Abrantes recebe Campeonato Europeu de Agility em 2021

02-01-2019 (12h36)

A organização do Open Europeu de Agility foi atribuída a Portugal, prova de destreza canina a realizar de 21 a 26 de Julho de 2021, com cerca de 40 países concorrentes na Cidade Desportiva em Abrantes.

"Estamos muito satisfeitos por Abrantes acolher uma prova que nos posiciona na rota nos grandes eventos internacionais, que nos distingue, e que valoriza o concelho, a região e todo o país", disse Maria do Céu Albuquerque, presidente do município de Abrantes, no distrito de Santarém, relativamente ao Open Europeu de Agility 2021.

Ao evento, a realizar em Julho de 2021, junta-se ainda o 'Border Collie Classics', o Campeonato do Mundo em Agility para uma raça específica, que decorrerá na cidade desportiva de Abrantes na semana anterior ao Campeonato da Europa, provas que contam habitualmente com a participação de milhares de duplas participantes.

"Será um ano em cheio para Portugal porquanto é a primeira vez que o nosso país acolhe estas competições internacionais", disse à Lusa Ezequiel Sousa, presidente do Clube Cinófilo do Alentejo (CCA), entidade organizadora, tendo referido que "Abrantes foi a cidade escolhida para ser a capital mundial de Agility porque está numa zona central do país e porque a edilidade já trabalha com o CCA na realização de algumas provas e disponibilizou-se para ser parceiro deste grande evento".

Agility é um desporto competitivo que se caracteriza por ser uma prova de destreza canina em que o dono dirige o seu cão por uma série de obstáculos, e em que o objetivo é terminar a prova sem cometer infrações e no menor tempo possível.

Segundo aquele responsável, as provas, que vão decorrer em duas semanas seguidas, "vão obrigar a uma grande logística, em que será necessário ter cerca de 150 pessoas a trabalhar, e que vamos ter várias pistas em simultâneo", a funcionar nas provas de competição.

Por outro lado, os milhares de participantes "vão esgotar todo o alojamento disponível em Abrantes e em toda a região envolvente, desde que aceitem cães, como é óbvio", notou.

"Em duas semanas, em plena época de verão, e vindo de vários pontos da Europa e de todo o Mundo, esta será também uma boa oportunidade para os participantes passearem e conhecerem turisticamente a região e o país", destacou Ezequiel Sousa, relativamente a um evento que também pode ajudar a promover a modalidade em Portugal, que conta atualmente com cerca de 90 duplas no ativo.

As provas a decorrer em julho de 2021 vão contar com perto de dois milhares de participantes oriundos de cerca de 40 países de toda a Europa e de outras partes do mundo.

A candidatura foi oficializada pelo Clube Português de Canicultura e atribuiu ao Clube Cinófilo do Alentejo a organização do Campeonato da Europa, que, por sua vez, decidiu realizar os dois eventos em Abrantes.

(PressTUR com Agência Lusa)

Clique para ver mais: Cá Dentro

Clique para ver mais: Actividades

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Villa Termal Caldas de Monchique quer ser “um verdadeiro hub de bem-estar”

20-03-2019 (14h21)

A Villa Termal Caldas de Monchique Spa Resort, no Algarve, tem novos donos e está a ser remodelada para ser “um verdeiro hub de bem-estar”, anunciou um dos accionistas do resort, Miguel Velez.

Alcobaça inaugura amanhã novo espaço verde nas margens do rio Alcoa

20-03-2019 (12h16)

O município de Alcobaça vai inaugurar esta quinta-feira o Parque Verde, um espaço de 60 mil metros quadrados nas margens do rio Alcoa, com um investimento de 2,5 milhões de euros.

Sonhando anuncia vendas antecipadas para Porto Santo

19-03-2019 (19h28)

O operador turístico Sonhando está a anunciar uma campanha de vendas antecipadas até 31 de Março para viagens a Porto Santo este Verão, com voos operados pela TAP e sete noites de alojamento a partir 498 euros.

Grupo Younan estreia-se em Portugal com hotel de 6,5 milhões na Figueira da Foz

19-03-2019 (18h49)

O grupo francês Younan anunciou hoje um investimento de 6,5 milhões de euros na compra e renovação de um hotel na Figueira da Foz, a primeira operação da empresa em Portugal, previsto abrir em Junho.

Casual Hoteles investe 25 milhões em cinco hotéis em Lisboa e Porto

19-03-2019 (11h28)

A empresa espanhola Casual Hoteles vai investir cerca de 25 milhões de euros em cinco unidades hoteleiras em Lisboa e no Porto, a primeira das quais deverá abrir ainda este mês na capital portuguesa.