Atlântico Norte transformado em oceano de furacões e tempestades

12-09-2018 (14h01)

As atenções da imprensa estão centradas no furacão Florence, de categoria 4 e que se dirige para a costa Leste dos Estados Unidos, mas o mapa do Atlântico Norte mostra mais um furacão, o Helene, uma tempestade tropical que se dirige para as Caraíbas, a Isaac, e duas situações com elevada probabilidade de virem a ser tempestades, uma das quais a ameaçar os Açores.

Esta ‘perturbação’, descrita pelos meteorologistas no National Hurricane Center (NHC) dos Estados Unidos como uma área de ventos fortes, chuva intensa e trovoadas, localizada às 9h00 UTC de hoje a várias centenas de quilómetros de distância do arquipélago português, tem 40% de evoluir para tempestade tropical nas próximas 48 horas e a cinco dias a probabilidade é de 50%.

A recomendação do NHC é, assim, de que os Açores devem vigiar a evolução desse sistema.

A situação mais grave é a do furacão Florence, classificado em categoria 4 na escala Saffir-Simpson, com ventos máximos continuados de 215 Km/h que se fazem sentir até 110 quilómetros do ‘olho’ e ventos de intensidade de tempestade tropical até 280 quilómetros.

A previsão do NHC é que o centro do furacão passe hoje entre as Bermudas e as Bahamas e atinge a costa dos Estados Unidos, algures entre a Carolina do Norte e Carolina do Sul na quinta e sexta-feira, quando já se prevê algum enfraquecimento, mas sem que o Florence deixe de ser um furacão “extremamente perigoso”.

Mais a Sul, para as Caraíbas, a ameaça é a tempestade tropical Isaac, que já esteve classificada como furacão.

Às 9h00 UTC de hoje, segundo o NHC, o centro da Isaac localiza-se a 805 quilómetros a Este de Martinique e provocava ventos na ordem dos 95 Km/h.

Os meteorologistas no NHC indicaram que prevêem que  a Isaac atravesse, amanhã, as Antilhas Menores em direcção ao Mar das Caraíbas, o ‘canal’ que separa a Venezuela de Porto Rico, da República Dominicana e do Haiti.

A informação do NHC avança que as condições actuais apontam para um enfraquecimento da intensidade do vento, mas que prevê enviar um avião ‘caça furacões’ para investigar melhor.

Mais a Norte, já em pleno Golfo do México, os meteorologistas do NHC identificam uma situação a que atribuem 60% de probabilidade de evoluir para tempestade tropical nas próximas 48 horas.

Porém, também refere que nas últimas horas houve algum enfraquecimento deste sistema, mas o NHC não descarta a formação de uma tempestade tropical porque, diz, nos níveis superiores da atmosfera as condições favorecem essa tendência.

A ‘meio do Atlântico’ ainda mais perto de África do que da América é identificado pelo NHC o furacão Helene, com ventos máximos continuados de 150 Km/h, localizado a 1.290 quilómetros a Oeste Noroeste de Cabo Verde e a 2-250 quilómetros a Sul Sudoeste dos Açores e, que, portanto, de momento não ameaça zonas costeiras.

 

Para aceder à informação no National Hurricane Center clique: NHC

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Sonhando lança propostas para Réveillon na Madeira e Porto Santo

18-09-2018 (17h46)

O operador turístico Sonhando anunciou programas para celebrar a passagem de ano na Madeira e na ilha de Porto Santo, com voos TAP e alojamento, a partir de 588 euros por pessoa em quarto duplo.

Adega José de Sousa convida a visitas gratuitas este Sábado

18-09-2018 (16h43)

A Adega José de Sousa, em Reguengos de Monsaraz, está a organizar visitas guiadas gratuitas às suas instalações este Sábado, dia 22, com uma prova de dois vinhos incluída, no âmbito do projecto "Adegas de Portas Abertas" da Rota de Vinhos da Península de Setúbal.

Stay Hotels anuncia preços desde 27 euros para celebrar o Dia Mundial do Turismo

18-09-2018 (16h40)

A Stay Hotels, que tem unidades no Norte, Centro e Sul de Portugal, está a anunciar preços desde 27 euros por noite para celebrar o Dia Mundial do Turismo, para estadas entre 27 de Dezembro e 27 de Janeiro.

Solférias lança novos programas para os Açores com actividades incluídas

17-09-2018 (16h11)

“Quantos Açores vivem na sua imaginação?” é o mote da nova campanha que o operador turístico Solférias está a promover para viagens aos Açores, um conjunto de programas com voos, alojamento e actividades incluídas.

Cerveja passa “do copo para a mesa” no Tryp Lisboa Oriente

17-09-2018 (15h59)

O Tryp Lisboa Oriente, no âmbito da promoção "10 dias, 10 pratos, 10 euros", está a organizar uma semana gastronómica no restaurante Bistrô & Tapas, que promete fazer as delícias dos apreciadores de cerveja.