Ambientalistas da Quercus atribuem “Qualidade de Ouro” a 390 praias portuguesas

17-05-2018 (14h34)

A associação ambientalista Quercus atribuiu este ano a classificação “Qualidade de Ouro” a 390 praias portuguesas, menos seis que em 217, de um total de 640, segundo anunciou em comunicado

“O concelho com maior número de praias com “Qualidade de Ouro” é Albufeira com 22, seguido de Almada, com 17, Vila Nova de Gaia, com 16, Vila do Bispo, com 13, e Torres Vedras, com 12”.

O comunicado da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, citado pela Agência Lusa, indica ainda que das estâncias balneares classificadas este ano, “342 são praias costeiras, 39 são praias interiores e nove são de transição”, e que, “em comparação com 2017, há menos nove praias costeiras galardoadas, existem mais três praias interiores e igual número de transição”.

“Nos Açores foram distinguidas 39 praias (mais uma em relação a 2017), na Madeira foram distinguidas 19 praias (igual a 2017), e em Portugal continental 332 (menos sete do que em 2017)”, especificou a Quercus, explicando que a identificação das águas balneares classificadas como tendo “Qualidade de Ouro” é feita com base na informação pública oficial disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), tendo “apenas em consideração as análises efectuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas”.

Neste sentido, as 390 praias identificadas com “Qualidade de Ouro” cumprem com os critérios de “qualidade da água excelente nas cinco últimas épocas balneares, de 2012 a 2017” e de “todas as análises realizadas, sem excepção, na última época balnear (de 2017) deverão apresentar valores inferiores a 100ufc/100ml para os Enterococos intestinaise, inferiores a 250ufc/100ml para a Escherichia coli e, para águas interiores, 200ufc/100mle 500ufc/100ml, respetivamente”.

“O objetivo da Quercus é realçar as praias que ao longo de vários anos (cinco, neste caso), apresentam sistematicamente uma água balnear de qualidade excelente (tendo em conta a classificação da legislação em vigor) e que, nesse sentido, oferecem assim uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da água”, afirmou a organização ambientalista, referindo que todos os municípios nacionais, com praias galardoadas, podem solicitar a impressão da respectiva bandeira “Praia com Qualidade de Ouro”.

O hastear da primeira bandeira “Praia Qualidade de Ouro” vai realizar-se na praia da Pampilhosa da Serra, em data a definir, avançou a Quercus.

A época balnear deste ano começou na terça-feira, porém “a maioria das praias inicia a época balnear a partir de 1 de Junho”, informou a associação ambientalista.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Para ler mais clique:

Portugal dispõe este ano de 537 praias marítimas e 128 interiores

 

Clique para mais notícias: Cá Dentro

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Purobeach Vilamoura promove Foodies Night hoje e amanhã

10-08-2018 (15h56)

“Uma noite que alia os sabores mais ousados à criatividade da cozinha contemporânea” e que vai “surpreender até os paladares mais exigentes” é o que o Purobeach Vilamoura, beach club do Tivoli Marina Vilamoura, Algarve, promete para hoje e amanhã.

Soltrópico lança campanha para férias em Setembro em Cabo Verde, Tunísia e Porto Santo

08-08-2018 (12h58)

A Soltrópico lançou uma campanha de vendas para férias em Setembro em alguns dos seus destinos programados com voos charter, designadamente as ilhas cabo-verdianas do Sal e da Boavista, Monastir, na Tunísia, e Porto Santo.

Parque do Choupal (Douro) terá trilho iluminado, anfiteatro e miradouro

08-08-2018 (12h37)

A zona de lazer do Choupal, junto ao Douro, em Castelo de Paiva, que está a ser requalificada, terá um percurso pedonal iluminado e um anfiteatro na foz do rio Arda, revelou à Lusa o presidente da câmara.

Sonhando põe à venda Réveillon em Porto Santo com voo directo de Lisboa

07-08-2018 (16h14)

O operador turístico Sonhando divulgou para o mercado um programa para o Fim de Ano na ilha de Porto Santo, na Madeira, com voo directo de Lisboa no dia 29 de Dezembro.

Sheraton Cascais renova bar da piscina e parque infantil

07-08-2018 (15h39)

O Sheraton Cascais Resort remodelou a zona de bar da piscina e o antigo parque infantil, apostando assim na oferta para férias em família.