Moura (Beja) vai criar oferta de actividades náuticas no Alqueva

06-11-2018 (17h28)

A Câmara de Moura e a empresa gestora do Alqueva, no Alentejo, querem criar uma estação náutica, composta por várias infra-estruturas, para aproveitar as potencialidades do concelho e da albufeira para actividades náuticas.

Trata-se da Estação Náutica Lago de Alqueva - Moura, que prevê a construção de equipamentos e infra-estruturas para actividades náuticas no concelho de Moura, distrito de Beja, a maioria junto à coroa da barragem, explicou hoje à agência Lusa o presidente do município, Álvaro Azedo.

Segundo o autarca, o projecto da estação, que é coordenado pelo município e envolve vários parceiros, como a Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva (EDIA), pretende “agregar, fomentar, consolidar e aproveitar potencialidades” do concelho e do Alqueva no sector da náutica.

Neste sentido, referiu Álvaro Azedo, o projecto prevê criar “uma oferta integrada, competitiva e credível” de equipamentos e infra-estruturas para promover o concelho como destino náutico, “fazendo das actividades náuticas um motor de desenvolvimento turístico”.

A estação, que já foi certificada pelo Fórum Oceano - Associação de Economia do Mar, permitirá realizar eventos e disponibilizará produtos e serviços do sector da náutica, como passeios marítimo-turísticos, desportos náuticos, aluguer de material para actividades náuticas e de embarcações, táxi fluvial, pesca turística, desportiva e amadora, alojamento, restauração e comércio.

As obras de construção dos equipamentos e infra-estruturas da estação, uma a cargo da EDIA e as restantes do município, vão decorrer em quatro fases, adiantou, referindo que a autarquia ainda vai definir os orçamentos da maior parte das obras a seu cargo e procurar formas de as financiar.

Segundo o autarca, as obras dos equipamentos e infra-estruturas a cargo do município irão arrancar “sempre de forma sustentada e à medida que for garantido financiamento”.

A primeira fase prevê a construção da Plataforma Central de Lazer junto à coroa da barragem, numa obra da EDIA, que já tem financiamento garantido e deverá começar em Setembro de 2019 e terminar durante o primeiro semestre de 2020.

A plataforma vai incluir infra-estruturas de apoio ao turismo náutico e aos operadores com actividades na zona, como um espaço de cafetaria e casas de banho.

A segunda fase prevê a construção de três áreas de serviço de auto-caravanas, uma junto à barragem, uma na aldeia da Estrela e outra junto ao Cais da Barca, numa obra do município, que já tem financiamento garantido e deverá terminar no segundo semestre de 2019, disse.

As terceira e quarta fases, cujas obras a cargo da câmara deverão começar em 2020, incluem a construção, junto à coroa da barragem, respectivamente, do Centro Náutico de Moura/Alqueva e de equipamentos de recreio e lazer, como uma piscina flutuante e uma praia fluvial.

No âmbito do projecto, está a ser construído e deverá começar a funcionar até ao final deste ano o Centro de Remo do Ardila, numa parceria entre uma empresa e o Grupo União Safarense.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para mais notícias: Cá Dentro

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Coimbra investe 1,2 milhões na requalificação de ruas da Alta histórica da cidade

20-08-2019 (16h13)

Coimbra vai investir 1,2 milhões de euros na requalificação do Largo da Sé Velha, da Rua do Quebra Costas e das Escadas e do Beco da Carqueja, na Alta histórica da cidade, anunciou a autarquia.

Vila do Cadaval e Serra do Montejunto vão ter rede wi-fi gratuita

20-08-2019 (16h06)

O Turismo de Portugal aprovou uma candidatura da Câmara Municipal do Cadaval para criar uma rede de 11 pontos de acesso gratuito à internet na Vila do Cadaval e na Serra do Montejunto, informou a autarquia.

Vila Galé lança programa de vindimas no Alentejo

20-08-2019 (15h19)

O hotel Vila Galé Clube de Campo, próximo de Beja, no Alentejo, promove entre 24 de Agosto e 13 de Setembro uma experiência de vindimas completa, com apanha da uva, pisa a pé tradicional e prova de vinhos.

Praia de Faro volta a ter Bandeira Verde após nova análise da água

14-08-2019 (12h15)

A Bandeira Verde voltou hoje a ser içada na Praia de Faro, no Algarve, depois de nova análise da água ter revelado “valores dentro dos parâmetros normais” de concentração de coliformes fecais, disse à Lusa o comandante do Porto de Faro.

Idanha-a-Nova promove visita guiada a Monsanto este Domingo

14-08-2019 (12h00)

A Câmara de Idanha-a-Nova promove este Domingo uma visita guiada a Monsanto, onde vai ser recriada e encenada a 'Diabólica', uma das lendas mais famosas daquela aldeia histórica.

Noticias mais lidas