Idanha-a-Velha 'celebra' descoberta arqueológica

03-10-2018 (14h20)

Idanha-a-Velha, que pertence à rede de Aldeias Históricas de Portugal, está a 'celebrar' a descoberta daquela que pode ser uma das portas principais da Egitânia, uma antiga cidade romana que chegou a ser habitada por suevos e visigodos.

Esta descoberta foi feita por uma equipa de arqueólogos que se encontra a trabalhar na aldeia, num projecto a três anos que resulta de uma parceria entre a Universidade Nova de Lisboa, a Universidade de Coimbra e o município de Idanha-a-Nova.

Aquela que pode ser a Porta Sul da antiga cidade fundada pelos romanos foi descoberta durante os trabalhos de escavação de um troço de uma muralha com quase 800 metros.

A aldeia de Idanha-a-Velha foi erguida no lugar da Egitânia, antiga Civitas Igaeditanorum, e conta com vestígios do tempo dos romanos, como o Templo do Fórum e da época sueva-visitótica, como os dois batistérios e "talvez parte da muralha que rodeia a actual aldeia".

Patrícia Dias, do gabinete de arqueologia, conservação e restauro do Município de Idanha-a-Nova, citada em comunicado, realçou a importância da aldeia, afirmando que “Idanha-a-Velha constitui um dos principais cenários da História da Beira Interior Centro de Portugal".

A aldeia foi "capital de distrito em época romana, foi sede de bispado em época sueva-visigótica e continuou a revelar a sua centralidade até à época dos Templários e à transferência da sede episcopal para a Guarda", completou.

Clique para ver mais: Cá Dentro

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

TAP anuncia voos entre Lisboa e Porto desde 35,99 euros, só ida

14-02-2019 (15h58)

A TAP lançou uma promoção para viagens entre Lisboa e Porto desde 35,99 euros só ida, na qual enaltece a utilização de aviões a jato e a pontualidade dos voos, indicando um índice de 94% entre 4 e 10 de Fevereiro.

Açores recebem Red Bull Cliff Diving em Junho

13-02-2019 (11h48)

O Ilhéu de Vila Franca do Campo, nos Açores, vai voltar a receber a prova Red Bull Cliff Diving World Series, nos dias 21 e 22 de Junho.

Programa "365 Algarve" tem garantida a quarta edição, a arrancar em Outubro

05-02-2019 (17h23)

O programa “365 Algarve”, iniciativa cultural destinada a promover a região na época baixa, e que se realiza desde 2016, já tem garantida uma quarta edição, a realizar-se de Outubro deste ano a Maio de 2020, foi hoje anunciado.

Indie Campers sugere road trip na EN2 com seis 'paragens obrigatórias'

05-02-2019 (15h51)

A Indie Campers está a sugerir umas "miniférias românticas em seis locais de paragem obrigatória, ao longo da famosa Estrada Nacional 2 (EN2), que atravessa o país de Chaves a Faro", com preços a partir de 49 euros por noite.

Soltrópico promove pacotes turísticos com voos do Porto

30-01-2019 (17h28)

O operador turístico Soltrópico divulgou para o mercado um conjunto de propostas para viagens com voos à saída do Porto, para destinos como Porto Santo, Saïdia, Tailândia, Maurícia, Maldivas e Seicheles.