Alga vermelha interdita praias algarvias entre Ilha do Farol e Vilamoura

18-06-2019 (10h24)

As praias entre a Ilha do Farol e Vilamoura, no Algarve, estão interditadas a banhos “por precaução” devido a uma concentração de uma alga marinha que pode ser perigosa para a saúde, disse hoje o director regional do Ambiente.

“Foi detectada no Domingo uma densidade significativa de uma espécie de alga vermelha que pode ser perigosa para a saúde pública, tendo sido decidido, em conjunto com a autoridade de Saúde, desaconselhar os banhos numa vasta área entre a Ilha do Farol e Vilamoura”, disse à agência Lusa o director regional da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

De acordo com José Pacheco, “não é para já conhecida a espécie em questão, tendo sido recolhidas amostras para análises, cujo resultado só será conhecido dentro de alguns dias”.

“Por precaução foi decidido solicitar à Autoridade Marítima Nacional a interdição de banhos nas praias algarvias onde se verifica uma maior densidade daquele organismo marinho que provoca uma mancha vermelha”, sublinhou.

O responsável regional da APA admitiu que outras praias podem ser afectadas nas próximas horas ou dias, uma vez que a mancha vermelha está a deslocar-se para o barlavento do Algarve, “verificando-se já uma concentração perto da praia da Rocha Baixinha, no concelho de Albufeira, estando a monitorização a ser feita em permanência”.

José Pacheco acrescentou que a interdição irá manter-se até que estejam asseguradas todas as condições de segurança para a saúde pública: “Não temos qualquer prazo previsto para que a situação fique normalizada”.

Fonte da Autoridade Marítima Nacional disse à Lusa que as praias começaram a hastear as bandeiras vermelhas no Domingo, dia em que foi efectuado o alerta “a desaconselhar o banho de mar” por parte da entidade gestora do ambiente.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para mais notícias: Portugal

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Centro de São João da Madeira está decorado com 500 chapéus para valorizar cultura e comércio

17-07-2019 (14h39)

Um troço do centro pedonal de São João da Madeira vai estar decorado até final de Setembro com 500 chapéus de várias cores, para valorizar a cultura e o comércio tradicionais, segundo a autarquia do distrito de Aveiro.

Nomad promove Festival de Cinema de Aventura em Setembro

17-07-2019 (14h32)

A agência de viagens Nomad e a Câmara Municipal de Matosinhos promovem entre 12 e 15 de Setembro um Festival de Cinema de Aventura, com entrada gratuita para assistir a filmes, conferências, exposições fotográficas, festas, workshops e conversas.

Herdade dos Salgados abre novo Rooftop Bar para desfrutar “do que o Algarve tem de melhor”

17-07-2019 (14h14)

A Herdade dos Salgados inaugurou um novo Rooftop Bar, que descreve como “um novo spot para desfrutar deste resort exclusivo e do que o Algarve tem de melhor”.

Tivoli Avenida Liberdade recebe um dos mixologistas mais premiados da Ásia

17-07-2019 (13h59)

Mochammad Fadli, um dos mixologistas mais premiados da Ásia, e a DJ brasileira Luísa Viscardi, vão animar as noites de 24 e 25 de Julho nos espaços SEEN by Olivier e Sky Bar by SEEN, no Tivoli Avenida Liberdade.

Piscina do Luso reabre após renovação

17-07-2019 (13h10)

A Piscina Municipal do Luso reabre ao público amanhã, após a reparação dos estragos causados pela tempestade que assolou a região Centro em Abril de 2018.

Noticias mais lidas