Coimbra apresenta programação de Natal

02-12-2019 (15h19)

Árvore interactiva, pista de gelo e carrossel são alguns dos detaques

A cidade de Coimbra está a anunciar a sua programação de Natal que inclui uma Árvore de Natal interactiva, uma pista de gelo natural e um carrossel parisiense, além de um calendário de diferentes tipos de eventos que vão decorrer durante cinco semanas.

O calendário inclui espetáculos de rua, concertos, teatro, dança, cinema, feiras, mercados, conferências, oficinas e workshops previstos na programação, que a Câmara de Coimbra apresenta pelo sétimo ano consecutivo.

Com esta programação, a autarquia pretende “reafirmar a diversidade cultural da cidade, reforçando a sua atractividade nesta época natalícia”, e também “promover o comércio da Baixa e atrair mais público a esta zona central de cidade”.

A pista de gelo natural, o carrossel parisiense e a árvore de Natal interactiva vão ficar instaladas no Terreiro da Erva e pode ser acedidos gratuitamente.

“As três estruturas poderão ser usufruídas desde o dia 6 até ao dia 25 de Dezembro”, refere a autarquia.

Outro dos destaques da programação é a Corrida São Silvestre, que vai na sua 42.ª edição, organizada pelo município, pela Associação Distrital de Atletismo de Coimbra e pela Associação Recreativa Casaense.

Segundo a autarquia, esta corrida trata-se da “segunda mais antiga do país” e “inclui uma prova de cerca de 10 quilómetros e uma caminhada de cinco quilómetros, num percurso por algumas das ruas mais emblemáticas” da cidade.

“O contributo dos agentes culturais do concelho para esta programação é muito importante e resulta numa forte aposta do município em promover a actividade das colectividades”, sublinha.

A encerrar as festividades, realiza-se o habitual Concerto de Ano Novo, pela Orquestra Clássica do Centro, no dia 5 de Janeiro.

A festa de passagem de ano será animada pelo grupo Os Azeitonas e Pedro Abrunhosa & Comité Caviar, naquela que a Câmara espera que seja “uma grande festa”, que atrairá “milhares de pessoas” à Baixa de Coimbra.

“São quatro palcos, com animação musical para todos os gostos e a promessa de um espetáculo inesquecível, de 12 minutos, de fogo-de-artifício sobre o Rio Mondego”, refere, acrescentando que, na Praça do Comércio, haverá um palco dedicado aos DJs, numa discoteca a céu aberto.

A cidade já se encontra iluminada para esta época, com grandes projectos de iluminação na Praça 8 de Maio, em frente aos Paços do Município, no Largo da Portagem, na Praça da República e na Ponte de Santa Clara.

O município refere que voltou a apostar “em iluminação ecológica, uma vez que as luzes instaladas são LED de alta intensidade luminosa, mas de baixo consumo energético e amigas do ambiente”.

Este ano, haverá sete novos pontos de luz "com motivos alusivos à época festiva, designadamente na Praça das Cortes, Entradas da Rua das Padeiras, Rua das Azeiteiras e Rua da Sota, na Rua dos Sapateiros, em todos os corredores da Avenida Sá da Bandeira e junto à Estação Ferroviária de Coimbra B”, acrescenta.

Um presépio estilizado com 11 metros de altura e sete de largura na entrada da Ponte de Santa Clara, do lado da Portagem, um pórtico luminoso de Boas Festas com cerca de 12 metros de altura e oito de largura, e árvores de Natal em praças e largos da Baixa são outros pontos de interesse.

A iluminação de Natal representou um investimento de cerca de 108 mil euros (com IVA).

(PressTUR com Agência Lusa)

Clique para ver mais: Cá Dentro

Clique para ver mais: Actividades

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Passadiços do Paiva devem reabrir quinta-feira após obras de recuperação

14-01-2020 (15h49)

Os Passadiços do Paiva, a poucos quilómetros de Arouca, devem reabrir na próxima quinta-feira, 16 de Janeiro, depois de terem sido interditos ao público para obras devido ao impacto do mau tempo verificado nas últimas semanas de Dezembro.

Concurso para renovação do Miradouro do Zebro abre até final de Março

08-01-2020 (12h45)

O presidente da Câmara de Oleiros anunciou que o concurso para a requalificação do Miradouro do Zebro, projecto da autoria do arquitecto Siza Vieira, vai ser lançado no primeiro trimestre do ano.

Restauro da capela do Senhor D’Além em Gaia avança em Fevereiro

06-01-2020 (18h26)

O restauro da capela do Senhor D'Além, que se localiza na escarpa da Serra do Pilar, em Vila Nova de Gaia, avança em Fevereiro, indicou hoje o presidente da autarquia.

Vila Nova de Poiares espera milhares de visitantes na Semana da Chanfana

06-01-2020 (18h13)

A 15ª Semana da Chanfana de Vila Nova de Poiares, que decorre entre 10 e 20 de Janeiro, com nove restaurantes participantes, espera juntar milhares de pessoas.

Solférias lança propostas para Verão em Porto Santo

06-01-2020 (16h50)

O operador turístico Solférias anunciou ao mercado uma campanha de vendas antecipadas para as férias de Verão na ilha de Porto Santo, com pacotes de sete noites com voos directos TAP de Lisboa e do Porto.

Noticias mais lidas