Alentejo e Ribatejo lançam três novos Caminhos de Santiago

30-08-2019 (15h56)

A oferta de Caminhos de Santiago vai ser reforçada com três novos percursos pedestres no Alentejo e Ribatejo, que atravessam 44 municípios a Sul do Tejo numa extensão de cerca de 1.400 quilómetros.

Caminho Central, Caminho Nascente e Caminho da Raia, assim são designadas as três novas rotas, um projecto de 400 mil euros apoiado por fundos comunitários, disse à Agência Lusa o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERTAR), António Ceia da Silva.

A iniciativa “permitirá que as estradas do Alentejo e Ribatejo possam ser percorridas em condições por muitos peregrinos até Santiago de Compostela [na Galiza, Espanha] e que os adeptos das caminhadas, num espírito religioso inerente, também o possam fazer”, realçou o presidente da ERTAR.

A iniciativa pretende “resgatar a história e o simbolismo da fé e da espiritualidade para peregrinos e caminhantes”, com “experiências que permitem descobrir paisagens, hábitos e tradições populares e o património religioso existente no território”, acrescentou Ceia da Silva.

O Caminho Central percorre 570 quilómetros em 19 etapas, atravessando os concelhos de Almodôvar, Castro Verde, Ourique, Odemira, Aljustrel, Santiago do Cacém, Grândola, Alcácer do Sal, Montemor-o-Novo, Vendas Novas, Coruche, Benavente, Salvaterra de Magos, Almeirim, Azambuja, Cartaxo, Santarém e Golegã.

O Caminho Nascente tem uma extensão de 400 quilómetros em seis etapas, atravessando os concelhos de Mértola, Beja, Cuba, Alvito, Viana do Alentejo, Évora, Estremoz, Sousel, Fronteira, Alter do Chão, Crato e Nisa.

Já o Caminho da Raia, que é um percurso de orientação exclusivamente digital e que só estará disponível em Dezembro, tem 310 quilómetros e atravessa os municípios de Mértola, Serpa, Moura, Mourão, Reguengos de Monsaraz, Alandroal, Vila Viçosa, Elvas, Campo Maior, Arronches, Campo Maior, Portalegre, Marvão, Castelo de Vide e Nisa.

“Os caminhos estão na lista indicativa da UNESCO apresentada por Portugal e representam um total de 1.400 quilómetros, dos quais 850 quilómetros estão sinalizados do ponto vista físico e os restantes são sinalizados de forma digital”, disse o presidente da Turismo do Alentejo e Ribatejo.

Os percursos vão ser apresentados na quarta-feira, na Igreja Matriz de Santiago do Cacém, num evento que terá a participação da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, a comissária do Jacobeu 2021, Cecília Pereira, e o responsável das pastas da Cultura e do Turismo na Junta da Galiza, Román Rodríguez González.

Ceia da Silva acrescentou que ainda está previsto o lançamento de um “Livro do Peregrino” que “será entregue nos diversos alojamentos” para os caminhantes deixarem “a sua mensagem e as críticas construtivas”.

A Turismo do Alentejo e Ribatejo também vai “distribuir carimbos pelas diversas unidades, cafés e restaurantes por onde passa o percurso”, para “estimular a participação dos agentes privados” no projecto.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Cá Dentro

Clique para ver mais: Actividades

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Passadiços do Paiva devem reabrir quinta-feira após obras de recuperação

14-01-2020 (15h49)

Os Passadiços do Paiva, a poucos quilómetros de Arouca, devem reabrir na próxima quinta-feira, 16 de Janeiro, depois de terem sido interditos ao público para obras devido ao impacto do mau tempo verificado nas últimas semanas de Dezembro.

Concurso para renovação do Miradouro do Zebro abre até final de Março

08-01-2020 (12h45)

O presidente da Câmara de Oleiros anunciou que o concurso para a requalificação do Miradouro do Zebro, projecto da autoria do arquitecto Siza Vieira, vai ser lançado no primeiro trimestre do ano.

Restauro da capela do Senhor D’Além em Gaia avança em Fevereiro

06-01-2020 (18h26)

O restauro da capela do Senhor D'Além, que se localiza na escarpa da Serra do Pilar, em Vila Nova de Gaia, avança em Fevereiro, indicou hoje o presidente da autarquia.

Vila Nova de Poiares espera milhares de visitantes na Semana da Chanfana

06-01-2020 (18h13)

A 15ª Semana da Chanfana de Vila Nova de Poiares, que decorre entre 10 e 20 de Janeiro, com nove restaurantes participantes, espera juntar milhares de pessoas.

Solférias lança propostas para Verão em Porto Santo

06-01-2020 (16h50)

O operador turístico Solférias anunciou ao mercado uma campanha de vendas antecipadas para as férias de Verão na ilha de Porto Santo, com pacotes de sete noites com voos directos TAP de Lisboa e do Porto.

Noticias mais lidas