Catedral de Idanha-a-Velha recebe cimeira internacional sobre sustentabilidade

11-10-2018 (11h30)

Foto: www.patrimoniocultural.gov.pt
Foto: www.patrimoniocultural.gov.pt

A associação Aldeias Históricas de Portugal esta a promover a International Summit: Cultural Sustainable Destinations without Borders, que vai decorrer nos dias 15, 16 e 17 de Novembro na Catedral de Idanha-a-Velha.

Esta cimeira dedicada à sustentabilidade no turismo vai decorrer com o objectivo de "definir o conceito de destino turístico alternativo e sensibilizar para a necessidade de haver uma política comum direccionada para os destinos turísticos alternativos".

No decorrer da cimeira vão ser abordados temas como a "reflexão e definição do conceito turismo/destino turístico alternativo", os "mecanismos de actuação e de regulação focados na sustentabilidade, cooperação, qualificação do destino e seus agentes", as "políticas de financiamento adaptadas aos territórios e seus agentes" e "formas de cooperação no sector da distribuição e comercialização".

Também vão ser discutidos um "referencial para o desenvolvimento de políticas públicas e estratégias empresariais para os destinos turísticos alternativos, à escala internacional", e um "plano de trabalho para a criação/consolidação de áreas/destinos transfronteiriços".

A promoção desta cimeira, de acordo com o comunicado a associação, surge devido a um sentimento de "ausência de uma política comum de medidas claras de intervenção no território".

O financiamento está a cargo do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através dos programas Centro 2020 (Programa Operacional Regional do Centro) via Portugal 2020, e do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE).

A cimeira tem ainda o apoio institucional da secretaria de Estado de turismo e do GSTC - Global Sustainable Tourism Council e a colaboração do Instituto de Turismo Responsável, do Turismo de Portugal e do Município de Idanha-a-Nova.

Clique para ver mais: Cá Dentro

Clique para ver mais: Feiras & Eventos

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Casa do Século XV em Monção transformada em enoturismo dedicado ao Alvarinho

10-10-2018 (18h16)

Uma casa do século XV em Monção reabre séculos depois, no Verão de 2019, como unidade de enoturismo e centro de experimentação do vinho Alvarinho, num investimento próximo de três milhões de euros, disse hoje à Lusa o promotor.

Turismo do Centro elogia reconhecimento europeu para Coimbra Região da Gastronomia 2021

09-10-2018 (00h28)

O presidente do Turismo Centro de Portugal (TCP), Pedro Machado, disse hoje que a atribuição do título de Região Europeia da Gastronomia 2021 a Coimbra é o reconhecimento europeu de uma região que tem produtos de elevada qualidade.

Solférias acrescenta circuitos aos seus programas de réveillon na Madeira

08-10-2018 (12h34)

O operador turístico Solférias anunciou hoje ao mercado a disponibilização de “circuitos de reveillon” a complementar os seus pacotes para o fim do ano na Madeira com voos TAP de Lisboa e do Porto.

Idanha-a-Velha 'celebra' descoberta arqueológica

03-10-2018 (14h20)

Idanha-a-Velha, que pertence à rede de Aldeias Históricas de Portugal, está a 'celebrar' a descoberta daquela que pode ser uma das portas principais da Egitânia, uma antiga cidade romana que chegou a ser habitada por suevos e visigodos.

Velejadores da Regata de Portugal navegam até 7 de Outubro

03-10-2018 (13h24)

A primeira edição da Regata de Portugal começou hoje pelas 10h, e vai decorrer até ao dia 7 de Outubro, no recinto, com entrada livre, no Terminal de Cruzeiros de Lisboa.