Calçada da Pena em Sintra está limitada a viaturas autorizadas a partir de hoje

09-12-2019 (13h13)

Palácio Nacional da Pena (foto: PSML/Wilson Pereira)
Palácio Nacional da Pena (foto: PSML/Wilson Pereira)

O condicionamento do trânsito automóvel na Calçada da Pena, em Sintra, aplica-se a partir de hoje, 9 de Dezembro, uma medida que resulta principalmente da impossibilidade de garantir a circulação de meios de socorro naquele local, segundo a autarquia.

O acesso à Calçada da Pena, inclusive para o Palácio da Pena, passa a estar limitado “apenas a viaturas autorizadas”, em que se incluem residentes, meios de socorro, táxis e forças de segurança, informou a Câmara Municipal de Sintra, no distrito de Lisboa.

As viaturas impossibilitadas de aceder à Calçada da Pena vão poder usar, de forma gratuita, o parque de estacionamento periférico na Cavaleira, que possui mais de 1.500 lugares de estacionamento.

A partir do parque de estacionamento, as pessoas terão acesso a tranfers “a preços reduzidos” para os monumentos.

A Câmara refere também que serão criados locais para a tomada e largada de passageiros, para que os veículos não o façam na via.

A decisão de condicionar o trânsito automóvel na Calçada da Pena foi aprovada pela Câmara Municipal de Sintra na terça-feira, dia 3 de Dezembro, numa reunião do executivo.

Segundo a autarquia, o condicionamento do trânsito “resulta, principalmente, da impossibilidade de garantir a circulação de meios de socorro e a segurança da circulação automóvel e pedonal nas estradas de acesso aos pontos de interesse na serra de Sintra”.

“Passará a existir um sentido único de circulação (excepto viaturas autorizadas), na Estrada dos Capuchos, sentido poente-nascente, desde o entroncamento desta com a Estrada da Pena/Calçada da Pena até ao Chalet da Condessa d’Edla”, explicou então o município, referindo que será criada uma zona de inversão de marcha junto ao Chalet da Condessa d’Edla, para quem acede desde poente, no largo existente, pelo que é necessário intervir “ao nível da regularização e pavimentação do local”.

Vai ser colocada sinalização na Estrada dos Capuchos, no sentido poente-nascente, “informando que a mesma passará a ser uma via sem saída, bem como a indicar a possibilidade de realização da inversão do sentido de marcha”.

Situada na Serra de Sintra, a Calçada da Pena dá acesso a vários monumentos, como o Palácio da Pena, Castelo dos Mouros, Chalet da Condessa D’Edla e Convento dos Capuchos.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Cá Dentro

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Passadiços do Paiva devem reabrir quinta-feira após obras de recuperação

14-01-2020 (15h49)

Os Passadiços do Paiva, a poucos quilómetros de Arouca, devem reabrir na próxima quinta-feira, 16 de Janeiro, depois de terem sido interditos ao público para obras devido ao impacto do mau tempo verificado nas últimas semanas de Dezembro.

Concurso para renovação do Miradouro do Zebro abre até final de Março

08-01-2020 (12h45)

O presidente da Câmara de Oleiros anunciou que o concurso para a requalificação do Miradouro do Zebro, projecto da autoria do arquitecto Siza Vieira, vai ser lançado no primeiro trimestre do ano.

Restauro da capela do Senhor D’Além em Gaia avança em Fevereiro

06-01-2020 (18h26)

O restauro da capela do Senhor D'Além, que se localiza na escarpa da Serra do Pilar, em Vila Nova de Gaia, avança em Fevereiro, indicou hoje o presidente da autarquia.

Vila Nova de Poiares espera milhares de visitantes na Semana da Chanfana

06-01-2020 (18h13)

A 15ª Semana da Chanfana de Vila Nova de Poiares, que decorre entre 10 e 20 de Janeiro, com nove restaurantes participantes, espera juntar milhares de pessoas.

Solférias lança propostas para Verão em Porto Santo

06-01-2020 (16h50)

O operador turístico Solférias anunciou ao mercado uma campanha de vendas antecipadas para as férias de Verão na ilha de Porto Santo, com pacotes de sete noites com voos directos TAP de Lisboa e do Porto.

Noticias mais lidas