Porto Covo vai proibir circulação de autocaravanas no perímetro urbano

04-06-2019 (13h25)

Foto: Câmara Municipal de Sines / www.sines.pt
Foto: Câmara Municipal de Sines / www.sines.pt

A Junta de Freguesia de Porto Covo, no concelho de Sines, vai proibir a circulação de autocaravanas no perímetro urbano da aldeia turística a partir deste Verão.

“Vamos fechar o perímetro urbano para impedir a circulação dos autocaravanistas, porque a freguesia não tem condições para receber tantas autocaravanas durante o Verão e ao longo do ano e tem de haver este tipo de restrições”, disse hoje à agência Lusa o presidente da Junta de Freguesia de Porto Covo, Cláudio Rosa.

O aumento do caravanismo e do campismo selvagem tem preocupado os autarcas do litoral alentejano, que se queixam de falta de fiscalização e de legislação para controlar o número de autocaravanas que ocupam estacionamento no interior das localidades e ao longo da faixa costeira.

“Vamos colocar sinalética em vários locais, cerca de 26 placas, a informar da proibição de circulação e pernoita dentro do perímetro urbano, ficando os autocaravanistas com a circulação destinada para os parques de campismo, farmácia e mercado municipal”, acrescentou.

De acordo com o autarca, só na freguesia de Porto Covo existem três parques de campismo, “que cobram uma diária”, e “com capacidade para 320 lugares de estacionamento” para autocaravanas.

“Necessitamos dos estacionamentos porque Porto Covo vai crescendo em termos habitacionais. A área de estacionamento não acompanha essa evolução e temos de criar essa restrição, não só de acesso às zonas balneares, mas mesmo dentro do perímetro urbano porque, na época balnear, certas ruas são intransitáveis”, lamentou.

Perante as constantes queixas dos moradores, Cláudio Rosa referiu ser “impossível fazer um conjunto de regras para os dois tipos de autocaravanistas, porque há os bons e os maus que entendiam que nem deviam pagar uma quantia de três euros para estacionar num espaço gerido por um clube da terra, que acabou por encerrar”.

“Também nas praias já existe sinalética a proibir o estacionamento, mas não cabe à Junta de Freguesia, nem à Câmara Municipal [de Sines] fazer cumprir as regras, mas sim às entidades competentes”, alertou.

O autarca de Porto Covo sublinhou que a interdição “não é uma bandeira” da junta de freguesia “que não está a proibir o acesso" à localidade, mas a “encaminhar para os locais apropriados que são os parques de campismo”.

“Espero que haja um investimento privado para construir um parque de autocaravanas, porque não queremos mandar ninguém embora mas também não podemos ver quase 100 caravanas junto às nossas falésias e não termos estacionamentos disponíveis para as pessoas irem para as praias”, concluiu.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Cá Dentro

Clique para ver mais: Portugal

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Algarve Spa Week vai ter descontos até 50%

20-09-2019 (14h47)

A 10ª edição da Algarve Spa Week vai decorrer 5 a 13 de Outubro e terá descontos até 50% em tratamentos seleccionados.

Passadiços do Paiva estão encerrados até Domingo devido a elevado risco de incêndio

05-09-2019 (11h56)

Os Passadiços do Paiva estão encerrados até Domingo devido ao alerta de agravamento do risco de incêndio no distrito de Aveiro, revelou hoje a Câmara de Arouca.

Nova aplicação ajuda turistas a visitar a ilha das Berlengas

04-09-2019 (10h09)

A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) lançou uma aplicação para ajudar turistas a visitar a Reserva Natural das Berlengas, ao largo de Peniche.

Vila Galé propõe novas experiências de enoturismo no Douro

03-09-2019 (14h57)

A Vila Galé anunciou novos programas para fazer provas de vinhos e visitar monumentos na região do Douro, com transporte desde os seus hotéis no Porto.

Nova ponte sobre a ribeira do Almargem em Tavira prevista para Outubro/Novembro

02-09-2019 (18h36)

A Câmara Municipal de Tavira anunciou que a substituição da ponte pedonal e ciclável sobre a ribeira do Almargem, em Tavira, deverá iniciar-se em Outubro ou Novembro.

Noticias mais lidas