhou.

A decisão de desaconselhar os banhos nas praias compreendidas entre a zona da ilha do Farol (Faro) e de Albufeira foi tomada pela APA, através da Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Algarve, em articulação com a Autoridade de Saúde e a colaboração da Universidade do Algarve devido à presença em grande densidade de dinoflagelados (micro algas).

Inicialmente, no Domingo, a restrição foi imposta apenas na praia de Faro, mas a “mancha” de micro algas deslocou-se para Oeste e a restrição foi estendida, já na segunda-feira, a toda a faixa entre as praias de Faro e das Açoteias, no concelho de Albufeira, em que se incluem também todas as praias de Vilamoura (concelho de Loulé).

Entretanto, devido à maré vermelha, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) decretou na terça-feira a interdição, a título preventivo, da apanha e comercialização de amêijoa-branca e pé-de-burrinho na zona litoral entre Faro e Olhão, onde a apanha de conquilha já estava interditada devido à presença de toxinas lipofílicas.

Com a interdição que já vigorava entre Lagos e Albufeira para todos os moluscos bivalves, praticamente todo o litoral algarvio fica abrangido pela interdição total da captura de bivalves, à excepção das zonas entre o Cabo de São Vicente e Lagos e entre Tavira e Vila Real de Santo António, onde a interdição é parcial e apenas para algumas espécies.

Em comunicado, o IPMA refere que “caso se verifique a existência de valores próximos do limite permitido para a concentração de micro algas tóxicas na água em zonas de produção de moluscos bivalves, será avaliada a interdição cautelar de outras zona limítrofes e que possam ser afectadas”.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para mais notícias: Cá Dentro

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Centro de São João da Madeira está decorado com 500 chapéus para valorizar cultura e comércio

17-07-2019 (14h39)

Um troço do centro pedonal de São João da Madeira vai estar decorado até final de Setembro com 500 chapéus de várias cores, para valorizar a cultura e o comércio tradicionais, segundo a autarquia do distrito de Aveiro.

Nomad promove Festival de Cinema de Aventura em Setembro

17-07-2019 (14h32)

A agência de viagens Nomad e a Câmara Municipal de Matosinhos promovem entre 12 e 15 de Setembro um Festival de Cinema de Aventura, com entrada gratuita para assistir a filmes, conferências, exposições fotográficas, festas, workshops e conversas.

Herdade dos Salgados abre novo Rooftop Bar para desfrutar “do que o Algarve tem de melhor”

17-07-2019 (14h14)

A Herdade dos Salgados inaugurou um novo Rooftop Bar, que descreve como “um novo spot para desfrutar deste resort exclusivo e do que o Algarve tem de melhor”.

Tivoli Avenida Liberdade recebe um dos mixologistas mais premiados da Ásia

17-07-2019 (13h59)

Mochammad Fadli, um dos mixologistas mais premiados da Ásia, e a DJ brasileira Luísa Viscardi, vão animar as noites de 24 e 25 de Julho nos espaços SEEN by Olivier e Sky Bar by SEEN, no Tivoli Avenida Liberdade.

Piscina do Luso reabre após renovação

17-07-2019 (13h10)

A Piscina Municipal do Luso reabre ao público amanhã, após a reparação dos estragos causados pela tempestade que assolou a região Centro em Abril de 2018.

Noticias mais lidas