Bienal cultural transforma vila medieval no Alentejo em "museu aberto"

12-07-2018 (17h45)

Evento Monsaraz Museu Aberto decorre entre 13 e 29 de Julho

Música, cante, exposições, dança, palestras sobre arqueologia e roteiro gastronómico são os 'ingredientes' da bienal cultural que, a partir de sexta-feira, vai transformar a vila medieval de Monsaraz, em Reguengos de Monsaraz (Évora), num “museu aberto”.


Promovida pela Câmara de Reguengos de Monsaraz, a bienal Monsaraz Museu Aberto vai na sua 23.ª edição e prolonga-se até ao dia 29 deste mês, com uma programação centrada na paisagem cultural, com “o que de melhor se faz na cultura e nas artes do espectáculo”, indicou hoje o município.

A actuação de Marta Pereira da Costa, a “única mulher guitarrista profissional de Fado a nível mundial”, e um concerto de Teresa Salgueiro, com músicas dos Madredeus, dos seus discos a solo e em homenagem a Amália Rodrigues, José Afonso e Carlos Paredes, são dois dos destaques do programa musical.

No primeiro dia, esta sexta-feira, a partir das 19:00, está prevista animação de rua pelo grupo SevenDixie e, três horas depois, acontece o espetáculo de Marta Pereira da Costa, que se apresenta ao público com o seu quinteto e na companhia de Rui Veloso e Ricardo Mendes.

O grupo Monda, com João Gil e Joana Amendoeira como convidados, apresenta-se no Sábado, no mesmo dia em que actua também o grupo Al-Canti. No Domingo decorrem concertos de Edu Miranda Trio, Filipa Pais e os cubanos Havana Way.

O cartaz musical é retomado no fim de semana seguinte com espectáculos no dia 20, com o AR Quarteto e a cantora Teresa Salgueiro, e no dia 21, com a Orquestra de Câmara do Alentejo e um espectáculo de Tango e folclore argentino pela orquestra Arcos de Buenos Aires Tango Show.

O espetáculo Alentejo Coral Jovem, com cinco grupos de cante alentejano, acompanhados pelo conjunto Os Vocalistas, dá o 'pontapé de saída', no dia 27, para o último fim de semana do certame.

A Gala do Cante, com desfile e actuação de grupos corais, com a participação da fadista Maria Emília, do poeta Manuel Sérgio e do guitarrista José Farinha, e o evento “O Vinho e o Trabalho”, igualmente com grupos de cante alentejano, são os pontos altos, respectivamente, dos dias 28 e 29 deste mês.

Além das sonoridades musicais, que vão 'inundar' vários espaços desta vila medieval alentejana junto ao lago do Alqueva, o certame inclui outros atractivos, nomeadamente as exposições, que podem ser visitadas durante as três semanas de programação.

A artista Renée Gagnon assina duas das mostras, “Now and Ever Oliveiras”, com fotografias modificadas na impressão digital e trabalhadas com lápis de cera, guache e aguarela, e “Menires, Calçadas e Aldeias”, com fotografias sobre vários pontos do concelho de Reguengos de Monsaraz.

O público pode também apreciar exposições de réplicas de instrumentos de tortura, pela Minerarte, e de fotografias e vídeos sobre a Monsaraz medieval e o sistema defensivo da vila, entre outras.

O programa conta ainda com outras iniciativas como “Astrónomos de Palmo e Meio”, o lançamento de vinhos da CARMIM - Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz, conferências e um Dia Aberto no Complexo Arqueológico dos Perdigões, espetáculos de marionetas, Gala das 7 Maravilhas à Mesa e um roteiro gastronómico em seis restaurantes da freguesia.

(PressTUR e Agência Lusa)

Clique para ver mais: Cá Dentro

Clique para ver mais: Actividades

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Sonhando lança propostas para Réveillon na Madeira e Porto Santo

18-09-2018 (17h46)

O operador turístico Sonhando anunciou programas para celebrar a passagem de ano na Madeira e na ilha de Porto Santo, com voos TAP e alojamento, a partir de 588 euros por pessoa em quarto duplo.

Adega José de Sousa convida a visitas gratuitas este Sábado

18-09-2018 (16h43)

A Adega José de Sousa, em Reguengos de Monsaraz, está a organizar visitas guiadas gratuitas às suas instalações este Sábado, dia 22, com uma prova de dois vinhos incluída, no âmbito do projecto "Adegas de Portas Abertas" da Rota de Vinhos da Península de Setúbal.

Stay Hotels anuncia preços desde 27 euros para celebrar o Dia Mundial do Turismo

18-09-2018 (16h40)

A Stay Hotels, que tem unidades no Norte, Centro e Sul de Portugal, está a anunciar preços desde 27 euros por noite para celebrar o Dia Mundial do Turismo, para estadas entre 27 de Dezembro e 27 de Janeiro.

Solférias lança novos programas para os Açores com actividades incluídas

17-09-2018 (16h11)

“Quantos Açores vivem na sua imaginação?” é o mote da nova campanha que o operador turístico Solférias está a promover para viagens aos Açores, um conjunto de programas com voos, alojamento e actividades incluídas.

Cerveja passa “do copo para a mesa” no Tryp Lisboa Oriente

17-09-2018 (15h59)

O Tryp Lisboa Oriente, no âmbito da promoção "10 dias, 10 pratos, 10 euros", está a organizar uma semana gastronómica no restaurante Bistrô & Tapas, que promete fazer as delícias dos apreciadores de cerveja.