Ponte envidraçada nos Passadiços do Paiva vai ser “a mais bonita da Europa”

10-05-2018 (18h47)

"Vai ser a maior ponte do género em Portugal e, se não for também a maior da Europa, será certamente a mais bonita e a mais impactante", assim se referiu a presidente da Câmara de Arouca à ponte envidraçada dos Passadiços do Paiva actualmente em construção a 150 metros de altura junto ao geossítio da Cascata das Aguieiras e nas imediações da escarpa conhecida como a Garganta do Paiva.

"É uma obra de imenso relevo não apenas para a população de Arouca, mas também para todo o território nacional, dada a procura que os passadiços e o geoparque têm registado tanto entre a comunidade portuguesa como entre os nossos visitantes estrangeiros", acrescentou a autarca.

Arrancando com a instalação do estaleiro e com trabalhos de preparação do terreno, a empreitada foi entregue à empresa Conduril - Engenharia, SA, com base num projecto do Itecons - Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade, da Universidade de Coimbra.

O vão de 480 metros sobre o rio terá uma largura útil de 1,20 metros e pavimento em gradil metálico, para facilitar a circulação do vento sem oferecer grande resistência às correntes.

Inspirada nas pontes incas que atravessavam os vales mais profundos das montanhas dos Andes, a nova estrutura anunciada para Arouca integra a rede de vias pedonais já existentes no concelho e terá um custo estimado em 1,7 milhões de euros (mais IVA).

Deverá ficar concluída num prazo de 10 meses, após o que a sua utilização terá efeito no preçário de acesso aos passadiços, cuja entrada custa actualmente um euro por pessoa, sendo grátis para menores de 12 anos e tendo um custo único de 2,5 euros para residentes de Arouca que adquiram um cartão de uso vitalício.

 

Clique para mais: Cá Dentro

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Póvoa de Varzim recebe Laúndos em Movimento de 10 a 12 de Agosto

20-07-2018 (14h46)

A Póvoa de Varzim está a dinamizar o Laúndos em Movimento, evento que inclui duas provas de ciclismo entre as actividades anunciadas.

Adega de Vila Santa anuncia programa de vindimas a partir de Agosto

19-07-2018 (17h25)

A Adega de Vila Santa, em Estremoz, vai passar a incluir programas de vindimas na sua oferta de enoturismo, com o processo da apanha, escolha manual e pisa da uva, com oito lagares de mármore disponíveis.

Pereiro de Mação é “Capital das Ruas Enfeitadas” de 21 a 26 de Agosto

19-07-2018 (17h09)

A aldeia de Pereiro de Mação, próxima de Abrantes, vai voltar a promover o evento "Pereiro de Mação - Capital das Ruas Enfeitadas ", entre 21 e 26 de Agosto, depois de um ano de interregno em 2017.

Birò apresenta veículos eléctricos para passeios turísticos em Lisboa

19-07-2018 (17h02)

A Birò Portugal apresentou hoje seis novos veículos 100% eléctricos para passeios turísticos em Lisboa.

Aldeia de Castelo Novo recebe evento inspirado numa 'batalha espacial'

19-07-2018 (16h49)

A Aldeia Histórica de Castelo Novo, no Município do Fundão, vai receber o evento inspirado em alegados avistamentos de OVNIs na região, "A Grande Batalha da Gardunha", entre 27 e 29 de Julho.