Fundão divulga programa “cerejeiras em flor 2018”

21-03-2018 (19h46)

Cartaz Câmara do Fundão
Cartaz Câmara do Fundão

O Município do Fundão promove a partir de sexta-feira, 23 de Março, diversas acções e actividades para afirmar a paisagem natural das cerejeiras em flor como cartaz turístico, numa oferta que inclui visitas de comboio, apadrinhamento de cerejeiras, piqueniques e voos de balão.

As actividades incluídas no programa turístico das cerejeiras em flor decorrem entre 23 de Março e 15 de Abril e permitem que este “cenário único” possa ser visto ao vivo, nomeadamente com a participação em passeios pelos trilhos da Gardunha, em passeios de bicicleta ou em passeios de comboio turístico, que atravessam zonas contínuas de cerejal e que decorrem todos os fins de semana, entre os dias 24 de Março e 15 de abril.

Para a primeira quinzena de Abril, também está prevista a realização de voos de balão de ar quente.

O visitante também pode optar por viajar de comboio, num programa articulado com a CP, que irá acontecer aos Sábados, nos dias 24 e 31 de Março, assim como no dia 7 de Abril.

O Fundão, no distrito de Castelo Branco, tem actualmente entre 2.000 a 2.500 hectares de pomares de cerejeiras, área que tem vindo a crescer todos os anos e que leva que este concelho seja considerado uma das maiores zonas de produção de cereja a nível nacional.

De acordo com um levantamento feito pela autarquia, a fileira da produção de cereja neste concelho (que inclui subprodutos e negócios associados), já representa mais de 20 milhões de euros por ano na economia local.

“A paisagem cultural da cereja do Fundão é uma das questões essenciais e das mais atractivas do nosso concelho. É um dos espectáculos mais extraordinários que temos no nosso país, com os vales da Gardunha vestidos de branco e, como tal, este ano, temos mais um programa que reforça a oferta para todos quantos queiram visitar o nosso território", declarou à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal do Fundão, Paulo Fernandes.

O autarca adiantou que o município também está a estudar a melhor forma de enquadrar esta paisagem cultural da cereja em modelos de classificação nacionais e internacionais.

“Estamos a estudar essa vertente, porque consideramos que a paisagem da cereja no nosso concelho tem valor suficiente para vir a ser classificada como património”, afirmou.

O autarca salientou que à importância paisagística, ambiental e económica que a produção de cereja tem neste concelho, se junta ainda o contributo fundamental que os pomares dão na defesa contra os fogos florestais.

Deste modo, prosseguiu, a Câmara do Fundão vai lançar novamente o desafio para o apadrinhamento de cerejeiras, com o objectivo promover a reflorestação da Serra da Gardunha e alavancar a economia da região através do turismo.

“Quem apadrinhar uma cerejeira irá usufruir de um desconto de 10% nas unidades de alojamento aderentes ao programa”, referiu o município em nota de imprensa.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Para ver mais no website da Câmara do Fundão clique: Cerejeiras em Flor 2018

 

Clique para mais notícias: Cá Dentro

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Sonhando lança propostas para Réveillon na Madeira e Porto Santo

18-09-2018 (17h46)

O operador turístico Sonhando anunciou programas para celebrar a passagem de ano na Madeira e na ilha de Porto Santo, com voos TAP e alojamento, a partir de 588 euros por pessoa em quarto duplo.

Adega José de Sousa convida a visitas gratuitas este Sábado

18-09-2018 (16h43)

A Adega José de Sousa, em Reguengos de Monsaraz, está a organizar visitas guiadas gratuitas às suas instalações este Sábado, dia 22, com uma prova de dois vinhos incluída, no âmbito do projecto "Adegas de Portas Abertas" da Rota de Vinhos da Península de Setúbal.

Stay Hotels anuncia preços desde 27 euros para celebrar o Dia Mundial do Turismo

18-09-2018 (16h40)

A Stay Hotels, que tem unidades no Norte, Centro e Sul de Portugal, está a anunciar preços desde 27 euros por noite para celebrar o Dia Mundial do Turismo, para estadas entre 27 de Dezembro e 27 de Janeiro.

Solférias lança novos programas para os Açores com actividades incluídas

17-09-2018 (16h11)

“Quantos Açores vivem na sua imaginação?” é o mote da nova campanha que o operador turístico Solférias está a promover para viagens aos Açores, um conjunto de programas com voos, alojamento e actividades incluídas.

Cerveja passa “do copo para a mesa” no Tryp Lisboa Oriente

17-09-2018 (15h59)

O Tryp Lisboa Oriente, no âmbito da promoção "10 dias, 10 pratos, 10 euros", está a organizar uma semana gastronómica no restaurante Bistrô & Tapas, que promete fazer as delícias dos apreciadores de cerveja.