Manchas de petróleo no Nordeste do Brasil já atingiram 283 localidades

31-10-2019 (14h29)

Foto: Martins Cardoso / Unsplash
Foto: Martins Cardoso / Unsplash

As manchas de petróleo que começaram a chegar ao litoral do Nordeste do Brasil há dois meses já afectaram 283 localidades em 98 municípios, revela o último balanço do Ibama (Instituto Natural do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis), de 30 de Outubro.

Desde os primeiros registos de manchas de óleo na Paraíba verificados a 30 de Agosto, a extensão do desastre já supera os dois mil quilómetros e afecta nove estados (Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia).

As causas ainda não são conhecidas, mas o presidente interino do Brasil, Hamilton Mourão, afirmou que o responsável poderá ser identificado ainda esta semana.

A imprensa brasileira avança que as investigações chegaram a um número de 11 navios que podem ter derramado combustível. Uma dessas embarcações poderá ter despejado óleo para poder manter a sua estabilidade, disse Hamilton Mourão.

As notícias avançam que já foram recolhidas 2.500 toneladas de óleo no litoral nordestino, o que corresponde a cerca de 1% da capacidade total de um navio, que é de aproximadamente 250 mil toneladas.

Fernanda Pirillo, coordenadora do Ibama, classificou este desastre ambiental como "inédito no mundo" e sem fim à vista, dado o desconhecimento do responsável pelo derrame, a extensão do impacto e a recorrência na chegada do óleo (clique para ler: Desastre ambiental nas praias do Nordeste brasileiro sem fim à vista).

Na segunda-feira, dia 28, o ministro do Turismo brasileiro, Marcelo Álvaro António, anunciou que iria disponibilizar uma linha de crédito de 200 milhões de reais (45 milhões de euros) para as regiões nordestinas afectadas pelo derrame (clique para ler: Brasil cria linha de crédito de 45 milhões de euros para áreas afectadas por derrame de petróleo).

 

Clique para ver mais: Brasil

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Soltrópico lança promoções para luas-de-mel “com experiências exclusivas”

13-11-2019 (12h50)

O operador turístico Soltrópico lançou para o mercado uma campanha de promoções para luas-de-mel “com experiências exclusivas” nas Maldivas, Maurícia, Seicheles, Salvador, Natal e Recife.

Soltrópico leva agentes de viagens a conhecer Recife e Fortaleza

11-11-2019 (15h53)

Passeios de buggy na praia e de jangada no rio, hotéis de charme para escapadas românticas e resorts para férias animadas com toda a família, eis a diversidade da oferta de Recife e Fortaleza que a Soltrópico mostrou a um grupo de agentes de viagens, numa viagem em parceria com a TAP.

Brasil cria linha de crédito de 45 milhões de euros para áreas afectadas por derrame de petróleo

28-10-2019 (22h13)

O ministro do Turismo brasileiro, Marcelo Álvaro António, anunciou que irá disponibilizar uma linha de crédito de 200 milhões de reais (45 milhões de euros) para as regiões nordestinas afectadas pelo derrame de petróleo.

Desastre ambiental nas praias do Nordeste brasileiro sem fim à vista

28-10-2019 (22h04)

O óleo que chega às praias do Nordeste do Brasil desde finais de Agosto é um desastre ambiental "inédito no mundo" e sem fim à vista, alertou a coordenadora de Emergências Ambientais do Ibama (Instituto Natural do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis).

Solférias promove Iberostar Bahia como “opção perfeita para férias românticas ou em família”

05-09-2019 (12h30)

O operador turístico Solférias está a promover o Iberostar Bahia como uma “opção perfeita para férias românticas ou em família”, destacando o “serviço de tudo incluído” e a localização privilegiada “para os clientes desfrutarem da natureza”.

Noticias mais lidas