Catedral de Idanha-a-Velha recebe cimeira internacional sobre sustentabilidade

11-10-2018 (11h30)

Foto: www.patrimoniocultural.gov.pt
Foto: www.patrimoniocultural.gov.pt

A associação Aldeias Históricas de Portugal esta a promover a International Summit: Cultural Sustainable Destinations without Borders, que vai decorrer nos dias 15, 16 e 17 de Novembro na Catedral de Idanha-a-Velha.

Esta cimeira dedicada à sustentabilidade no turismo vai decorrer com o objectivo de "definir o conceito de destino turístico alternativo e sensibilizar para a necessidade de haver uma política comum direccionada para os destinos turísticos alternativos".

No decorrer da cimeira vão ser abordados temas como a "reflexão e definição do conceito turismo/destino turístico alternativo", os "mecanismos de actuação e de regulação focados na sustentabilidade, cooperação, qualificação do destino e seus agentes", as "políticas de financiamento adaptadas aos territórios e seus agentes" e "formas de cooperação no sector da distribuição e comercialização".

Também vão ser discutidos um "referencial para o desenvolvimento de políticas públicas e estratégias empresariais para os destinos turísticos alternativos, à escala internacional", e um "plano de trabalho para a criação/consolidação de áreas/destinos transfronteiriços".

A promoção desta cimeira, de acordo com o comunicado a associação, surge devido a um sentimento de "ausência de uma política comum de medidas claras de intervenção no território".

O financiamento está a cargo do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através dos programas Centro 2020 (Programa Operacional Regional do Centro) via Portugal 2020, e do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE).

A cimeira tem ainda o apoio institucional da secretaria de Estado de turismo e do GSTC - Global Sustainable Tourism Council e a colaboração do Instituto de Turismo Responsável, do Turismo de Portugal e do Município de Idanha-a-Nova.

Clique para ver mais: Cá Dentro

Clique para ver mais: Feiras & Eventos

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Praias do Algarve reabrem a banhos

19-06-2019 (14h38)

As praias do Algarve vão hoje reabrir a banhos, depois de as análises efectuadas às micro algas terem revelado que não há registo de intoxicação em humanos, disse à Lusa o director regional da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Alga vermelha interdita praias algarvias entre Ilha do Farol e Vilamoura

18-06-2019 (10h24)

As praias entre a Ilha do Farol e Vilamoura, no Algarve, estão interditadas a banhos “por precaução” devido a uma concentração de uma alga marinha que pode ser perigosa para a saúde, disse hoje o director regional do Ambiente.

PSP reforça policiamento de praias, transportes públicos e locais turísticos no Verão

13-06-2019 (14h52)

A PSP vai reforçar o policiamento das zonas balneares, transportes públicos e locais turísticos a partir de sábado, no âmbito da operação "Verão seguro 2019", que se prolonga até 15 de Setembro, indicou hoje aquela polícia.

Soltrópico promove ofertas para viagens à partida de Lisboa em Julho

12-06-2019 (16h20)

O operador turístico Soltrópico está a promover a sua oferta de pacotes turísticos com partida de Lisboa durante o mês de Julho, incluindo destinos como Saïdia, Porto Santo, Monastir e Boavista.

Madeira anuncia Festival do Atlântico “renovado e enriquecido”

06-06-2019 (20h06)

O Festival do Atlântico, um cartaz turístico da Madeira que decorre durante o mês de Junho, surge este ano “renovado e enriquecido”, afirmou hoje a secretária regional do Turismo, Paula Cabaço, indicando que o executivo investiu 290 mil euros no evento.

Noticias mais lidas