Alfândega da Fé promove gastronomia e actividades ao ar livre este fim-de-semana

30-10-2019 (14h42)

Foto: Câmara Municipal de Alfândega da Fé / www.cm-alfandegadafe.pt
Foto: Câmara Municipal de Alfândega da Fé / www.cm-alfandegadafe.pt

Os sabores e outros atractivos da montanha são a proposta para o fim de semana prolongado no município transmontano de Alfândega da Fé, com diversas experiências gastronómicas e ao ar livre, divulgou hoje o município.

Há cinco anos que a aldeia de Sambade, na serra de Bornes, recebe a Festa da Montanha dedicada aos produtos locais de Outono e Inverno, como a castanha ou os cogumelos e as paisagens típicas da época.

Durante três dias, entre sexta-feira e Domingo, o fim de semana prolongado será preenchido com exposições, culinária, percursos pedestres, oficinas de artesanato, literatura e caça.

O certame “tem uma forte componente gastronómica, em que vai estar em destaque o cabrito serrano DOP (Denominação de Origem Protegida) desta região, contando mais uma vez com a participação do chefe Marco Gomes na preparação dos menus que vão ser apresentados na Festa”, como divulgou a autarquia.

Além da culinária e da animação musical, quem quiser pode aventurar-se no percurso pedestre “Trilhar Concelhos” e percorrer a montanha.

O CIT – Centro de Interpretação do Território, localizado em Sambade, abre portas à oficina de cestos em escrinho, confecionados com silvas.

No mesmo espaço há exposições sobre este território do distrito de Bragança, que retratam a perspetiva dos pastores.

O auditório da Junta de Freguesia vai receber a apresentação de dois livros, de autoras locais, e os adeptos da caça têm uma montaria ao javali que termina com um leilão das peças.

O fim de semana tem ainda espaço para o debate sobre o fruto da época, a castanha, e o tradicional magusto com um convívio que junta animação, cultura e atividades para toda a família.

O programa inclui também a possibilidade de apanhar cogumelos durante passeios pedestres, passeios de burro e contos à lareira.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Cá Dentro

Clique para ver mais: Gastronomia

Clique para ver mais: Actividades

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

TAP anuncia ponte aérea Lisboa – Porto desde 49 euros

13-11-2019 (12h28)

A TAP está a anunciar uma promoção para a ponte aérea Lisboa – Porto desde 49 euros, ida e volta, para compras feitas no seu website pelo menos 21 dias antes da viagem.

Memorial em Vilar Formoso dedicado aos refugiados recebeu 5.000 visitantes este ano

12-11-2019 (15h45)

O Memorial aos Refugiados e ao Cônsul Aristides de Sousa Mendes recebeu este ano "mais de 5.000 visitantes" e é um equipamento que está a atrair turistas para Vilar Formoso, no concelho de Almeida, anunciou a autarquia.

Derrocada em trilho na Madeira provocou 11 feridos

30-10-2019 (22h04)

A derrocada ocorrida na tarde desta quarta-feira no Caldeirão Verde, concelho de Santana, na Madeira, provocou 11 feridos, dois dos quais com gravidade, segundo um balanço final da Protecção Civil.

Derrocada na levada do Caldeirão Verde na Madeira deixa pelo menos duas pessoas soterradas

30-10-2019 (15h01)

Pelo menos duas pessoas ficaram hoje soterradas após uma derrocada na levada do Caldeirão Verde, em Santana, na Madeira, avança o “Diário de Notícias da Madeira”.

Festival gastronómico anima Lagoa de Santo André

30-10-2019 (14h35)

Polvo à moda da lagoa, ensopado de enguias e feijoada à alentejana são alguns dos pratos que vão ser servidos, a partir de quinta-feira, dia 31, no Festival Gastronómico da Lagoa de Santo André, em Santiago do Cacém.

Noticias mais lidas