Linha do Vouga recebe comboio a vapor durante o Carnaval

19-02-2020 (16h37)

Foto: www.cm-agueda.pt
Foto: www.cm-agueda.pt

Há duas viagens de comboio a vapor agendadas para a Linha do Vouga, no fim-de-semana de Carnaval, com o itinerário entre Aveiro e Macinhata do Vouga, animação a bordo e uma recriação histórica no Museu Ferroviário.

A locomotiva a vapor E214, construída pela casa alemã Henschel & Sohn, e quatro carruagens dos primeiros anos do século XX, “conduzirão os turistas numa viagem única entre Aveiro e Macinhata do Vouga, no Concelho de Águeda”, refere a autarquia em comunicado.

A autarquia quer que sejam “dois dias diferentes” e deixa o convite “não para que as pessoas se mascarem com qualquer fantasia, mas para que se vistam a rigor, se deixem contagiar pelos cantares tradicionais e pela beleza do cenário envolvente e se entreguem a uma viagem ao imaginário histórico do século passado”.

“É uma oportunidade a não perder para todos os que quiserem conhecer um pouco mais do concelho, ouvir os cantares regionais e observar as paisagens que contornam a Linha do Vouga”, salienta.

Para o presidente da Câmara de Águeda, Jorge Almeida, a ocasião pode também ser aproveitada para aprofundar o conhecimento histórico no Museu Ferroviário.

O fumo da locomotiva a vapor será visível a partir das 09:00, em cada um dos dias, na Estação de Aveiro, "o apito característico soará e quem tiver bilhete poderá embarcar nesta viagem no tempo".

Uma vez a bordo, a animação será garantida pelo Grupo Etnográfico de Macinhata do Vouga e quase uma hora depois será a primeira paragem, em Águeda, onde novos viajantes poderão integrar a comitiva em direção à estação de chegada, Macinhata do Vouga.

Com previsão de chegada às 10:43, os participantes vão poder assistir no Museu Ferroviário a uma recriação histórica, pelo Grupo de Teatro Espontâneo de Macinhata, seguindo-se depois o regresso a Aveiro, durante o qual serão distribuídos pastéis de Águeda.

(PressTUR com Agência Lusa)

Clique para ver mais: Cá Dentro

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Madeira adia Festa da Flor para Setembro e cancela Festival do Atlântico

05-04-2020 (11h37)

A Madeira anunciou hoje novas datas para a Festa da Flor, um dos seus eventos ‘bandeira’ de início da época alta, que devido à pandemia de covid-19 passa para o mês de Setembro e assim coincidirá com a Festa do Vinho da Madeira.

Festas do Povo de Campo Maior adiadas para 2021

27-03-2020 (13h42)

As tradicionais Festas do Povo de Campo Maior, no distrito de Portalegre, que adornam a vila com coloridas flores de papel, foram adiadas para 2021 na sequência da pandemia de covid-19, disse à agência Lusa fonte da organização.

Bela Vista Hotel & Spa encerra temporariamente

19-03-2020 (16h32)

O Bela Vista Hotel & Spa, em Portimão, anunciou que vai encerrar temporariamente "como medida preventiva à propagação do coronavírus".

ATL adia evento Peixe em Lisboa

19-03-2020 (12h48)

A  Associação Turismo de Lisboa (ATL) vai adiar o evento gastronómico anual Peixe em Lisboa, que decorre anualmente em Lisboa desde 2008, devido ao surto do novo coronavírus.

DGPC encerra museus, palácios e monumentos nacionais

16-03-2020 (11h09)

A Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC) anunciou o encerramento de todos os museus, monumentos e palácios nacionais sob a sua tutela, como medida de combate à pandemia do novo coronavírus.

Noticias mais lidas