Areal da Prainha, em Angra do Heroísmo, interdito preventivamente

24-08-2019 (18h02)

Foto: Visit Azores
Foto: Visit Azores

O Governo açoriano informou que o areal da Prainha em Angra do Heroísmo, foi interditado preventivamente por ter sido detectada a "presença de microrganismos que poderão colocar em causa a saúde pública".

"O controlo da qualidade do areal não é obrigatório, nem existem limites legais estabelecidos, mas foi efectuado por iniciativa do Município, apesar de até, ao momento, não ter sido registado qualquer caso de problemas de saúde conexos com a prática balnear na Prainha nos serviços de Saúde do concelho de Angra do Heroísmo", afirma a informação do Governo Regional.

A informação diz também que a interdição foi decidida "de modo a permitir a implementação das medidas de mitigação acordadas entre todas as entidades", designadamente "remoção de camada superficial do areal", "desinfecção em toda a extensão do areal".

A informação realça também que "a água balnear continua a cumprir com os limites aplicáveis para a qualidade de água excelente, nos termos da legislação aplicável" e que "estes resultados têm sido consecutivamente confirmados desde o início da presente época balnear".

A nota informativa diz também que simultaneamente "será implementado um plano regular de amostragem das águas e do areal por forma a esclarecer a origem e a evolução da potencial contaminação, sendo que se pondera, atendendo à divergência dos resultados da qualidade da água balnear relativamente aos da qualidade do areal, que o foco de contaminação tenha origem em terra e não no mar".

"Reforça esta presunção o facto de parte das amostras ter sido realizada em zonas do areal sem contacto com o mar"m acrescenta.

A informação explica que foi a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo que contratou o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge "para proceder a uma recolha certificada de amostras de areia em 10 zonas da praia, a qual foi efectuada a 22 de Agosto, sendo que os resultados preliminares indicam a presença de contaminação bacteriológica no areal".

Face a essa contaminação, "a Delegação de Saúde Concelhia de Angra do Heroísmo, em articulação com a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, a Direcção Regional dos Assuntos do Mar e a Autoridade Marítima Nacional, decidiu preventivamente interditar a utilização das areias da Prainha", acrescenta a informação.

 

Clique para mais notícias: Açores

Clique para mais notícias: Cá Dentro

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Castelo Branco promove prémio Eco-Criativo para o Carnaval

18-02-2020 (16h04)

O Carnaval de Castelo Branco, que começa na sexta-feira com um desfile com mais de três mil crianças, vai promover o prémio Eco-Criativo, que "visa estimular o aproveitamento de resíduos sólidos urbanos".

Madeira investe mais 30 mil euros no Carnaval

17-02-2020 (18h05)

O Governo da Madeira vai investir 480 mil euros, mais 30 mil que em 2019, na programação de Carnaval da região que vai estar subordinada ao tema "Fantasia".

Primeira "Porta de Entrada" no Vale do Tua inaugurada em Murça

17-02-2020 (16h05)

A primeira “Porta de Entrada” no Parque Natural Regional do Vale do Tua (PNRVT) já foi inaugurada, em Murça, distrito de Vila Real, e pretende ser um espaço interactivo para a promoção turística e a descoberta do território.

Vila Galé anuncia promoções para duas unidades a inaugurar

13-02-2020 (15h10)

O grupo Vila Galé está a anunciar promoções para estadas até 31 de Outubro nas unidades Vila Galé Collection Alter Real - Resort Equestre Conference & Spa, que vai ser inaugurado no dia 13 de Março, e para o Vila Galé Serra da Estrela, que tem inauguração prevista para dia 27 do mesmo mês.

SEF tem nova área de controlo de chegadas no Aeroporto de Lisboa

11-02-2020 (16h27)

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) tem uma nova área de controlo no Aeroporto de Lisboa, que se vai dedicar essencialmente aos voos provenientes do Reino Unido, Estados Unidos, Canadá e Croácia.

Noticias mais lidas