Eurostars Museum Lisboa: “oito mil anos de história debaixo dos nossos pés”

26-10-2017 (22h25)

O próximo hotel do Grupo Hotusa em Lisboa, o Eurostars Museum, será uma espécie de hotel museu com uma colecção visitável de objectos e vestígios encontrados no local, incluindo uma casa romana ou uma estela funerária com escrita fenícia.

“Estamos a falar de oito mil anos de história debaixo dos nossos pés”, resumiu numa apresentação das instalações do hotel o responsável pelo projecto museológico do hotel, Pedro Mendes Leal.

O Eurostars Museum terá uma colecção visitável composta por áreas arqueológicas preservadas – incluindo uma casa romana, uma praça com vários elementos e a antiga muralha da cidade – e por peças que foram sendo descobertas durante as intervenções arqueológicas.

Entre os objectos que estarão em exibição, que serão mais de 60, incluem-se uma colecção de cachimbos de caulino e dois tesouros com moedas, medalhas, crucifixos e anéis.

Uma das peças de maior valor é uma estela funerária com escrita fenícia, que segundo o arqueólogo Nuno Neto é “a manifestação escrita mais antiga recuperada na Europa Ocidental”.

A antiga muralha de defesa da cidade de Lisboa é outro elemento que testemunha o passado do espaço que ocupa o hotel, mas o mais impressionante serão certamente o mosaico romano e a cidade romana, com uma estrada, um poço e um fontanário.

Além dos hóspedes do hotel, também o público poderá visitar o espaço aos Domingos à tarde, sendo necessário reservar. As visitas serão guiadas e terão um custo de cinco euros.

A manifestação mais antiga identificada no espaço que ocupa o hotel “é um enterramento no Neolítico Antigo, identificado entre 5000 a 6000 anos a.C.”, especificou Nuno Neto, fazendo uma cronologia das anteriores ocupações da área através dos vestígios encontrados de várias épocas, passando pela Idade do Ferro, o período romano republicano e a fase imperial, a ocupação islâmica e a ocupação medieval já cristã, quando D. Afonso Henriques conquista Lisboa.

É no século XVII, altura em que nobres escolhiam edificar os seus palácios nesta zona da cidade, que o Conde de Coculim compra os dois palácios que existiam onde hoje existe o hotel.

Após o terramoto de 1755, e devido aos seus estragos, esta parte da cidade torna-se menos procurada e por isso nos últimos tempos o espaço foi um armazém de ferro, sendo depois adquirido pela família Sommer para servir de escritórios à Cimentos de Leiria, acabando então por ser comprado por António Champalimaud.

Com um investimento de 23 milhões de euros, incluindo aquisição e recuperação, o Grupo Hotusa pretende que este hotel seja uma imagem do seu conceito para o turismo.

Este projecto “acompanha a nossa filosofia do que hoje deve ser o turismo, algo que tem que ver com a cultura e com a história das cidades onde estamos”, frisou Luís Cruz, director executivo do grupo, numa apresentação aos jornalistas das instalações do hotel.

O 5-estrelas Eurostars Museum Lisboa, que está previsto abrir na primeira semana de Dezembro, encontra-se na Rua Cais de Santarém, em Lisboa, entre a Fundação José Saramago e o Museu do Fado.

O hotel terá 91 quartos decorados com o tema dos Descobrimentos, incluindo 15 quartos com varanda, dez suites júnior e uma suite presidencial.

Da sua oferta destacam-se um restaurante, um Spa com piscina interior, sauna e sala de tratamentos, e três salas de reuniões.

 

Ver também:

Grupo Hotusa vai ter mais oito hotéis em Portugal

 

Clique para ver mais: Hotelaria

Clique para ver mais: Hotusa

Clique para ver mais: Cá Dentro

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

VIP Hotels abre hotel de 4-estrelas em Picoas, Lisboa

25-03-2019 (17h59)

A VIP Hotels anunciou a inauguração do VIP Executive Picoas Hotel, em Lisboa, uma unidade de 4-estrelas com 131 quartos, bar, restaurante e uma sala para reuniões e eventos.

Vila Galé Douro Vineyards abre na próxima segunda-feira

25-03-2019 (16h08)

A Vila Galé anunciou que vai abrir em ‘soft opening’ na próxima segunda-feira, dia 1 de Abril, o seu novo hotel no Norte de Portugal, o Vila Galé Douro Vineyards, que terá exposta uma obra de Saimir Strati, um artista plástico premiado com dez recordes mundiais do Guinness.

Castro Verde recebe dois eventos gastronómicos dedicados ao borrego

25-03-2019 (12h57)

A Semana Gastronómica do Borrego vai decorrer no concelho de Castro Verde, distrito de Beja, a partir de hoje, 25 de Março, e até Domingo, dia 31, enquanto que o Festival Sabores do Borrego decorre de sexta a Domingo.

Restaurante Jangada vai criar menu temático dedicado ao ouriço-do-mar

25-03-2019 (12h12)

O restaurante Jangada, do hotel You and the Sea, na Ericeira, vai participar na 5ª edição do Festival Internacional do Ouriço-do-Mar, que decorre entre 29 de Março e 7 de Abril na Ericeira, através da criação de um menu de degustação e da presença do seu chef executivo no certame.

Projecto de remodelação do Praia D'El Rey Marriott foi concluído

21-03-2019 (15h51)

O Praia D’El Rey Marriott Golf & Beach Resort, no concelho de Óbidos, completou este ano uma remodelação de quatro milhões de euros, que visa tornar a unidade uma referência na Península Ibérica.