Idanha-a-Velha 'celebra' descoberta arqueológica

03-10-2018 (14h20)

Idanha-a-Velha, que pertence à rede de Aldeias Históricas de Portugal, está a 'celebrar' a descoberta daquela que pode ser uma das portas principais da Egitânia, uma antiga cidade romana que chegou a ser habitada por suevos e visigodos.

Esta descoberta foi feita por uma equipa de arqueólogos que se encontra a trabalhar na aldeia, num projecto a três anos que resulta de uma parceria entre a Universidade Nova de Lisboa, a Universidade de Coimbra e o município de Idanha-a-Nova.

Aquela que pode ser a Porta Sul da antiga cidade fundada pelos romanos foi descoberta durante os trabalhos de escavação de um troço de uma muralha com quase 800 metros.

A aldeia de Idanha-a-Velha foi erguida no lugar da Egitânia, antiga Civitas Igaeditanorum, e conta com vestígios do tempo dos romanos, como o Templo do Fórum e da época sueva-visitótica, como os dois batistérios e "talvez parte da muralha que rodeia a actual aldeia".

Patrícia Dias, do gabinete de arqueologia, conservação e restauro do Município de Idanha-a-Nova, citada em comunicado, realçou a importância da aldeia, afirmando que “Idanha-a-Velha constitui um dos principais cenários da História da Beira Interior Centro de Portugal".

A aldeia foi "capital de distrito em época romana, foi sede de bispado em época sueva-visigótica e continuou a revelar a sua centralidade até à época dos Templários e à transferência da sede episcopal para a Guarda", completou.

Clique para ver mais: Cá Dentro

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Catedral de Idanha-a-Velha recebe cimeira internacional sobre sustentabilidade

11-10-2018 (11h30)

A associação Aldeias Históricas de Portugal esta a promover a International Summit: Cultural Sustainable Destinations without Borders, que vai decorrer nos dias 15, 16 e 17 de Novembro na Catedral de Idanha-a-Velha.

Casa do Século XV em Monção transformada em enoturismo dedicado ao Alvarinho

10-10-2018 (18h16)

Uma casa do século XV em Monção reabre séculos depois, no Verão de 2019, como unidade de enoturismo e centro de experimentação do vinho Alvarinho, num investimento próximo de três milhões de euros, disse hoje à Lusa o promotor.

Turismo do Centro elogia reconhecimento europeu para Coimbra Região da Gastronomia 2021

09-10-2018 (00h28)

O presidente do Turismo Centro de Portugal (TCP), Pedro Machado, disse hoje que a atribuição do título de Região Europeia da Gastronomia 2021 a Coimbra é o reconhecimento europeu de uma região que tem produtos de elevada qualidade.

Solférias acrescenta circuitos aos seus programas de réveillon na Madeira

08-10-2018 (12h34)

O operador turístico Solférias anunciou hoje ao mercado a disponibilização de “circuitos de reveillon” a complementar os seus pacotes para o fim do ano na Madeira com voos TAP de Lisboa e do Porto.

Velejadores da Regata de Portugal navegam até 7 de Outubro

03-10-2018 (13h24)

A primeira edição da Regata de Portugal começou hoje pelas 10h, e vai decorrer até ao dia 7 de Outubro, no recinto, com entrada livre, no Terminal de Cruzeiros de Lisboa.