Ponte envidraçada nos Passadiços do Paiva vai ser “a mais bonita da Europa”

10-05-2018 (18h47)

"Vai ser a maior ponte do género em Portugal e, se não for também a maior da Europa, será certamente a mais bonita e a mais impactante", assim se referiu a presidente da Câmara de Arouca à ponte envidraçada dos Passadiços do Paiva actualmente em construção a 150 metros de altura junto ao geossítio da Cascata das Aguieiras e nas imediações da escarpa conhecida como a Garganta do Paiva.

"É uma obra de imenso relevo não apenas para a população de Arouca, mas também para todo o território nacional, dada a procura que os passadiços e o geoparque têm registado tanto entre a comunidade portuguesa como entre os nossos visitantes estrangeiros", acrescentou a autarca.

Arrancando com a instalação do estaleiro e com trabalhos de preparação do terreno, a empreitada foi entregue à empresa Conduril - Engenharia, SA, com base num projecto do Itecons - Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade, da Universidade de Coimbra.

O vão de 480 metros sobre o rio terá uma largura útil de 1,20 metros e pavimento em gradil metálico, para facilitar a circulação do vento sem oferecer grande resistência às correntes.

Inspirada nas pontes incas que atravessavam os vales mais profundos das montanhas dos Andes, a nova estrutura anunciada para Arouca integra a rede de vias pedonais já existentes no concelho e terá um custo estimado em 1,7 milhões de euros (mais IVA).

Deverá ficar concluída num prazo de 10 meses, após o que a sua utilização terá efeito no preçário de acesso aos passadiços, cuja entrada custa actualmente um euro por pessoa, sendo grátis para menores de 12 anos e tendo um custo único de 2,5 euros para residentes de Arouca que adquiram um cartão de uso vitalício.

 

Clique para mais: Cá Dentro

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Soltrópico lança três circuitos guiados para explorar os Açores

21-02-2019 (11h10)

O operador turístico Soltrópico lançou para o mercado três programas para visitar os Açores, todos com visitas guiadas, transporte, refeições, alojamento e voos com lugares garantidos.

Penacova quer atrair novos públicos com Festival da Lampreia

20-02-2019 (09h51)

Doze restaurantes vão participar na edição deste ano do Festival da Lampreia de Penacova, entre sexta-feira e Domingo, uma aposta da autarquia para atrair mais visitantes ao concelho.

Festival Internacional de Chocolate de Óbidos vai eleger “o chocolate do ano”

19-02-2019 (16h42)

O Festival Internacional de Chocolate de Óbidos, que decorrerá este ano entre os dias 25 de Abril e 5 de Maio, vai marcar a primeira eleição do “chocolate do ano”.

Vila Nova da Barquinha vai ter um bioparque com 260 espécies de animais

18-02-2019 (13h40)

Vila Nova da Barquinha, no distrito de Santarém, vai ter um bioparque com 260 espécies de animais distribuídos por 43 hectares, um projecto previsto inaugurar em 2021 com um investimento de 70 milhões de euros.

Passeio costeiro entre Quarteira e Vilamoura avança para segunda fase

18-02-2019 (13h10)

A segunda fase do passeio costeiro que liga Quarteira a Vilamoura, no concelho de Loulé, um investimento que ronda os 2,6 mihões de euros, vai avançar após a consignação da obra, hoje formalizada.