Fundão divulga programa “cerejeiras em flor 2018”

21-03-2018 (19h46)

Cartaz Câmara do Fundão
Cartaz Câmara do Fundão

O Município do Fundão promove a partir de sexta-feira, 23 de Março, diversas acções e actividades para afirmar a paisagem natural das cerejeiras em flor como cartaz turístico, numa oferta que inclui visitas de comboio, apadrinhamento de cerejeiras, piqueniques e voos de balão.

As actividades incluídas no programa turístico das cerejeiras em flor decorrem entre 23 de Março e 15 de Abril e permitem que este “cenário único” possa ser visto ao vivo, nomeadamente com a participação em passeios pelos trilhos da Gardunha, em passeios de bicicleta ou em passeios de comboio turístico, que atravessam zonas contínuas de cerejal e que decorrem todos os fins de semana, entre os dias 24 de Março e 15 de abril.

Para a primeira quinzena de Abril, também está prevista a realização de voos de balão de ar quente.

O visitante também pode optar por viajar de comboio, num programa articulado com a CP, que irá acontecer aos Sábados, nos dias 24 e 31 de Março, assim como no dia 7 de Abril.

O Fundão, no distrito de Castelo Branco, tem actualmente entre 2.000 a 2.500 hectares de pomares de cerejeiras, área que tem vindo a crescer todos os anos e que leva que este concelho seja considerado uma das maiores zonas de produção de cereja a nível nacional.

De acordo com um levantamento feito pela autarquia, a fileira da produção de cereja neste concelho (que inclui subprodutos e negócios associados), já representa mais de 20 milhões de euros por ano na economia local.

“A paisagem cultural da cereja do Fundão é uma das questões essenciais e das mais atractivas do nosso concelho. É um dos espectáculos mais extraordinários que temos no nosso país, com os vales da Gardunha vestidos de branco e, como tal, este ano, temos mais um programa que reforça a oferta para todos quantos queiram visitar o nosso território", declarou à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal do Fundão, Paulo Fernandes.

O autarca adiantou que o município também está a estudar a melhor forma de enquadrar esta paisagem cultural da cereja em modelos de classificação nacionais e internacionais.

“Estamos a estudar essa vertente, porque consideramos que a paisagem da cereja no nosso concelho tem valor suficiente para vir a ser classificada como património”, afirmou.

O autarca salientou que à importância paisagística, ambiental e económica que a produção de cereja tem neste concelho, se junta ainda o contributo fundamental que os pomares dão na defesa contra os fogos florestais.

Deste modo, prosseguiu, a Câmara do Fundão vai lançar novamente o desafio para o apadrinhamento de cerejeiras, com o objectivo promover a reflorestação da Serra da Gardunha e alavancar a economia da região através do turismo.

“Quem apadrinhar uma cerejeira irá usufruir de um desconto de 10% nas unidades de alojamento aderentes ao programa”, referiu o município em nota de imprensa.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Para ver mais no website da Câmara do Fundão clique: Cerejeiras em Flor 2018

 

Clique para mais notícias: Cá Dentro

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Tryp Lisboa Oriente propõe “sabores de Cuba” a partir de 23 de Maio

18-05-2018 (14h25)

O restaurante Bistrô & Tapas, do Tryp Lisboa Oriente, vai promover mais um evento “10 Dias, 10 Pratos, 10 Euros” entre 23 de Maio e 3 de Junho dedicado aos “sabores de Cuba”.

Turismo do Algarve “repudia” dispensa de avaliação ambiental de perfuração petrolífera

18-05-2018 (12h22)

A Região de Turismo do Algarve (RTA) manifestou repudiar a decisão da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) “em negligenciar os riscos e impactos negativos que a perfuração petrolífera ao Largo de Aljezur pode vir a ter”.

Conrad Algarve recebe pela primeira vez a Rota das Estrelas

18-05-2018 (12h01)

O restaurante Gusto by Heinz Beck, no Conrad Algave, vai receber pela primeira vez o festival gastronómico Rota das Estrelas, com um jantar confeccionado a seis mãos no dia 4 de Junho.

Ambientalistas da Quercus atribuem “Qualidade de Ouro” a 390 praias portuguesas

17-05-2018 (14h34)

A associação ambientalista Quercus atribuiu este ano a classificação “Qualidade de Ouro” a 390 praias portuguesas, menos seis que em 217, de um total de 640, segundo anunciou em comunicado

Meliá Setúbal abre “após extensas obras de remodelação”

17-05-2018 (12h51)

O 4-estrelas Meliá Setúbal, uma unidade hoteleira de 112 quartos adquirida pelo Grupo Hoti Hotéis, abriu esta quarta-feira “após extensas obras de remodelação”.