Câmara de Gavião vai converter dois imóveis em museus

27-02-2020 (18h09)

Projecto avaliado em 2,6 milhões de euros

A Câmara de Gavião, no distrito de Portalegre, vai investir 2,6 milhões de euros na recuperação de dois imóveis com o objectivo de criar dois núcleos museológicos e um posto de turismo, foi hoje revelado.

A primeira obra, que vai contar com a assinatura do arquiteto Carrilho da Graça, envolve a recuperação do antigo seminário daquela vila do Alto Alentejo, num projecto com um investimento de 1,3 milhões de euros.

"Este espaço que nós vamos recuperar vai acolher uma grande colecção de coches que está agora guardada numa quinta perto de Gavião, que é a Quinta da Margalha", disse o presidente do município, José Pio, em declarações à agência Lusa.

O autarca referiu que a obra é para "arrancar este ano", mas explicou que necessita ainda do visto do Tribunal de Contas.

"A obra tem, depois, um prazo de execução de 365 dias, a partir da data da consignação", acrescentou.

A recuperação da casa João Ascensão, no centro daquela vila alentejana, é outro projecto que o município tem em carteira.

"Esta obra já foi objecto de concurso público, a empresa já está escolhida e trata-se de uma obra de duração de 500 dias. Estamos neste momento a preparar a documentação para pedir autorização ao Tribunal de Contas", disse.

A recuperação deste imóvel, num investimento de 1,3 milhões de euros, tem como objetivo albergar o espólio do maestro Sílvio Pleno e um posto de turismo.

A recuperação da zona envolvente ao imóvel vai permitir a ligação entre as piscinas municipais e a zona de serviços e comércio de Gavião.

(PressTUR com Agência Lusa)

Clique para ver mais: Cá Dentro

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Festas do Povo de Campo Maior adiadas para 2021

27-03-2020 (13h42)

As tradicionais Festas do Povo de Campo Maior, no distrito de Portalegre, que adornam a vila com coloridas flores de papel, foram adiadas para 2021 na sequência da pandemia de covid-19, disse à agência Lusa fonte da organização.

Bela Vista Hotel & Spa encerra temporariamente

19-03-2020 (16h32)

O Bela Vista Hotel & Spa, em Portimão, anunciou que vai encerrar temporariamente "como medida preventiva à propagação do coronavírus".

ATL adia evento Peixe em Lisboa

19-03-2020 (12h48)

A  Associação Turismo de Lisboa (ATL) vai adiar o evento gastronómico anual Peixe em Lisboa, que decorre anualmente em Lisboa desde 2008, devido ao surto do novo coronavírus.

DGPC encerra museus, palácios e monumentos nacionais

16-03-2020 (11h09)

A Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC) anunciou o encerramento de todos os museus, monumentos e palácios nacionais sob a sua tutela, como medida de combate à pandemia do novo coronavírus.

Museu do FC Porto suspende eventos programados até 29 de Março

13-03-2020 (18h27)

O Museu do FC Porto anunciou o cancelamento dos eventos da sua programação até 29 de Março como medida de prevenção à propagação do novo coronavírus.

Noticias mais lidas