Lousã investe 400 mil euros em acessos ao complexo da Senhora da Piedade

29-08-2019 (11h52)

Foto: Câmara Municipal da Lousã / cm-lousa.pt
Foto: Câmara Municipal da Lousã / cm-lousa.pt

A Câmara da Lousã vai investir 400 mil euros em acessos ao complexo turístico da Senhora da Piedade, incluindo uma rede de passadiços de madeira com mais de um quilómetro de extensão.

Os passadiços terão 1.200 metros de extensão desde o Cabo do Soito, na Serra da Lousã. Estará disponível também um acesso pedonal entre o castelo medieval, monumento nacional recentemente requalificado, e as piscinas naturais da ribeira de São João.

A consignação da empreitada foi assinada na segunda-feira, nos Paços do Concelho da Lousã, no distrito de Coimbra.

Há dois anos a autarquia presidida por Luís Antunes anunciou em comunicado que o Turismo de Portugal tinha aprovado uma candidatura ao programa Valorizar, através das linhas de apoio à Valorização e Qualificação do Destino e apoio à Valorização Turística do Interior, para requalificar e melhorar os acessos da piscina fluvial da Senhora da Piedade.

“A estratégia global da candidatura - e do projecto apresentado - assentou em três pilares essenciais, nomeadamente a melhoria da acessibilidade e das infraestruturas existentes, procurando aumentar a segurança dos visitantes, desde o perímetro urbano da vila até à piscina e sua envolvente, através da construção de passadiços em madeira”, referia a Câmara.

O projecto tem “em conta a reabilitação do património edificado, adaptando-o aos novos usos, melhorando a oferta e a estética dos edifícios e criando uma harmonia” entre estes, segundo a nota divulgada em 12 de Setembro de 2017.

A requalificação e conservação do património natural do sítio, “nomeadamente o combate às espécies invasoras, substituindo-as por espécies autóctones”, é outro dos objectivos.

A empresa Carmo Estruturas de Madeiras tem um prazo de 120 dias para executar a empreitada.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Cá Dentro

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Passadiços do Paiva estão encerrados até Domingo devido a elevado risco de incêndio

05-09-2019 (11h56)

Os Passadiços do Paiva estão encerrados até Domingo devido ao alerta de agravamento do risco de incêndio no distrito de Aveiro, revelou hoje a Câmara de Arouca.

Nova aplicação ajuda turistas a visitar a ilha das Berlengas

04-09-2019 (10h09)

A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) lançou uma aplicação para ajudar turistas a visitar a Reserva Natural das Berlengas, ao largo de Peniche.

Vila Galé propõe novas experiências de enoturismo no Douro

03-09-2019 (14h57)

A Vila Galé anunciou novos programas para fazer provas de vinhos e visitar monumentos na região do Douro, com transporte desde os seus hotéis no Porto.

Nova ponte sobre a ribeira do Almargem em Tavira prevista para Outubro/Novembro

02-09-2019 (18h36)

A Câmara Municipal de Tavira anunciou que a substituição da ponte pedonal e ciclável sobre a ribeira do Almargem, em Tavira, deverá iniciar-se em Outubro ou Novembro.

ASAE suspende três empresas de animação turísticas que operam em praias

31-08-2019 (14h41)

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) suspendeu a actividade de três empresas de animação turística que operam em praias por falta de registo e de seguro obrigatório, na sequência de uma acção de fiscalização em todo o país.

Noticias mais lidas